Ele aparece sem ser convidado. Chega chegando, sem nem ao menos dar oi, sem bater na porta, sem apertar a campainha. E, geralmente, é naquele momento em que você está de boas, relaxando depois de um dia corridaço. É, amigo, nunca se sabe quando ele vem. Só dá para ver a porta escancarada, a risada escrachada e aquele olhar irônico de quem sabe que não é bem-vindo, mas faz questão de estar ali.

Antes que você ache que essa é uma indireta para alguém específico, não, caro leitor, não é – mas acho que eu estaria mais feliz se estivesse falando sobre uma pessoa e não dele: o maldito spoiler. Se bem que, coitado, talvez ele nem tenha culpa. A culpa mesmo é de seres desalmados que brincam com nossos corações e nem nos deixam respirar:

…………dfgdsgfdsfgthrgbdfgh……………. 

– Dumbledore morre em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

AI.

MEU.

CORAÇÃO.

</3

Ainda lembro quando me deram esse spoiler. Doeu. Doeu muito. De verdade. Essas “notícias” requerem pelo menos um copo de água antes. Ao longo do livro a escritora vai preparando o leitor para essa situação lamentável. Não é preciso que alguém, do nada, destrua sua visão de mundo, aquele em que você acha que vai dar tudo certo e todos viverão felizes para sempre – e não, nem vem dizer que a vida é assim mesmo, dura, que eu não vou aceitar.

A verdade é que spoilers são cruéis. E quem pratica é mais cruel ainda – #prontofalei.

Esquadrão Suicida estreou na semana em que montava a pauta do blog da Locaweb. Obviamente, como o esperado, aquela chuva maravilhosa de informações desnecessárias inundou as redes sociais e os principais portais sobre cinema e quadrinhos. Em cima disso, comecei a me questionar sobre o porquê de odiarmos tanto os spoilers.

Ao pesquisar sobre o assunto cheguei ao artigo da escritora Jennifer Richler para o portal The Atlantic. Segundo a autora, tendemos a gastar muito do nosso tempo livre com a ficção: livros, séries, filmes, quadrinhos, games e, em certo momento, chegamos a um ponto em que não conseguimos mais distinguir a realidade do mundo fictício.

Nos tornamos tão íntimos dos personagens, da história, que passamos a vivê-la como se estivéssemos nela de fato. Logo, os spoilers incomodam porque nos lembram que uma história é apenas uma história. Na vida real nós não temos essas informações; não sabemos a reação das pessoas e nem como nossos atos influenciarão no futuro, supomos apenas. Por isso é mais difícil continuar imerso em um ambiente fantasioso já sabendo o que acontecerá.

Spoilers matam duas características importantes de uma experiência agradável: a expectativa e o acreditar. Mas nem todo mundo odeia isso, sim, tem gente que defende spoiler.

Um estudo mostrou que algumas pessoas que ouviram o spoiler de um conto gostaram muito mais dele do que as que ouviram versões sem spoiler. No entanto, há uma questão importante que a pesquisa deixou de fora: as pessoas só não curtem spoiler quando elas já estão imersas na história e se importam com a mesma, não quando ouviram-na pela primeira vez, um minuto antes.  

Só que, na visão dos defensores, o spoiler adianta uma informação, mas não tira o prazer de acompanhar a história e o desenrolar dela até seu desfecho. Porém, muitos deixam de ler um livro, assistir a um filme ou série por já saberem o final.

E, bem, como não falar daqueles que leem spoilers intencionalmente?

A ansiedade é um dos principais motivos. Uma pesquisa apontou que essas pessoas se sentem mais tranquilas depois de saber o que vai acontecer – assim identificam se o material é bom ou não para elas antes de assistir. Isso acontece muito com relação a filmes de terror/suspense.

A questão é que… Bem, como dizer isso? Está bem, lá vai:

EU SOU UMA DESSAS PESSOAS.

ADORO SABER TUDO ANTES. TUDO, TUDO, TUDO.

É… ¯\_(ツ)_/¯

Só que, se eu falasse isso no início desse artigo, seria um spoiler e talvez você não chegasse até aqui. Apesar de eu gostar de spoilers e lê-los, não sou má a esse ponto – até porque o lance do Dumbledore realmente foi traumático na época.

Agora que você já descobriu a razão de não gostar de spoiler, e eu não lhe dar um, estou perdoada por gostar tanto de receber as informações antes? 😛