Dicas para usar a Segmentação

em Email Marketing.

A segmentação do e-mail marketing é uma das práticas mais usadas para obter bons resultados das campanhas – isso por que ao enviar uma mensagem segmentada você aumenta as chances de ter o seu e-mail aberto e visualizado pelo fato de enviar um conteúdo específico que seja de real interesse do seu cliente.

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Você pode usar a segmentação de duas formas:

Segmentação por dados

A segmentação por dados é a separação da base de contatos por informações como idade, região, sexo, renda, categoria de produtos comprados e quantidade de pedidos efetuados, por exemplo. Para essa segmentação, quanto mais informações melhor, pois além de segmentar o envio você pode utilizar os dados para personalizar o conteúdo.

Para fazer a segmentação por dados com o Email Marketing Locaweb, você deve preparar a sua base de contatos anteriormente e importar na ferramenta uma lista diferente para cada classificação que criou (ex.: Lista de mulheres, lista de moradores de São Paulo, Lista de clientes antigos, etc).   Veja aqui como importar contatos no Email Marketing Locaweb.

Segmentação por comportamento

Já a segmentação por comportamento é baseada na interação dos contatos após o envio das campanhas de e-mail marketing (contatos que receberam, abriram ou clicaram na mensagem). Com este tipo de segmentação é possível fazer o reenvio de uma oferta especial apenas para os clientes que não abiram o primeiro e-mail enviado, por exemplo. Veja aqui o passo a passo de como fazer a segmentação comportamental no Email Marketing Locaweb.

Outra forma de segmentar a sua base por comportamento é fazer a exportação de uma lista de contatos utilizada para um envio, veja como exportar listas. Dessa maneira você terá informações completas sobre os cadastros da sua base de contatos como status, data de cadastro, quantidade de visualizações e cliques das mensagens recebidas. Para selecionar os clientes por quantidade de visualizações das mensagens, por exemplo, basta reorganizar os cadastros pelo filtro que desejar através do Excel, e importar a lista novamente para ferramenta com o filtro aplicado.

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Dicas para criar mensagens segmentadas

  • Agrupe seus clientes por quantidade de visualizações, os que sempre clicam ou visualizam as suas mensagens são seus clientes fiéis.
  • Sempre crie duas ou três versões diferentes do mesmo e-mail, e faça os envios conforme a fidelidade da base de contatos. Pense em como deixar o conteúdo do e-mail mais atrativo para os contatos que não clicam ou têm baixa taxa de visualização dentro da sua base.
  • Não se esqueça de também mudar o título para cada um dos modelos enviados para as bases segmentadas.

Sempre mensure os resultados após o envio! São esses dados que darão informações para você melhorar a entrega dos seus e-mails. Use as campanhas bem sucedidas como referência de modelo de template, texto e título, por exemplo.

E para você que ainda não possui o Email Marketing Locaweb e que conhecer mais, acesse aqui.

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