Portal da Cinemark, a maior rede de cinemas no Brasil, adota solução híbrida: Servidor Dedicado + Cloud Server

em Cases.

cinemark

A rede Cinemark é maior que seus três principais concorrentes juntos. Os números não deixam dúvidas: são 40 milhões de ingressos vendidos por ano em todo o Brasil. E a média de venda por mês tem grande variação, pois depende da época e de eventuais grandes lançamentos, como “Amanhecer”, da Saga Crepúsculo; “O Espetacular Homem-Aranha” e “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” que alavancam sucessos de bilheteria.

Diante deste cenário oscilante, o www.cinemark.com.br, que conta com o parceiro Ingresso.com precisava de uma infraestrutura flexível sem ter que investir excessivamente. Seu grande desafio era manter a alta performance e disponibilidade do portal Cinemark, que através do redirecionamento para a plataforma do parceiro funciona como o único canal online de vendas de ingressos para todo o país.

 

Desafio

 

• Garantir a disponibilidade do portal www.cinemark.com.br para os clientes, com segurança.
• Utilizar uma infraestrutura flexível e a um custo competitivo.

 

Soluções Locaweb

• Migração da plataforma com Servidores Dedicados para uma solução híbrida, que adicionou Clouds Servers Gerenciados;
• Gerenciamento da Locaweb para centralização de todo o ambiente, excluindo a necessidade de contratação de terceiros;
• Balanceamento de carga na camada de aplicação web para garantir a alta disponibilidade do portal e prevenir falhas.

 

Impactos

• Com o gerenciamento da infraestrutura pela Locaweb a rede Cinemark pode focar seus esforços e tempo exclusivamente em seu negócio;
• A flexibilidade da nova infraestrutura possibilitou atender a demanda reprimida de usuários gerada em campanhas sazonais;
• O portal sozinho já representa uma parte considerável das vendas de tickets da rede Cinemark;
• A solução híbrida (Servidor Dedicado + Cloud Server Pro) trouxe economia de 35% dos custos mensais com ambiente, e ainda proporcionou um SLA de 99,9.

 

Para isso migraram toda a plataforma de Servidores Dedicados para uma solução híbrida gerenciada pela Locaweb, que passou a utilizar esses Servidores Dedicados para atender o banco de dados com redundância (isso quer dizer que caso um falhe por algum motivo há outro para substituir durante a manutenção), além de Clouds Server Pro que garantem a escalabilidade vertical (possibilidade de aumentar a capacidade dos recursos de memória e processamento dos servidores cloud) e horizontal (possibilidade de realizar balanceamento de carga). A escabilidade permite atender a demanda de acesso ao portal que antes era reprimida quando havia um aumento inesperado durante campanhas sazonais.

 

Hoje todas as transações do Ingresso.com correspondentes ao Cinemark também passam pelo Data Center da Locaweb, garantindo assim a alta disponibilidade e prevenindo falhas por meio da solução híbrida.

 

“O Cloud trouxe para o portal da Cinemark a flexibilidade de crescimento vertical e/ou horizontal em algumas horas. Com isso, conseguimos planejar a infraestrutura de acordo com a sazonalidade da nossa operação”, conta o gerente de TI Cristiano Hyppolito.

Anteriormente, apenas com os Servidores Dedicados, a disponibilidade do portal era de 99,8%, mas com a nova infraestrutura, a Cinemark também aumentou o SLA para 99,9% e ainda apresentou uma redução de 35% de custo mensal com ambiente de TI.

“Nossa parceria com a Locaweb garante que nossos clientes tenham a programação completa na palma da mão, com rapidez e sem dor de cabeça. A Locaweb conseguiu proporcionar um ambiente flexível para atender a nossa necessidade a um custo interessante”, afirma Hyppolito.

Com a solução híbrida de Servidor Dedicado + Cloud Server Pro, o portal da Cinemark sozinho já representa uma parte considerável do faturamento das vendas de ingressos de toda a rede. E sempre há a opção de aumentar os recursos do ambiente de acordo

com o crescimento da demanda no portal, sem precisar contratar terceiros.

“Hoje a Locaweb é uma das líderes do mercado brasileiro e, por isso, sua experiência é indiscutível”, diz Hyppolito, que revela os três pontos que pesaram na escolha da parceira: “qualidade, excelente relação custo-benefício e atendimento pró-ativo”.

 

 Sobre a Cinemark

Há 15 anos no Brasil a Rede Cinemark é líder no mercado exibidor, já representa 30% do mercado brasileiro de cinema e é maior que seus três principais concorrentes juntos, com 466 salas de cinemas em 58 complexos distribuídos por 14 estados e Distrito Federal: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Amazonas e Tocantins. É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul, no Shopping Eldorado, em São Paulo, que segue o padrão exigido pelos grandes estúdios americanos.

Atualmente, a Rede conta com 184 salas com a tecnologia de projeção digital em 3D no país. Recentemente, a Cinemark trouxe uma nova tecnologia, Extreme Digital Cinema – XD, com telas maiores que as convencionais e uma sonorização ainda mais potente, reunindo o que há de mais moderno em tecnologia 2D e 3D. A novidade já está presente em 12 complexos. Ao longo dos 15 anos, foram 300 milhões de ingressos vendidos no país para assistir a filmes nacionais e estrangeiros, competições esportivas, musicais, shows e óperas.