Como o relacionamento transforma clientes em fãs.

em Email Marketing.

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Há uma grande diferença entre clientes e fãs. A princípio, todos são somente clientes, com livre escolha e poder de comparação entre outras marcas, com riscos de perde-lo para concorrência a qualquer momento por uma oferta melhor. Já o cliente fidelizado se torna um fã, e assim cria um vínculo tão forte com a marca que acredita e ama aquilo. É uma escolha cheia de valor agregado. O ser humano cria vínculos sentimentais naturalmente e isso pode e deve ser aproveitado pelo marketing.

Para ter sucesso uma empresa depende dos laços que cria com seus clientes. É isso que diferenciará a marca no mercado e será seu aliado contra a concorrência.

Além de um bom produto, é preciso criar maneiras de fazer com que ele sinta necessidade de retornar à sua empresa. Então você precisa de campanhas online que ilustrem o lado humano da companhia

Ao passar essa imagem positiva na internet, oferecendo um conteúdo que tenha valor para o cliente, o cliente se sentirá bem tratado, respeitado e cativado pela marca, o que provavelmente aumentará as vendas.

Algumas maneiras de interagir com seus futuros fãs

– Pergunte a opinião de seus clientes sobre os produtos adquiridos

Quando pensamos em e-mail marketing, logo vem a palavra “vendas” em mente. Porém, é importante saber o que ele pensa sobre a sua marca, então ouça seus clientes após a compra sem preconceito ou qualquer tipo de barreira. Esteja aberto as sugestões e críticas que eles têm a dizer e transformar a reclamação em solução. Use seus e-mails para incentivar essa prática de feedbacks

– Aproveite as datas comemorativas

É clichê, mas quem não gosta de ser lembrado em datas especiais? Detalhes sempre fazem toda a diferença e podem ajudar a mostrar para seu cliente que você se importa com valores importantes para ele

– Crie conteúdo que agregue valor para o cliente

Dependendo do segmento de atuação da sua empresa existem muitas opções para realizar essa prática. É importante mostrar ao seu público que a empresa além de produtos, pode fornecer conhecimento e cultura. Por exemplo, enviar dicas de como utilizar seu produto de uma maneira mais eficiente, ou conteúdo relevante que tenha alguma relação com o seu segmento.

– Use uma linguagem mais humana e menos robotizada

Ninguém gosta de receber mensagens extremamente formais. A não ser que sua empresa trabalhe nesses padrões, cuide para que sua mensagem tenha uma comunicação mais pessoal e amigável. Deixe-a mais próxima possível do leitor, fazendo com que ele se sinta parte dela.

E o mais importante é não deixar de conversar com seu cliente, para estar presente na mente dele

Agora, mãos à obra!

Não esqueça do relacionamento pós-venda e transforme seus clientes em fãs.

Até a proxima

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