A comunicação foi um dos setores que mais sofreram mudanças e adaptações na busca de novos canais para se aproximar e se conectar com uma rede.

Empresas, equipes, profissionais, fornecedores e clientes estão reunindo novas ferramentas e habilidades para controlar o fluxo de informação e ainda promover interações em meio a crise. 

Pensando em ajudar o seu negócio a estar mais próximo da sua equipe, criamos um guia prático com 4 medidas para adotar com seus colaboradores.

Conheça ferramentas e confira as dicas e práticas do nosso próprio time para manter o engajamento com a sua equipe. Confira!

 

1. Escolha seus canais de comunicação

Escolher seus canais de comunicação é uma tarefa fundamental e não importa o tamanho da sua empresa ou a quantidade de colaboradores. Existem algumas ferramentas que podem promover a interação do seu time e o compartilhamento de informações de forma rápida e segura. 

Para garantir a comunicação interna com nossos Locawebers, usamos estrategicamente algumas ferramentas: 

E-mail profissional

O e-mail profissional é uma ferramenta essencial para a empresa. Permite o compartilhamento de dados e arquivos de forma rápida e segura, além da criação de caixas personalizadas para automatizar envios e recebimentos para grupos específicos.

O e-mail marketing também pode ser utilizado na sua estratégia de comunicação interna. Ele permite o envio de mensagens para todos os seus colaboradores e o acompanhamento de métricas e taxas de abertura das suas campanhas internas. 

Use as opções para se comunicar nos momentos mais oportunos e para compartilhar suas campanhas. 

Chats online

O uso de chats online também agilizam a comunicação e padronizam como um canal oficial da sua empresa. 

O Rocket.chat é uma das melhores opções. Entre suas principais funções estão a importação de contatos, criação de salas personalizadas e acesso ao aplicativo para receber e enviar mensagens de onde estiver. 

Nossa dica é utilizar o Rocket.chat de duas formas: 

  • Criando um grupo geral com todos os seus colaboradores para facilitar comunicações massivas e rápidas;
  • Personalizando grupos e salas específicas para áreas e departamentos manterem a comunicação em dia.

Você ainda pode compartilhar arquivos, links e utilizar stickers, gifs e imagens nas trocas de mensagens.

Grupos em redes sociais

As redes sociais estão se tornando boas alternativas para se conectar com funcionários. Por isso, diversas empresas estão utilizando as redes sociais para interagir internamente com seus funcionários.

Por aqui na Locaweb, uma das novidades foi a criação de uma conta exclusiva no Instagram só para o nosso time.

A equipe de Endomarketing e Comunicação Interna compartilha novidades, benefícios e ações interativas para o dia dia dos Locawebers.

A medida foi adotada para explorarmos um novo canal de comunicação ainda mais dinâmico.

Áreas e equipes também podem utilizar aplicativos de mensagens instantâneas para garantir mais agilidade na comunicação. 

Para encontrar o melhor canal para o dia a dia, escolha uma plataforma acessível, intuitiva e segura.

Lembre-se de gerenciar os contatos e definir os objetivos de cada canal. 

E fica a dica: todos as ferramentas acima podem ser utilizadas de forma integrada para potencializar o seu alcance. 

2. Compartilhe comunicados e conteúdos relevantes

Independente do tamanho da sua empresa ou da quantidade de funcionários, existem alguns cuidados que podem integrar os colaboradores e ainda estimular a visão estratégica do seu negócio e dos benefícios que você oferece.

Para isso você poderá criar comunicados e campanhas para compartilhar informações e dados essenciais para todos os seus colaboradores, estimulando sua marca empregadora

Por aqui, a equipe de Endomarketing e Comunicação Interna envia uma newsletter quinzenal com novidades, conteúdos e ações especiais para o dia a dia dos Locawebers. Campanhas temáticas e em datas comemorativas também são utilizadas para engajar e fortalecer os propósitos da companhia com o nosso time.

Outra estratégia importante é permitir que tudo esteja ao alcance dos seus colaboradores. Investir em um site interno poderá servir para armazenar suas ações e links úteis para o colaborador. 

Essas ações podem servir para conscientizar e aumentar o senso de pertencimento dos seus colaboradores. 

 3. Promova ações de interação

Para manter um clima organizacional equilibrado, use os seus canais de comunicação para integrar e promover os seus colaboradores

Mesmo diante do isolamento social, adotamos o uso de lives de meditação guiada, treinos funcionais, sessões de yoga, dicas de alimentação e organização financeira desenvolvida pelos próprios Locawebers e disponível gratuitamente para todos os Locawebers.

Essa estratégia permitiu o reconhecimento de outras pessoas e equipes, e a valorização das suas próprias habilidades e conhecimentos.

Encontre os temas mais compatíveis e dê espaço para trocas e interações que podem auxiliar e melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento pessoal e a integração entre todos.

4. Valorize o trabalho de cada colaborador

O cenário de trabalho remoto estimulou mais adaptações e uma atenção redobrada para dar conta das tarefas do trabalho e o dia a dia em casa.

Diversos departamentos reinventaram sua forma de trabalho e o desdobramento das suas tarefas.

Se você é um empreendedor ou mesmo um líder, precisa entender o que esse novo fluxo representa para a sua equipe e como sua empresa está sendo influenciada. 

Faça reuniões com sua equipe de forma regular para avaliar a rotina, gerenciar feedbacks, acompanhar as melhorias e estar por dentro de quais medidas estão sendo adotadas dentro dos projetos.

E o mais importante: lembre-se que o seu colaborador é um dos ativos mais importantes da sua empresa. Por isso, valorize seu trabalho e engaje a sua equipe positivamente.  

Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído para o seu negócio e que os insights tenham te ajudado a encontrar novas formas de inovar e manter o clima organizacional em dia.

Aproveite para acompanhar mais novidades no Blog Locaweb e em todas as nossas redes sociais.

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