Problemas de spam e atraso nos e-mails – vírus Conficker

por em Hospedagem,Segurança (16) comentários

Nos últimos dias, nossos clientes começaram a notar um grande aumento no volume de spam em suas caixas postais. Além disso, perceberam também atraso no envio e recebimento de e-mail e lentidão no acesso a diversos sites.

Estes problemas se devem ao fato da ativação do vírus Conficker na internet, um problema generalizado na rede e não específico da Locaweb - mais detalhes nesta notícia do jornal O Globo. Com isso, nosso filtro anti-spam já teve um aumento de 100% no volume de mensagens filtradas.

Esse problema não afeta somente a Locaweb, mas qualquer servidor de e-mail e DNS na Internet. Claro que quanto maior o número de caixas postais e domínios, maior a chance dos serviços de uma empresa serem afetados, e nós temos uma quantidade enorme desses serviços sob nossa responsabilidade.

Esse aumento repentino no recebimento de spam tem gerado atrasos no envio e recebimento de e-mails e, mesmo com todas as ferramentas possíveis para barrarmos este lixo eletrônico, nossos servidores estão sendo afetados e algumas mensagens válidas estão demorando horas para chegar ao destino.

Basicamente, o vírus cria uma rede própria (conhecida como Botnet) com as máquinas contaminadas e a utiliza para bombardear os servidores com spam. Como é um ataque distribuído, não é possível determinar uma única origem e barrá-la diretamente em nossos filtros. Qualquer máquina Windows infectada passa a fazer parte desta rede de envio de spam. Segundo estatísticas na Internet, já são 4 milhões de computadores infectados. Vale ressaltar que os equipamentos infectados são os PCs particulares de usuários de internet, não são os servidores hospedeiros dos sites. Portanto, as medidas de proteção contra o vírus devem ser tomadas por qualquer pessoa que tenha um PC caseiro conectado na internet.

Estamos buscando formas para minimizar este problema e nos próximos dias você deve sentir uma melhora, tanto no tempo de entrega das mensagens quanto no volume de spam. Contamos com a sua compreensão e, por favor, continue acompanhando o andamento do problema através do nosso StatusBlog: http://statusblog.locaweb.com.br

Caso seja usuário de Windows, verifique se seu computador está infectado com o vírus. Mais informações no site da Microsoft: http://www.microsoft.com/brasil/protect/computer/viruses/worms/conficker.mspx

Para mais detalhes, há um post no Fórum Locaweb em que nossos técnicos da equipe de E-mail estão fornecendo todas as informações necessárias sobre a situação dos servidores e o impacto do vírus Conficker na Internet em geral.

Estamos empenhados em diminuir o impacto deste problema generalizado da internet sobre nossos clientes. Aguardem as próximas notícias.

Pin It