Sabia que um consumidor recebe, em média, mais de 500 mensagens de marketing por mês? Acontece que ele abre menos de uma por cada 15. Difícil conseguir atenção, né?

Agora é só juntar essa informação aos seguintes dados de comportamento dos usuários de e-mail, mapeados pela Return Path: em média, as pessoas levam pouco mais de um segundo para decidir se vão abrir ou ignorar uma mensagem, entre dois e sete segundos para fazer um rápido escaneamento e avaliar se o conteúdo em questão merece atenção. Quando dedicam mais de oito segundos de seu tempo a uma mensagem, as chances de conversão começam a crescer.

7 dicas para melhorar sua entregabilidade 

Diante desse processo, cada detalhe do conteúdo da mensagem é fundamental para determinar o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing dentro desse canal altamente competitivo e bastante rentável. Então, se você deseja otimizar seu programa de e-mail sugiro alguns pontos de atenção:

1. Remetente

Na caixa de entrada, o destinatário prefere identificar a marca que a disparou de maneira clara. O ideal, ainda, é que o domínio do “from address” seja o mesmo do site. Evite ficar trocando o endereço de remetente;

2. Assunto

A mensagem deste campo deve gerar curiosidade e ao mesmo tempo não ser vaga. É bacana que o conteúdo seja compatível com o momento de vida do cliente ou algum assunto do momento. Estudos da Return Path apontam que o uso de emojis tende a aumentar as taxas de leitura das mensagens.

Claro, esse recurso deve ser utilizado com bom senso, ter sentido na estratégia e também sinergia com a empresa remetente. Existem marcas que criaram o padrão de utilizar determinado emoji para lançamentos e outro para ofertas, por exemplo. Assim, a identificação do usuário de e-mail sobre o assunto central da mensagem é facilitada.

3. Pré-cabeçalho

Apresente neste espaço algo que complemente o assunto e gere interesse para ler o conteúdo da mensagem. Tenha atenção, porém, para excluir o texto padrão que aparece como sugestão.

4. Corpo do e-mail

Se o destinatário clicou na mensagem para leitura é porque ele está interessado em buscar algo de valor…não perca a atenção dele! Garanta que sua mensagem tenha uma identidade visual padrão para ser rapidamente identificada como parte da comunicação da sua marca.

5. Conteúdo

Evite que sua estratégia de e-mail marketing gire em torno de enviar sempre promoções de produtos e/ou serviços para toda base de assinantes. Se possível, personalize as mensagens com nome e, sempre, considere os seguintes dados do cliente para construir e segmentar suas campanhas: idade; sexo; localização; interesses pessoais; e histórico de compras. Esses cuidados tendem a criar conexão e aumentar as chances de conversão.

6. Imagens

Elas ajudam na comunicação, no clique e na conversão, pode usar tranquilamente! Só preste atenção no tamanho dos arquivos e no equilíbrio adequado entre eles e o texto. GIFs também são ótimas opções já que chamam a atenção e estão na moda.

Lembre-se que nenhuma estratégia justifica a produção de um e-mail marketing que contenha somente imagens. A ação pode gerar problemas, como: necessidade de maior tempo para download e possível aparecimento de links maliciosos.

É possível ainda direcionar o conteúdo de acordo com a disponibilidade ou indisponibilidade do estoque do produto ou exibir a indicação do final de uma promoção por meio de contagem regressiva.

7. Links

Em muitos casos, o principal objetivo de uma estratégia de e-mail marketing é converter: fazer com que o destinatário clique e vá para o site desejado. Então, facilite a vida do cliente. Faça com que links se pareçam com links, ou seja, eles devem estar sublinhados e destacados com palavras orientadas para a ação, como “compra”, “oferta”, “cadastre-se” ou “download”, por exemplo.

É importante lembrar, porém, que nenhuma dessas dicas é válida se a entregabilidade dos e-mails da sua empresa apresenta falhas e a reputação do seu domínio está em baixa com os provedores. Então, mapeie essas taxas, nunca trabalhe com mailings comprados e não lote a caixa de entrada dos clientes.

Boas conversões para todos!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

1 Comment

  • Carlos Santos
    Posted 16/04/2018 at 19:11 0Likes

    Aqui na empresa preferimos não utilizar mas acredito que para alguns segmentos é muito útil.

Comments are closed.