10 vantagens de participar de um programa de trainee

em Recursos Humanos.

As empresas que procuram jovens recém-formados estão em busca de talentos que possam fazer a diferença em várias áreas do negócio, além de trazer novas ideias para a marca. Para isto, existem as seleções de trainees, programas que duram em média de 1 a 2 anos. O objetivo é treinar jovens para ampliar suas qualidades, utilizando-as de acordo com o perfil profissional que a empresa precisa.

locaweb - trainee

O trabalho em equipe, dinamismo, a iniciativa e a criatividade são muito incentivados e colocados à prova durante todo o tempo do programa de treinamento.

Já pensou em ter a oportunidade de aplicar e melhorar seus melhores talentos? Confira abaixo as vantagens de participar de um programa de trainee.


1. Carreira acelerada

Quem se destaca no programa de trainee possui maiores chances de crescer na empresa em um ritmo acelerado. Isso acontece porque quem está na posição de trainee é visto como alguém que deve ser desafiado e treinado. Há uma espécie de relação de confiança que é cultivada entre os gestores e discípulos do começo ao fim do processo, por isso o trainee é sempre solicitado.

Outro ponto positivo para a carreira é receber feedbacks constantemente, o que contribui para moldar o profissional em treinamento.

Porém, isso depende de cada empresa e cada processo. Muitas empresas oferecem os desafios logo no início, dando a oportunidade do selecionado poder trabalhar em projetos inovadores dando destaque em sua carreira.

2. Contato direto com a liderança da empresa

Quem participa do programa está próximo aos gestores de cada área e, portanto, recebe atenção, dicas e críticas de forma bem direta. Esse contato é útil tanto no âmbito profissional como pessoal.

Suas ações ficarão expostas a vários gestores e funcionários da empresa, assim você constrói uma rede de contatos e aumenta a possibilidade de recomendações. É uma espécie de vitrine para gestores e altos executivos das empresas.

3. Oportunidade de conhecer todas as áreas do negócio

O escolhido para o programa passa por diferentes funções até ser alocado na área mais adequada ao seu perfil de trabalho. O programa tem como maior objetivo formar profissionais versáteis e que saibam lidar com diversos tipos de situação com resultados de sucesso.

4. Treinamento e desenvolvimento de carreira

Os treinamentos que são oferecidos são altamente cobiçados, já que muitos deles oferecem formações técnicas (cursos de idiomas e para a área de atuação) e comportamentais (apoio psicológico, por exemplo). A chance de trabalhar em outro país também faz sucesso entre os participantes, assim como a possibilidade de conduzir projetos estratégicos. Estes pontos contribuem para desenvolver a bagagem profissional do indivíduo.

5. Trabalhar em equipe

Aprender a lidar com colegas de trabalho e operar em diferentes áreas engrandece a experiência de um trainee. Assim é possível desenvolver habilidades como comunicação, paciência, além de saber somar ou filtrar ideias.

O objetivo é que o trainee saia do programa como um grande líder, portanto, o trabalho em equipe é fundamental nesse processo.

6. Vínculo Empregatício

Ser contratado pela CLT é um atrativo para o trainee. Dessa forma, ele terá todos os direitos que os empregados possuem e maior segurança dentro da empresa, além de treinamento e confiança por parte dos gestores.

7. Boa remuneração

O salário de um trainee varia de acordo com a empresa, mas geralmente o valor é bem atrativo. Afinal, uma empresa está investindo na formação de um profissional completo, essencial para a companhia.

No geral, o trainee começa com um salário pré-estabelecido e há chances de ganhar ainda mais no fim do processo de treinamento. A variação salarial inicial costuma oscilar entre 3 e 5 mil reais.

8. Bons benefícios

Além da vantagem salarial compatível com o mercado, o trainee possui benefícios. Entre eles estão a assistência médica, assistência odontológica, vale-transporte ou estacionamento, refeitório, massagem e ginástica laboral, academia, dentre outros.

Benefícios também variam conforme a empresa, porém, quando se trata de um programa de trainee, eles costumam ser muito bons, mais uma vez pelo motivo da empresa querer manter aquele profissional em construção.

9. Ser reconhecido por suas melhores qualidades

Os trainees devem necessariamente ser inovadores, apaixonados por tecnologia e criativos. Essas qualidades são bastante valorizadas. É bom lembrar que as características particulares do jovem talento também são observadas, para serem desenvolvidas de acordo com a função.

Os resultados positivos são reconhecidos e as oportunidades de alavancar na carreira são uma consequência esperada.

10. Não é preciso mudar de empresa para mudar o foco da carreira

Ao passar por diferentes funções dentro de uma mesma empresa, o trainee pode encontrar a área que mais se encaixa, que amplia seus talentos e características profissionais.

Não é preciso mudar de empresa para conhecer outras áreas do negócio: o trainee é constantemente alocado entre os setores e assim fica fácil se identificar com alguma atividade e aprender ainda mais.

Fique de olho no período de inscrição dos programas de trainee. O processo de seleção é bem rigoroso e retem jovens talentos que realmente se dedicam e correm atrás de um grande futuro profissional. Estar em um programa de trainee significa trabalhar e aprender ao mesmo tempo, além de valorizar o jovem pelas suas qualidades.

E para quem tiver interesse, nós estamos com o Programa de Trainee Locaweb 2014, em duas áreas. São elas, Tecnologia/Produto e Negócios! Esta é a última semana de inscrição! Aqui na Locaweb, o sucesso dos outros se torna o seu sucesso também! Venha fazer parte da nossa equipe! ;)