Em 1843, a matemática e escritora inglesa Ada Augusta Byron tornou-se a primeira mulher programadora da história ao escrever um algoritmo para um computador. Tanto sua proeza quanto sua importância são lembrados no Ada Lovelace Day que, desde 2009, vem sendo comemorado no dia 15 de outubro com palestras e eventos presenciais e online, ao redor do mundo.

Ada_Lovelace

A homenagem é mais que merecida. Além de mostrar sua capacidade intelectual ao elaborar um procedimento avançado para época em que viveu, Ada tornou-se um importante símbolo na luta contra o sexismo que, até os dias de hoje, impera na área das ciências exatas aplicadas. Que tal agora conhecer mais sobre a inspirada história de Ada Lovelace e também sobre a data comemorativa?

Navegue pelo índice

    A primeira programadora

    Nascida em 1815, Ada era filha do famoso poeta inglês Lord Byron. Porém, não teve muito contato com o pai famoso, pois ele se separou de sua mãe, Anne Isabella Byron, pouco depois de seu nascimento. Ainda criança começou a aprender matemática sob a orientação da mãe, uma estudiosa da área, que desejava que a filha se distanciasse da área do pai.

    Ada cresceu respeitada por sua competência até que tornou-se pupila de Augustus de Morgan (1806-1871), o primeiro professor da Universidade de Londres. Dedicou-se muito à ciência e, na década de 1840, traduziu trabalhos do matemático Charles Babbage (1791-1871), que lhe chamava de “Feiticeira dos Números”. Foi Babbage o responsável pela criação do primeiro computador e das anotações, que viabilizaram a criação do algoritmo por Ada.

    Uma mulher à frente de seu tempo

    Se, por um lado, sua trajetória profissional foi estável, por outro, sua vida pessoal era turbulenta. Em 1835, casou-se com Barão William King com quem teve três filhos e que, anos depois, recebeu o título de Conde de Lovelace. Por isso, Ada passou a ser conhecida também como Condessa de Lovelace. Excêntrica, gostava excessivamente de beber e de apostar (atividades que a levaram a perder todo seu dinheiro). Além disso, protagonizou escândalos em decorrência de sua infidelidade ao marido.

    Como e porque surgiu o Ada Lovelace Day

    O reconhecimento pela elaboração do algoritmo, porém, veio um século depois de sua morte quando o renomado cientista Allan Turing fez referência a seu trabalho. Depois disso, ela seria relembrada em 1979, quando o departamento de defesa norte-americano a homenageou dando o nome de “Ada” a um código de linguagem.

    Porém, foi em 2009 que Ada recebeu sua homenagem mais duradoura até o momento. Neste ano, a executiva e jornalista inglesa Suw Charman-Anderson recrutou diversos blogueiros do mundo para homenagear importantes mulheres da STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e nomeou a ação de Ada Lovelace Day.

    Programação Ada Lovelace Day 2014

    A iniciativa deu tão certo que tornou-se anual, extrapolou atividades virtuais e, atualmente conta com palestras, encontros e com atividades voltadas para escolas. No site Finding Ana, é possível conferir a programação, que contará com palestras da matemática Hannah Fry, da musicista Caro C, da engenheira Roma Agrawal e de outras mulheres que são referência da área.

    O que você acha da história e do papel de Ada Lovelace nos dias de hoje? Conte-nos sua opinião deixando um comentário.