No ano passado, aqui na Locaweb, foi lançado o programa Quero ser Dev, as inscrições começaram em outubro e o processo seletivo era composto por 5 fases, sendo elas:

– Inscrição e testes online;

– Curso/Testes práticos de programação online;

– Dinâmica de grupo;

– Treinamento (“curso”) presencial com visita de  DEVs da Locaweb;

– Um dia de trabalho na Locaweb.

Todas as etapas foram muito bem trabalhadas e cada uma proporcionou um grande aprendizado e estimulavam cada vez mais os candidatos. Irei compartilhar algumas lições importantes que aprendi como desenvolvedor.

TDD:

O Testes Driven Development ou TDD (desenvolvimento orientado a testes) serve para que você faça o teste daquilo que irá desenvolver. Depois que o teste é criado você começa a desenvolver para fazer com que seu código passe.

Eu ouvi falar de TDD em 2011, em uma startup que trabalhei com outros dois DEVs, antes mesmo de começar a faculdade. Achei um absurdo fazer um teste para algo que não existia e depois fazer um código para que o teste passasse.

Durante a etapa do treinamento presencial foram 6 semanas de programação com novos conceitos e, um desses conceitos foi o TDD, onde eu o coloquei em prática e vi como funciosa. Apesar de soar estranho criar um teste para depois fazer o código, isso tudo faz sentido. Com o Testes Driven Development é possível criar códigos mais enxutos, minimizando bugs que novas features possam causar.

Qualidade no código:

Sempre fui muito chato com o meu código. Para mim, meu código é o filho que eu não tenho, então empre tive muito zelo por ele. Achar um bug era –  e ainda é – de partir o coração.

Na etapa do treinamento eu pude ver códigos muito bons e os DEVs seniores que estavam nos treinando passaram ainda mais esse apresso pelo código e tiveram todo o cuidado de passar conhecimentos sobre boas práticas que melhoraram ainda mais a qualidade do meu código.

Trabalho em equipe:

Eu particularmente nunca tinha ouvido falar de Pair Programming. No dia a dia do treinamento, o Pair Programming era constante e durante o processo pude parear com três outros DEVs muito bons.

O Pair Programming melhora muito a qualidade do código e amplia a visão de como programar, já que você aprende outra maneira de pensar. Uma coisa muito boa também é que unimos o Pair Programming com o TDD e, enquanto um DEV fazia o teste com o auxílio do parceiro, o outro fazia o teste passar também com o auxílio.

No projeto final do treinamento fomos desafiados a nos separarmos em times e trabalharmos em projetos distintos, sendo que, ao final, esses projetos deveriam se comunicar – o que nos deu noção de como devemos trabalhar em equipe.

Essa experiência foi de grande valor para todos, acredito que nunca nenhum dos “devinhos” tenham trabalhado dessa forma, pois no começo, cada time passou a trabalhar isoladamente em seu projeto. Os DEVs seniores nos orientaram a nos comunicarmos mais, pois se não há comunicação, os projetos não sairiam. Após essa orientação a interação entre os times fluiu muito bem.

Sem mimimi:

Esse é o ponto mais importante de todo o Quero ser Dev, ao menos em meu ponto de vista, pois eu era assim, não sei afirmar se por influência ou por comodidade. Mas o ponto é que eu era um desenvolvedor mimimi (expressão criada por mim).

Por que desenvolvedor mimimi? Porque eu costumava olhar algumas vagas de emprego por ai e falava, putz esses caras querem que eu saiba tudo isso, ninguém sabe tudo isso, quando o cara quiser contratar pra programar na linguagem X eu estarei aqui, mas ele querendo que eu programe em X, Y, e Z não vai rolar.

Felizmente isso mudou desde a dinâmica na Locaweb, onde eu fiquei sabendo a variedade de projetos feitos em diversas linguagens – e ninguém lá ficava de “mimimi” pra meter a mão na massa e encarrar um novo desafio.

Com toda certeza posso afirmar que o Quero ser Dev foi a melhor experiência profissional que tive na minha vida, muito mais enriquecedor do que vários cursos que já fiz e, inclusive, mais do que a própria faculdade.

E aí, você também quer ser um DEV Locaweb? Acesse o site e participe do programa! As inscrições vão até dia 30/9. Acesse aqui: Quero Ser DEV Locaweb!