Teleton & Locaweb: parceria de sucesso que contribuiu para o aumento de 200% no número de doações

teleton

Devido à parceria de seis anos, a Locaweb vem fornecendo gratuitamente sua solução de Cloud Computing para a realização do Teleton e, com a flexibilidade oferecida pela tecnologia, garantiu o crescimento nos resultados em doações através do canal internet. 

 

Desafios

• Hospedar o site do Teleton em uma solução que oferecesse alta disponibilidade e capacidade de processamento de dados com o objetivo de suportar a grande quantidade de acessos simultâneos, já que o volume de doações pelo site tem aumentado a cada edição do programa.

 

Solução Locaweb

• Cloud Server Pro balanceado, totalizando 48 núcleos de processamento, 146 GB de memória RAM e 2,65 TB de espaço em disco.

 

Impacto

• Crescimento de 200% nas doações via internet quando o Cloud Server Pro foi utilizado no site do Teleton pela primeira vez em 2010. Em 2011, este número continuou crescendo.

Com base nas necessidades da AACD para o site do Teleton, o Cloud Server Pro, solução de Cloud Computing da Locaweb, foi escolhido por suas características oferecerem a infraestrutura ideal a este projeto: escalabilidade para expandir a capacidade dos recursos durante um período de tempo específico.

Toda vez em que uma celebridade, como o Silvio Santos, entrava no programa, o número de pessoas tentando doar aumentava significativamente em todos os canais de doação, inclusive no site. Nesta hora, a capacidade dos recursos do Cloud Server era ampliada em até 100%. Quando o artista deixava o programa e as demandas reduziam, essa capacidade voltava ao normal.

Em outras palavras era preciso: alta performance e disponibilidade, recursos exclusivos, prevenção de falhas e realocação automática do servidor entre os componentes da nuvem.

A AACD recebe doações durante todo o ano, porém o evento Teleton é responsável por grande parte da arrecadação. Garantir que o site ficasse no ar sem falhas de conexão e que o mesmo processasse as doações rapidamente, durante o programa de TV, era essencial para o sucesso da campanha.

Segurança com o armazenamento dos dados de forma isolada e com a autonomia do gerenciamento através do Painel de Controle foram providenciadas para reforçar o momento em que o programa começou a ser exibido na TV (sexta-feira a noite) até o encerramento (na madrugada de sábado para domingo) uma equipe de TI com aproximadamente 12 pessoas ficou de plantão para monitorar e gerenciar a aplicação remotamente, garantindo sua estabilidade.

Optando pela solução de Cloud Computing, houve uma economia em torno de 50% no investimento em infraestrutura de TI. Por este motivo, a Locaweb teve condições de disponibilizar à AACD a infraestrutura necessária não somente durante a semana da campanha de TV, mas sim ao longo do ano.

Ao todo foram disponibilizados à campanha do Teleton 2011 48 núcleos de processamento, 146 GB de memória RAM e 2,65 TB de espaço em disco visando garantir a alta performance do site e o balanceamento entre os acessos. Caso a AACD tivesse que pagar por essa infraestrutura utilizada, os gastos anuais chegariam à R$ 350 mil. No entanto, graças à parceria firmada com a Locaweb, este valor foi economizado e aplicado nos projetos da instituição. “Acreditamos que colaborar com projetos socias é uma forma de retribuir à comunidade parte do sucesso obtido nos negócios”, diz Luís Carlos dos Anjos, gerente de Marketing Institucional da Locaweb.

Todo esse trabalho foi feito para que as doações vindas pela internet pudessem ser efetuadas em menos de um minuto. No término da campanha de TV do Teleton 2011, o site obteve um total de 718.730 vizualizações, suportou 22 mil acessos simultâneos e obteve um aumento de 15 % no número de doações recebidas, de acordo com as informações fornecidas pelo gerente de Tecnologia da Informação da AACD, Victor Kaspar. Vale ressaltar que a partir do momento em que a AACD começou a utilizar o Cloud Server Pro pela primeira vez no site do Teleton, em 2010, o crescimento no número de doações via internet chegou a 200%, em relação às campanhas anteriores. “O Cloud Computing se adequou totalmente ao cenário do Teleton. A escalabilidade oferecida pela tecnologia nos garantiu oferecer o serviço com qualidade em aproximadamente 100% do tempo”, comenta Victor Kaspar.

A campanha Teleton 2011 arrecadou cerca de R$ 26,8 milhões, valor que será destinado à construção de duas novas unidades da instituição, uma em Vitória (ES) e outra em Campina Grande (PB).

Em vista de suas características e principalmente pela escalabilidade oferecida, a solução de Cloud Computing da Locaweb foi ideal às necessidades do site da campanha a medida que todas as pessoas mobilizadas puderam fazer suas doações ao site sem contratempos, contribuindo com o aumento significativo das doações via internet e com o sucesso do Teleton.


Sobre a AACD

A AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, com mais de 61 anos de atividades, é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como missão “Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social”. Realiza mais de seis mil atendimentos por dia em suas 13 unidades distribuídas pelo Brasil. Unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Santana (SP), AACD Campo Grande (SP), AACD Osasco (SP), AACD Mogi das Cruzes (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ) e as parcerias técnicas ARCD Joinville (SC), ARCD São José do Rio Preto (SP) e ARCD Poços de Caldas (MG).