Profissionais de fotografia “escrevem” por meio de imagens e esse é um bom caminho para montar uma comunicação visual original, mas só isso não é suficiente para criar um site vendedor. Veja o que é necessário para ter um site de fotografia.

Os avanços da tecnologia e a popularização do acesso à internet foram revolucionários para algumas áreas e podemos dizer, sem medo de errar, que a fotografia foi uma delas. O ser humano é louco por documentar momentos por meio de imagens – estáticas ou em movimento – e nossos ancestrais paleolíticos não nos deixam mentir.

Lá no começo da internet, quando as câmeras digitais começaram a ganhar espaço, os sites de fotografia como Fotolog, Tumblr e Flickr ganharam um universo enorme de adeptos. Depois, vieram as câmeras digitais nativas nos smartphones e bater uma fotinho virou vício: selfie, foto da comida, do pet, de uma mensagem no muro.

Todo esse movimento inspirou muita gente a seguir a área de fotografia profissionalmente e expandiu os formatos de ensaio possíveis, da mesma forma que acabou alcançando públicos consumidores diversos. No começo, a popularização da fotografia deixou muitos profissionais preocupados, mas para quem soube se atualizar, suas possibilidades foram multiplicadas. Muita gente se viu no lugar de poder fazer um ensaio de fotografias profissionais sem precisar esperar uma festa de formatura, casamento ou batizado das crianças.

Existe uma concorrência grande na área de fotografia e uma das formas de vender bem o trabalho é montando uma comunicação na internet que vá muito além da montagem do portfólio. Além da presença nas redes sociais – importante para mostrar um trabalho ativo e provocar nas pessoas a vontade de ter um ensaio profissional – um site é indispensável para a divulgação do trabalho na web.

Mas se nesse momento o dinheiro para investir for limitado, é possível contratar um criador de sites, com ferramentas que facilitem sua vida, como gerador de templates e loja virtual. Na Locaweb, nosso pacote recomendado inclui o domínio do site, contas de e-mail para organizar seu negócio, disparador de e-mail marketing e outras facilidade.

Com o Criador de Sites Locaweb você tem tudo o que precisa para criar um site profissional

SAIBA MAIS
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    Por onde começar?

    Antes de ir para a montagem do site, é preciso entender para que direção se deseja ir. A área de fotografia é enorme e suas possibilidade são muito diversificadas. O posicionamento de marca (seja pessoa física ou jurídica) está ligado à especialidade daquele profissional e da possibilidade de reconhecimento. Começar um site com essa definição ajudará a atrair os clientes certos e desejados.

    Então, a pergunta de ouro é: em qual nicho de fotografia eu sou especialista?

    Se a resposta não te agradar ou desejar um novo rumo dentro da área de fotografia, será necessário fazer um redirecionamento de marca e, mais uma vez, o site pode ser uma grande ferramenta para isso.

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    + Criador de sites: o que é e principais características

    Como definir a identidade visual?

    Vamos pensar em alguns exemplos: a identidade visual do site de um profissional de fotografia com foco em família não será a mesma de quem tem foco em fotografia de produtos. A seleção de cores, família de fontes e tom da conversa no site serão completamente diferentes de um para o outro.

    Para ajudar nessas escolhas, faça uma seleção de sites de bons concorrentes no seu nicho fotográfico, indo além dos portais brasileiros. Essa pesquisa a concorrência chama-se benchmarking. Aqui, a coleta de referências visuais é o mais importante para o ponto de partida.

    O que deve ser observado no benchmarking?

    O criador de sites da Locaweb é uma mão na roda para formatar um site do zero, mesmo sem conhecimento de programação, mas as particularidades do seu nicho precisam ser observadas para essa montagem corresponder a expectativa do seu cliente. Mesmo dentro de uma iniciativa super criativa, alguns modelos mentais são comuns aos clientes de um nicho.

    É como as fotos protocolares de um casamento: mesmo fazendo um ensaio diferente e criativo, a esmagadora maioria das pessoas vai desejar uma foto da entrada do casal, das alianças e da mesa com o bolo.

    Então, tome nota e observe se há diferenciais na distribuição de informações em sites de fotografia, como o negócio é vendido pela internet e como é possível mostrar autoridade na área por meio da linguagem visual.

    como fazer um portfolio de fotografia

    Quais páginas deve ter um site de fotografia?

    Algumas páginas são essenciais, mas podem ser desenvolvidas com um toque mais personalizado:

    Quem sou (ou Bio)

    Um formato muito utilizado é falar de si em terceira pessoa (pessoa é fotografa, filha de tal e ama pizza), mas não precisa ser assim. Conte sobre sua jornada na área de fotografia com sua voz e seu jeito de falar. As pessoas são atraídas por histórias legítimas em primeira pessoa. Ilustre com uma foto que demostre simpatia e olhando para o interlocutor. Olhos nos olhos é confiança.

    O que eu faço (ou Serviços)

    Conte para as pessoas quais tipos de trabalho realiza, com uma breve descrição. Entre as seções, inclua depoimentos de clientes para validar sua autoridade.

    Já fotografei (ou Portfólio)

    Escolha imagens estratégicas capazes de mostrar o diferencial de seu trabalho – sempre autorizadas pelos clientes. O tempo de carregamento da página é um diferencial para as pessoas e para os algoritmos. Por isso, tenha um bom número de fotos com arquivos leves. O criador de sites da Locaweb permite importar suas fotos do Facebook, o que facilita muito a vida.

    Fale comigo (ou Contato)

    Os meios de contato precisam ser válidos e o prazo para a resposta deve ser cumprido, se possível, antes do proposto. Seja formulário de contato, e-mail ou WhatsApp, informe o horário e o prazo de atendimento.  Para criar uma abordagem de vendas mais eficiente, envie um questionário com perguntas importantes antes da primeira conversa.

    +Monte uma página do zero com o Criador de Sites Locaweb

    Para quem eu vou vender?

    Definido o nicho, a hora é de escolher o tipo de cliente. Para isso, é indicado criar algumas buyers personas dentro da sua estratégia comercial. Como já falamos neste artigo aqui, é preciso entender o perfil de quem compra seu trabalho e nada melhor do que criar essa persona em detalhes. Esse artigo dá o beabá completo da criação das personas.

    Estude o básico sobre ranqueamento de página…

    …mas, quando puder, contrate um profissional para isso. Como os algoritmos são atualizados constantemente, é preciso estar de olho nas regras e fazer alterações pontuais no site no decorrer do tempo.

    Sabemos que a vida de profissionais independentes, como quem está na área de fotografia, é muito corrida, mas alimentar um blog dentro do site ajudará a manter o site relevante para os mecanismos de busca. Isso porque nas varreduras de informação, seu site acabará sendo “visto” como um lugar sempre atualizado e com informações da área.

    A Locaweb tem inúmeros materiais sobre como utilizar SEO para melhorar a leitura do seu site pelos mecanismos de busca. Nesse link, você acessará dezenas de artigos que escrevemos sobre o assunto, tudo mastigado. Aproveite.

    A Locaweb tem uma experiência gigante com profissionais independentes, oferecendo todo o suporte (e em português!) para quem está começando. E não é só questão de ter um pacote completo de serviços para internet – do registro de domínio até ferramentas de publicação. É entender o que você precisa, por já ter ocupado esse lugar de quem começa.

    Vem crescer com a gente!