Expertise e perfil empreendedor da ClanHost aliados à qualidade do serviço Locaweb resultaram no crescimento exponencial da empresa.

clanhost

Com um tipo de serviço extremamente específico e pouco conhecido no mercado brasileiro, necessidades técnicas particulares, com níveis de segurança e performance diferenciados, a ClanHost, pioneira no serviço de VoIP voltado para a comunicação de players de jogos online, encontrou na Locaweb a parceria ideal para o crescimento de seus negócios.

 

Desafios

Encontrar um provedor de hospedagem que entendesse o tipo de serviço prestado e auxiliasse a estruturar o melhor ambiente de TI para a aplicação;
Melhorar a performance da infraestrutura: alta velocidade no tráfego de dados;
Ganhar escalabilidade.

Soluções

Atualmente são 90 Cloud Servers em plataforma Linux instalados em todas as empresas do grupo. Cada servidor com 1 GB de memória RAM, 2 cores de 500 Mhz e 40 GB de espaço em disco.
Tráfego mensal médio: 600 GB por servidor, média total de 54 TB / mês.

Impactos

• Foco em vendas: crescimento de mais 2200% em apenas 3 anos;
• Estabilidade dos serviços;
• Otimização da equipe de suporte.

  

Uma brincadeira que acabou ficando séria.

 Criada em 2008 com o intuito de comercializar o TeamSpeak, um programa de comunicação sonora via internet que utiliza sistema de Stream de Voz, a ClanHost começou como muitas startups brasileiras: uma brincadeira que acabou ficando séria. Hoje a ClanHost atua em um grupo de diversas empresas que possui o TeamSpeak instalado e atende a mais de 12 mil clientes, podendo ser considerada como uma das maiores empresas licenciadas da América Latina.

 Devido às dificuldades com suporte técnico, instabilidade de serviço e até preço, no primeiro ano o aplicativo foi hospedado em diversos provedores. “Passamos por quase todas as empresas de hosting do mercado brasileiro e até uma das grandes empresas americanas do setor. A Locaweb foi a única que nos aceitou e interpretou o nosso serviço corretamente”, comenta Delson Glauber Ferreira, fundador e diretor da ClanHost.

Desde o início, a maior dificuldade da empresa foi encontrar um provedor de hospedagem que além de prestar um bom serviço, possuísse um suporte técnico de qualidade e, principalmente, que conseguisse entender o tipo de serviço prestado pela ClanHost. “A grande dificuldade era fazer a empresa entender que o meu serviço não era uma hospedagem de jogos e sim, de voz por IP. Muitas vezes eu tive o receio de ter o meu serviço desligado sem prévio aviso. Inclusive, em uma das empresas que hospedamos o nosso serviço, passamos por essa situação cerca de três vezes”, relembra Ferreira.

Na Locaweb, após contato com a ouvidoria, suporte técnico e gerente de contas, foi possível desenvolver um procedimento específico junto ao gerente de redes, que entra em contato com a empresa para comunicar e auxiliar na retenção de ataques, quando estes acontecem.

O serviço prestado pela startup demanda também características técnicas específicas, como alta velocidade no tráfego de dados, PING baixo e boa qualidade de uptime. Segundo o fundador, a latência da rede da Locaweb foi a que mostrou melhor desempenho: “A Amazon não nos atendia, a latência deles está em torno de 200 e 250, enquanto na Locaweb, é de 14 a 20. Para o nosso serviço, essa questão representa uma diferença muito grande na comunicação.”

 Ao optar pela migração definitiva do serviço para a Locaweb, inicialmente cogitou-se uma solução em Servidores Dedicados, principalmente devido aos 900 GB de espaço para armazenamento que o aplicativo necessitava. Contudo, após analisar as questões de custo benefício, a ClanHost optou por uma solução baseada na tecnologia Cloud Computing, por necessitar de um serviço que oferecesse crescimento sob demanda e escalabilidade com agilidade. “Precisávamos testar o Cloud para verificar como a nossa aplicação se comportaria com a virtualização. Mas precisaria ser um teste certeiro, nós não tínhamos tempo e nem recursos para gastar com testes. Com o Cloud Server da Locaweb, felizmente acertamos”, conta o diretor.

A implementação do serviço ocorreu em apenas um dia. “Nós demoramos mais para implantar nossos sistemas do que a própria Locaweb a fornecer o serviço”. Hoje, devido à parceria com a Locaweb, o serviço de VoIP é o carro chefe da empresa. O empresário comenta também que a rotina da equipe de suporte melhorou consideravelmente. Antes da aplicação estar hospedada na Locaweb, era necessário dedicar um terço da equipe para atendimento de suporte a clientes. Hoje existe apenas uma pessoa dedicada a este serviço.

Atualmente, já existe um novo projeto do empreendedor em desevolvimento junto à Locaweb. Chama-se Busqueon, um projeto semelhante ao de compras coletivas, contudo trata-se de anúncios coletivos, bem segmentadospara alcançar determinados bairros, cidades e estados. “Necessitaremos de novos servidores Cloud Server Pro em plataforma Windows. Para que possamos atingir todo o país, o investimento será alto. Iniciaremos o projeto em janeiro/2012 e em agosto/2012, o protótipo já deve estar no ar”, afirma o diretor.

Quando a ClanHost chegou na Locaweb, atendia cerca de 500 clientes. Devido à parceria entre as empresas, em apenas 3 anos a startup atingiu o crescimento de mais de 2200%. Atualmente são mais de 12 mil clientes da ClanHost que dependem da disponibilidade do serviço da empresa de hosting. “Precisamos de uma empresa de confiança que não tenha falhas no serviço. A qualidade do serviço da Locaweb, aliada à competência da ClanHost resultou no aumento expressivo de clientes”, conclui Delson.

 

Sobre a ClanHost

A ClanHost foi criada em julho de 2008 com o objetivo de comercializaro Teamspeak, umaplicativo VoIP voltado para comunicação de players entre jogos online. Hoje conta com mais de 12 mil clientes e é considerada uma das maiores empresas licenciadas neste serviço na América Latina.

Atualmente, possui uma estrutura de trabalho estilo “home office”, onde todos os seus funcionários trabalham no conforto do seu lar, aumentando significativamente a produtividade. A empresa atende toda América do Sul e presta consultoria, inclusive, para alguns clientes europeus. Tem como uma de suas metas melhorar sempre a prestação dos seus serviços, aliando qualidade e bom atendimento. Desde seu nascimento, a ClanHost busca consolidar parcerias duradouras com empresas de renome, como a que fez com a Locaweb.