Fixe o tempo e os custos e reduza o escopo

em Produtos.

Recentemente Dov Bigio, Gerente de Produtos de Telecom da Locaweb, postou em seu blog sobre “O triângulo dos projetos“, que explica que dadas as variáveis de um projeto (qualidade, custo e prazo) pode-se fixar no máximo duas delas, e a terceira irá variar. Ou seja, se fixarmos prazo e custo, a qualidade poderá ser menor do que a esperada. Ou se fixarmos a qualidade e o custo, o prazo poderá ser maior que o esperado. Nunca conseguiremos fixar as três variáveis de um projeto.

O pessoal da 37signals prefere manter a qualidade sempre fixa (num patamar alto) e substituiu a qualidade pelo escopo no triângulo dos projetos. Eles também recomendam que devemos sempre fixar prazo e custo de um projeto e sempre flexibilizar o escopo.

Vou explicar como isso faz sentido usando como exemplo um projeto recente que tivemos aqui na Locaweb, o projeto de reescrever o site.
locaweb-antes

site da Locaweb antes do projeto de reescrever o site
Em novembro de 2008 decidimos que já havia passado da hora de termos um novo site que estivesse mais em linha com tudo o que temos estudado sobre experiência do usuário, design centrado no usuário, arquitetura da informação, design de interação e conceitos de web 2.0 com maior participação do visitante do site. Decidimos também o prazo, na primeira quinzena de março de 2009 esse site deveria estar no ar. E o custo também estava fechado: não íamos contratar ou pegar empresatado de outra equipe ninguém a mais para tocar esse projeto.

Tomada a decisão, começamos a desenhar o escopo do projeto. Dentre os vários requisitos do projeto tivemos:

  • navegação simples e intuitiva
  • manter o código bem enxuto
  • aplicar SEO em todo o site
  • minimizar o uso de flash
  • design visual leve, para dar importância à informação contida nas páginas
  • rever a arquitetura de informação de todo o site, revendo todo o conteúdo

Fizemos o planejamento para 6 sprints de duas semanas cada. Numa determinada altura percebemos que não ia dar para fazer tudo para lançar na primeira quinzena de março. Ficamos então pensando se íamos aumentar o prazo ou se podíamos cortar algo do escopo desse projeto.

A entrega de uma projeto é muito importante, tanto para a equipe que trabalhou no projeto, que fica com a sensação de “dever cumprido”, quanto para o cliente do projeto, que irá usufruir dos benefícios de ter o projeto pronto. Com isso em mente, decidmos diminuir o escopo, descobrir alguma coisa que pudéssemos cortar do projeto a fim de entregá-lo no prazo. Dentre as opções de redução de escopo, escolhemos não rever a arquitetura de informação de todo o site, mas apenas das áreas mais importantes.

Com isso conseguimos entregar a tempo e os visitantes do site – principal “cliente” desse projeto – puderam usufruir de seu novo layout e de sua nova organização.

locaweb-depois

site da Locaweb depois do projeto de reescrever o site
De uma certa forma, redução de escopo e redução de qualidade são parecidos, mas têm uma diferença fundamental. Podemos reduzir qualidade de duas formas:

  • fazer tudo o que foi planejado, só que fazer mal feito, ou;
  • fazer menos do que foi planejado, só que bem feito.

Já quando falamos em redução de escopo, não damos margem para interpretação: é sempre fazer menos do que foi planejado, mantendo o trabalho bem feito. E muitas vezes quando fazemos e entregamos menos, percebemos que o menos que entregamos já é suficiente e que o produto final de nosso projeto ficou melhor com menos do que o que foi originalmente planejado.

Então da próxima vez que você pensar em reduzir a qualidade de seu projeto para poder entregá-lo no prazo e dentro do orçamento, pense se não seria melhor reduzir o escopo. Você e seu cliente poderão sair ganhando com a redução de escopo!

Você também pode gostar