Confira pequenas ações que deixarão seus funcionários mais felizes

em Dicas e novidades, Recursos Humanos.

Ser feliz é o objetivo de todos nós – e isso vale para todos os aspectos das nossas vidas, inclusive no trabalho. E se no dia-a-dia encontrar a felicidade já pode ser complicado, imagine em um ambiente cheio de horários rígidos, metas para cumprir, reuniões infindáveis, rotina entediante e chefes mal humorados? Para evitar esse clima dentro dos escritórios e tornar os funcionários mais felizes, muitas empresas estão investindo em pequenas ações capazes de levantar o astral de toda a equipe.

452416665 (1)

E não pense que isso é apenas para se tornar um chefe mais legal. Um recente estudo realizado pela agência de pesquisas de opinião Gallup mostrou que, somente nos Estados Unidos, funcionários não engajados com o trabalho representavam um custo entre US$450 e US$550 bilhões por ano em perda de produtividade. Portanto, motivar os colaboradores e tornar o clima do escritório mais alegre se torna um excelente investimento em capital humano.

Confira essas dicas e veja algumas ações simples que podem fazer uma grande diferença na sua empresa:

✓ Valorize os funcionários

Essa parece ser uma dica antiga, mas ainda é essencial para manter qualquer colaborador feliz e motivado. Por isso, lembre-se sempre que seus funcionários também querem crescer profissionalmente e serem bem-sucedidos. Isso significa que montar um plano de carreira, fazer reajustes periódicos de salários e oferecer promoções são pontos essenciais dentro de uma empresa que deseja valorizar seus funcionários.

✓ Ofereça ajuda para resolver problemas

Todos têm problemas – tanto pessoais como profissionais -, e eles atrapalham a felicidade e o rendimento de qualquer colaborador. A empresa que prefere ignorar esses empecilhos pode estar criando um maior ainda para o próprio negócio. Portanto, quando perceber que um dos seus colaboradores está passando por alguma situação, chame-o para conversar e coloque-se à disposição para ajudá-lo a resolver o impasse. Isso pode significar um reajuste de horários, uma mudança de função e até mesmo uns dias de folga. Com isso, você estará garantindo um empregado mais satisfeito, produtivo e feliz por trabalhar em uma empresa tão compreensiva.

✓ Crie um ambiente agradável

Outra forma de garantir que seus funcionários cheguem todos os dias felizes no trabalho – e assim permaneçam – é criando um ambiente agradável. Isso significa criar tanto espaços físicos como os que estimulam emocionalmente, onde as pessoas se sintam à vontade para interagir, conversar, trocar ideias, inspirações e relaxar. Estimular que os empregados levem objetos pessoais, escutem músicas e façam pausas para o cafezinho ou mesmo para se alongarem ajudam a tornar o clima mais leve e as relações mais saudáveis.

✓ Incentive a união da equipe

Uma equipe que comemora suas conquistas e aprende com seus fracassos unida é destinada a evoluir. Portanto, mostre que esse espírito de equipe está vivo dentro da empresa, a começar por seu papel de líder. Assim, a cada conquista, celebre coletivamente e mostre que todos fizeram parte daquela vitória. Da mesma forma, caso algo não saia como esperado, reúna toda a equipe, avaliem quais foram os erros e o que pode ser melhorado, aprendendo juntos e evoluindo como equipe.

Agora que você já conhece essas dicas, comece a colocá-las em prática e veja a felicidade e produtividade da sua equipe crescer!