5 dicas para você aproveitar as oportunidades no Dia das Mães

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A Páscoa passou, é hora de começar a se planejar com ações de e-mail marketing para a próxima data do seu calendário. Mas qual data? Agora é a vez daquelas que nos colocaram no mundo serem homenageadas. Até porque, mães merecem um dia inteiramente dedicado a elas.

Esta é uma data que traz grande movimentação no comércio, e por ter uma carga emotiva muito forte, as possibilidades de campanhas e ações de marketing são muito maiores.

É importante que você comece o quanto antes a preparar suas campanhas de e-mail marketing.

Por isso preparei 5 dicas para ajudá-lo nessa missão:

1. Acerte no alvo!

Você quer vender mais? Quer engajar o consumidor a uma campanha interativa? Mas antes, é preciso seguir alguns passos importantes:

  • Escolha o objetivo a ser alcançado com a ação;
  • Defina seu público-alvo;
  • Entenda o melhor formato de e-mail que será enviado ao destinatário (promocional, newsletter ou transacional);
  • Construa a mensagem de acordo com o tom da sua comunicação;
  • Realize testes antes do envio final.

É super importante a elaboração de uma campanha direcionada para um determinado público-alvo, e nessa etapa, você pode preparar uma lista de contatos engajada, contendo a especificação como sexo, idade, localidade, e outros. Com estes dados, você personaliza suas mensagens com o nome da pessoa ou oferecendo um produto relacionado com a última compra dela, o que torna mais pessoal seu e-mail.

2. Sua estratégia no e-mail MÃEketing

Após o objetivo definido, é necessário uma reflexão indispensável: pense em quantos e-mail marketing você recebe durante uma semana. São muitos, não é mesmo? Por ser um canal usado por diversas empresas, o maior desafio é ter um e-mail marketing que seja visto pelo seu cliente.

Definir a frequência dos envios de seus e-mails é tão importante quanto as demais etapas do planejamento da sua estratégia. O principal ponto é saber com que frequência suas campanhas serão enviadas, não adianta enviar e-mails repetitivos ou não chamarem a atenção do leitor. Alinhe suas campanhas de acordo com o seu negócio, seja para fazer uma simples venda ou comunicar sobre um novo produto aos seus clientes.

3. Seu e-mail mais atrativo

O título define se o destinatário vai abrir ou não o e-mail enviado, ou seja, é uma das parte mais importante do seu trabalho. Não tenha medo de assustar seu cliente com títulos criativos, por exemplo: “Se eu fosse você não abriria essa mensagem”. Seja destaque, isso lhe dará uma mais oportunidade para convencer seus clientes a abrir seu e-mail. Lembre-se, não use títulos grandes pois perdem a atração, os que contêm entre 28 e 39 caracteres tem um índice muito maior de abertura. Então pense bem em seus títulos, seja direto e passe curiosidade aos clientes.

Evite usar “Dia das Mães”, “Grátis”, “Promoção” ou outros assuntos pensando apenas nas datas comemorativas, a probabilidade é muito maior do seu e-mail cair no lixo eletrônico e o destinatário não abrir sua mensagem.

Você também não pode esquecer do Botão de Ação (Call to Action), seja para redirecionar o usuário ao seu e-commerce, preencher um formulário, acessar seu site, testar seu produto de graça, entre diversos outros objetivos.

O segredo para um bom Call to Action é ter cores chamativas, usar verbos de ação, passar urgência e clareza para o usuário apôs clicar no botão.

4. Puts, deixei pra última hora…

Talvez seja cultural, o jeito de ser brasileiro ou até do tão famoso “jeitinho brasileiro”. Deixar as coisas para a última hora não parece ser exceção para a maior parte das pessoas, o e-mail marketing não fica de fora.

Ainda há tempo, mas fique esperto. Mesmo que você não tenha preparado sua campanha de e-mail marketing de Dia das Mães com antecedência, você consegue criar uma estratégia rápida e planejada.

Evite retrabalho, otimize o que você já tem. Faça primeiro o texto e conteúdo, depois pense em imagens, links e testes. Nada de rebuscar uma edição a pressas, é melhor um e-mail marketing simples e impecável, do que um e-mail cheio de erros.

O Email Marketing Locaweb pode te ajudar, que possui temas prontos para deixar seus e-mails ainda mais atrativos. E claro, para o Dia das Mães:

5. E o grande segredo…

O Dia das Mães é muito mais do que uma data focada apenas em vendas, mas sim uma grande oportunidade de captar novos contatos para expandir sua base de e-mails. Assim como diversas outras datas comemorativas, é uma ótimo momento para higienizar sua base de contatos, criar filtros para campanhas segmentadas e engajar seus clientes a imagem da sua empresa.

E se você ainda não possui uma ferramenta de disparos, não perca tempo. Conheça o Email Marketing Locaweb e aproveite ainda mais desta data!