Como o e-mail marketing pode ser utilizado com poucos clientes

em Email Marketing.

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Existe uma opinião equivocada por acreditar que o e-mail marketing é uma solução que trás retorno apenas para grandes empresas com uma ampla carteira de clientes.

Porém esta é uma ferramenta que pode ser muito rentável ao pequeno empreendedor, principalmente pelo fato de possuir um número menor de clientes, possibilitando um relacionamento mais próximo e pessoal com eles.

Para você pequeno empresário, trouxemos 8 dicas que irão te ajudar a utilizar o e-mail marketing mesmo com um número pequeno de clientes:

1 – COLETE OS DADOS DOS SEUS CLIENTES

Crie mecanismos para obter os dados de seus clientes como: e-mail, telefone, endereço e data de aniversário. Cadastro no ato da compra, mesmo em uma loja física, é extremamente eficaz. Além disso, você pode pedir as informações dos clientes e recompensar com brindes ou descontos.

2 – CONHEÇA SEU CLIENTE

Existem informações que podem ser de grande utilidade para o seu negócio, e ter um número menor de clientes torna bem mais fácil de consegui-las. Se você possuir um restaurante, saiba qual é o prato preferido de cada consumidor, ou se possuir uma loja de produtos de beleza, saber a cor preferida do batom da suas clientes pode fazer toda a diferença na hora de uma oferta.

3- PLANEJAMENTO DE INTERAÇÕES

Crie um planejamento mensal de interações e pense em datas que possam ser oportunas para o seu negócio. Não se prenda apenas nas grandes datas do mercado como dias das mães, dia dos namorados ou natal. Se você possui uma loja de roupas infantis, lembrar o aniversario dos filhos dos seus clientes pode causar uma experiência diferenciada, ou no caso de uma loja de esportes, que envia um desconto especial na semana que o time do seu consumidor joga.

4 – PERSONALIZAR

Esta é uma chances de abordar o cliente da forma mais próxima personalizando o e-mail com nomes, datas, ou com a oferta que o seu cliente gosta. Se você possui uma base pequena de cadastro, é mais fácil e assertivo segmentar o assunto, aumentando o engajamento com sua marca.

5 – EDUCAR

O e-mail marketing não é uma ferramenta apenas para fazer ofertas e sim para ajudar o seu cliente, ensinando ele sobre assuntos que sejam relacionados com o seu produto ou serviço. Por exemplo, se você possui uma empresa de ferramentas, envie dicas de como o seu consumidor pode fazer pequenos reparos em sua residência.

6 – BENEFÍCIOS

Fidelizar seus clientes é extremamente importante, ofereça benefícios exclusivos para eles, como um frete grátis ou um desconto na segunda compra. Desta forma ele irá se sentir favorecido e diferenciado, consumindo o seu produto outras vezes.

7 – ANALISAR RESULTADOS

Mesmo com uma pequena base de cadastros é importante estar atento aos resultados dos seus disparos de e-mail marketing. Observe se os seus clientes estão abrindo o seu e-mail e acessando sua oferta. Talvez seja um momento de mudar algum título, horário de disparo ou conteúdo.

8- ATUALIZE SUA BASE

Crie uma rotina para que todas as vezes que seu cliente for na loja, ou uma vez ao ano, pedindo para que ele confirme se os seus dados ainda permanecem os mesmo. Número de celulares e e-mails são dados de extrema importância e que as pessoas geralmente mudam com frequência.

Pronto! Esta na hora de colocar em prática as dicas acima e explorar esta ferramenta que é uma das mais efetivas do Marketing Digital.

Agora, mãos à obra!

Até a próxima!

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