VPS: Seu cloud virtual

em Cloud, Desenvolvimento, Geral, Produtos.

VPS significa “Virtual Private Server”  e, na tradução livre, “Servidor Virtual Privado”.

Um servidor virtual é uma máquina virtual que está sendo executada em uma máquina física, mas que é totalmente independente de outras máquinas virtuais ou serviços que são executados por lá também. Você mesmo pode ter criado um servidor virtual e nem percebeu ter feito isso, por exemplo, quando você criou uma máquina virtual no Virtual Box ou o VMware para instalar um Linux ou Windows.

A grande questão de um VPS em relação a um servidor físico é que em uma única máquina física podem ser criados vários servidores virtuais. É o que acontece na imagem abaixo:

captura-de-tela-2016-11-28-as-18-43-58

A quantidade de servidores que cabem em uma máquina física vai depender da relação entre configurações dos servidores virtuais e configuração da máquina física (memória, processamento e disco basicamente). E é exatamente por isso que um servidor virtual é mais barato que um servidor físico, por poder ter várias máquinas virtuais utilizando uma física somente.

Outra vantagem do VPS é que como se trata de uma virtualização, estamos falando de software e não de hardware como em um servidor físico. Pense, quando você precisa de mais memória em um servidor físico ou se um pente queima por exemplo, você terá que comprar um novo pente e fazer a instalação manualmente. Em um servidor virtual, você poderá aumentar ou diminuir a quantidade de recursos de maneira super flexível, sem precisar tocar em nenhuma peça, contanto que a máquina hospedeira (hosting físico) tenha recursos disponíveis. Não é ótimo?

E a performance?

Um fator importante a se notar sobre as máquinas virtuais é que mesmo que você reserve uma determinada quantidade de memória para ela, isso não significa que ela sempre irá utilizar aquele montante a todo momento (a não ser que realmente precise) o que faz com que o seu hosting possa ter mais recursos disponíveis em alguns momentos e menos em outros.

É por isso que se um hosting tem recursos exatamente para hospedar 20 VPS e nem todos eles estão utilizando todos os recursos alocados, a performance destes VPS pode ser considerada a mesma de um servidor físico, porque não há uma sobrecarga muito grande sobre o hosting.

Agora, imagine que todos os VPS em um determinado momento precisem utilizar todos os recursos que foram alocados. Isso pode ocasionar uma perda de performance por conta da sobrecarga que todo esse workload vai gerar no hosting, que estará executando no máximo. É claro que isso só será um problema quando a máquina hospedeira não for bem configurada ou as predições de uso foram mal feitas.

Em alguns casos específicos, quando é preciso que se tenha um servidor de alta disponibilidade ou até mesmo com recursos mais robustos e totalmente configuráveis, é interessante que se contrate um servidor dedicado. Um servidor dedicado é totalmente customizável a nível de aplicação e o usuário provavelmente terá controle total sobre a máquina. Além disso, ele conseguirá adquirir recursos bem mais robustos, ao passo que quando se trata de VPS, as empresas geralmente vendem configurações com algum certo limite exatamente por se tratar de recursos virtualizados.

VPS, Server PRO ou Hospedagem compartilhada

Uma dúvida que as pessoas mais leigas no assunto sempre tem é na hora de escolher qual solução é a mais adequada para colocar seu negócio online. Atualmente tem-se múltiplas soluções ofertadas no mercado e dentre elas a mais comum é a hospedagem compartilhada.

A hospedagem compartilhada é ideal para quem tem um site pequeno, do ponto de vista de negócio, onde não terá centenas de milhares de acessos diários. A hospedagem geralmente tem recursos limitados e o nome compartilhada vem exatamente pelo fato de que existem outros diversos sites concorrendo pelos recursos do hosting em que eles estão hospedados.

Um Server PRO (dedicado) e o VPS se diferem da hospedagem no quesito de que não há concorrência por recursos com outras aplicações, como já mencionei acima, uma vez que elas não ocupam o mesmo espaço.

Mas afinal, qual escolher então? Na hora de decidir é preciso responder duas perguntas principais: qual será o montante de acessos que sua aplicação irá receber (1 por dia ou 1 milhão por hora, por exemplo) e quais as configurações de máquina que sua aplicação precisa ter para conseguir executar com um bom desempenho. Antes de saber esse tipo de resposta, provavelmente você errará na escolha para mais ou para menos e isso pode impactar negativamente seu negócio perante aos seus usuários. É só você lembrar alguma vez que tentou entrar em algum site e ele não abriu qual foi o seu sentimento.

É por isso que é fundamental entender o contexto da sua aplicação e se precisar contate profissionais que entendam do assunto para lhe ajudar a escolher a melhor solução para o seu negócio. Atualmente as próprias empresas vendem consultivamente suas soluções, a Locaweb é uma delas por exemplo.

VPS Locaweb

Não é porque eu trabalho aqui na Locaweb (e não é mesmo!), mas a oferta de VPS daqui é muito interessante. A empresa lançou seus servidores virtuais com storages SSD intel o que significa um ganho grande de performance (pelo menos 10x mais) quando comparados a HDs convencionais.

Além disso, algo que impressiona é o preço de entrada, onde um servidor virtual com 512 MB de memória, 1 vCPU (Intel), 20 GB de Disco, 1 TB de transferência e 1 IP público permanente (o que é mais que suficiente para hospedar um site do seu zé da padaria) por apenas R$ 17,90. É um preço que está até abaixo de muitas hospedagens compartilhadas que existem por aí e que provavelmente não vão ter os mesmos recursos disponíveis para a sua aplicação e não serão customizáveis, por exemplo. É realmente algo bem expressivo.

Outra coisa muito bacana dos VPS aqui da Locaweb, é que eles são totalmente customizáveis a nível de software por parte do usuário. Isso significa que você terá total autonomia na criação, configuração e no gerenciamento do servidor para adequá-lo às necessidades de sua aplicação. Se quiser conhecer mais sobre o VPS Locaweb é só acessar aqui! Eu mesmo já peguei um para brincar.

Até a próxima! ;)

Você também pode gostar