O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para a captação de leads

O e-mail marketing é uma estratégia que está comumente presente em campanhas de divulgação de produtos ou serviços, sendo indicada para estreitar a relação com os clientes.

Usar esse artifício não é complicado, no entanto é preciso ter cautela para não cair em erros que podem impactar negativamente a campanha — algumas marcas criam conteúdos apelativos para gerar mais cliques, por exemplo, o que não é a melhor saída. Saiba como criar e-mails marketing que gerem valor para sua marca.

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    O que é e-mail marketing?

    O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital, em que são enviadas mensagens a uma lista de pessoas que pode ser composta de leads, clientes e contatos em geral. Por se tratar de uma ferramenta que permite segmentar o conteúdo que será enviado a cada usuário, é um canal de comunicação que pode não só aumentar as vendas como também melhorar o atendimento.

    Nesse sentido, podemos citar algumas das principais vantagens do e-mail marketing:

    • pode gerar e captar leads;
    • favorece o reconhecimento de marca;
    • aumenta o engajamento com consumidores;
    • melhora o relacionamento e a experiência do cliente;
    • agrega valor para a marca;
    • possibilita a criação de campanhas mais eficientes;
    • pode proporcionar aumento nas vendas.
    Na imagem há uma ilustração em tons de azul. E um gráfico em azul claro em formato crescente. A imagem faz parte do conteúdo sobre email-marketing e conquista de cliques.
    Se bem implementado, o e-mail marketing pode melhorar a conversão e os lucros. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

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    Quais são os processos envolvidos no e-mail marketing?

    Há basicamente quatro passos necessários para implementar uma boa estratégia de e-mail marketing. Conheça-os a seguir.

    1. Construa uma lista de e-mails

    Se você já tem uma boa base de contatos de e-mail, ótimo; caso contrário, precisa desenvolver e aplicar estratégias (como inbound marketing) para atrair usuários e construir a própria lista de e-mails. Ou seja, é preciso captar novos dados de contato.

    2. Escolha uma plataforma de e-mail marketing

    Assim que você tiver uma base de contatos sólida, é preciso decidir como realizar o disparo dos e-mails marketing. Para isso, você pode contar com plataformas especializadas, que fornecem toda a estrutura necessária para fazer o envio, como a da Locaweb.

    3. Estruture e personalize suas mensagens

    Uma vez que você já tenha a lista de e-mails e a plataforma que possibilite enviar a mensagem para os clientes, é hora de começar a pensar no conteúdo dos e-mails. Faça listas de contatos segmentadas conforme as características dos usuários e envie mensagens personalizadas, pois isso garante mais assertividade no contato e aumenta as chances de sucesso da estratégia.

    4. Realize análises e testes A/B constantemente

    Como em qualquer estratégia de marketing, é preciso realizar testes com o disparo de e-mails. Os testes A/B permitem entender o que funciona e o que não dá certo com o seu público em termos de títulos, CTAs e outras variantes dentro do e-mail.

    Há cinco pessoas em volta de uma mesa de reuniões, e elas estão conversando e apontando para alguns materiais com diversos gráficos que estão em cima da mesa.
    Tenha uma equipe ou pessoa responsável por realizar testes e analisar os resultados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    5 erros para NÃO cometer no e-mail marketing

    Agora que já sabe como iniciar uma estratégia de e-mail marketing, listamos cinco dicas com erros que não devem ser cometidos na aplicação da estratégia. Confira a seguir.

    1. Assunto do e-mail muito longo ou apelativo

    O assunto do e-mail é a primeira coisa que a pessoa lê, portanto é preciso produzir um título que seja chamativo e aumente a vontade do usuário de clicar e ler a mensagem. Crie uma frase curta, direta e criativa, mas fuja de ideias clichês e de conteúdos apelativos (clickbait).

    2. E-mails que não oferecem valor para o cliente

    Elevar a experiência do cliente com a marca deve fazer parte do objetivo de toda campanha de marketing. Portanto, um erro muito grande na hora de disparar e-mail marketing é mandar várias mensagens sem sentido e que não ofereçam nenhum valor para o cliente.

    É preciso estabelecer uma relação a partir dos conteúdos, de forma que as pessoas associem a marca a algo útil e desejável. Caso contrário, seus e-mails irão sempre para a lixeira. Uma dica é sempre se colocar no lugar do usuário e refletir se a mensagem que você está enviando está adequada e se oferece alguma solução prática para o público-alvo.

    3. Inclusão exagerada de CTAs no e-mail

    Não espalhe muitas chamadas para ação ao longo do texto, foque uma mensagem e um objetivo em cada e-mail. Assim, a tarefa do usuário se torna mais fácil e há maiores chances de que ele realize a ação que você espera.

    Há uma moça sorrindo e mexendo em seu celular. Ao fundo há prédios de um centro urbano desfocado.
    Um CTA objetivo e claro melhora a experiência do usuário e aumenta a taxa de sucesso da campanha de e-mail marketing. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    4. Falta de atenção no uso de imagens

    As imagens são muito importantes no e-mail marketing, porque ninguém gosta de receber mensagens repletas de textos longos, mas é preciso ter atenção e bom senso para não pecar na falta nem no excesso. Mantenha o equilíbrio e priorize imagens que realmente conversem com a mensagem que você está passando ou com os produtos e serviços que está anunciando. Até porque inserir muitas imagens deixa o e-mail mais pesado e pode fazer que ele vá direto para a pasta de spam. 

    5. Não manter mais de uma campanha de e-mail marketing ativa

    Já falamos sobre a importância de personalizar as mensagens e segmentar os grupos de usuários, a fim de tornar as mensagens mais pessoais e efetivas, portanto não é recomendado ter apenas uma campanha ativa e enviar a mesma mensagem para todos os contatos. As pessoas da lista de contatos estão em etapas diferentes do funil de vendas, então é preciso agrupar os usuários com características iguais e criar campanhas diferentes e direcionadas.

    Para isso, uma dica é usar a solução de Email Marketing da Locaweb. Com ela, é possível classificar os contatos, personalizar as mensagens, criar o layout dos e-mails e ter insights valiosos para sempre aprimorar a estratégia. 

    Trata-se de uma forma segura e prática de se comunicar com seus clientes e criar um canal efetivo de relacionamento e divulgação da sua marca. Há opções de planos para todas as necessidades, com opções de disparos mensais de 7 mil até 1 milhão de e-mails.

    Sem esquecer de mencionar o excelente custo-benefício e outras vantagens, como o suporte 24 horas, que facilitam ainda mais sua operação. Veja mais detalhes e aproveite!

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