Garantir um nome exclusivo para seu site ou e-commerce transmite mais profissionalismo e atrai mais clientes

Se você tem um pequeno negócio, provavelmente já criou uma conta para sua marca nas principais redes sociais do momento, como Instagram, Facebook e TikTok. Inclusive, essa deve ter sido a primeira ação ao levar sua empresa para o mundo digital, justamente para garantir que ninguém mais usasse a “@” de sua marca nessas plataformas.

Mas você sabia que, quando se trata de sites, institucionais ou de e-commerce, também é preciso registrá-lo? Nesse caso, se você quer ter certeza de que nenhuma outra empresa vai usar o nome que você escolheu para sua marca para criar um site, precisa registrar o domínio o quanto antes.

Continue lendo e descubra o que é o registro de domínio web, como fazer isso e quais são as principais vantagens para seu negócio.

+ Registro de Domínio Web: tudo o que você precisa saber

Navegue pelo índice

    O que é o registro de domínio?

    Da mesma forma que uma loja física precisa de um endereço para ser encontrada pelos consumidores, uma loja online tem o próprio endereço, só que digital. Esse é o domínio, o nome que aparece na barra do navegador quando abrimos a página inicial de um site. Por exemplo, em “locaweb.com.br”, “locaweb” é o nome do domínio, enquanto “.com.br” é a extensão.

    Dito isso, o domínio funciona mesmo como um endereço, já que é o conjunto entre nome e extensão que permite que o usuário chegue até uma página da internet. Assim como nos endereços físicos, não podem existir dois domínios iguais. Por isso, existe um processo chamado registro de domínio, que garante que os endereços virtuais sejam exclusivos e não sejam copiados. É um processo semelhante a patentear uma marca.

    Mas há um porém: diferentemente das marcas registradas, o registro de domínio pode ser feito por qualquer pessoa, não necessariamente pelo proprietário da marca. Em outras palavras, ganha quem registrar primeiro, então seja rápido.

    Há uma barra de busca da internet e atrás, um home está apontando para ela.
    Registrar o domínio de seu site garante que nenhuma outra empresa use o endereço de sua marca no mundo digital. (Fonte: Freepik/Reprodução)

    Por que registrar o domínio é importante?

    Sabendo de tudo isso, você deve estar se perguntando: “Por que eu deveria registrar o domínio da minha empresa?”. Aqui vão alguns dos principais motivos.

    1. Garante exclusividade

    Imagine pensar em um nome perfeito para o negócio, criar todo o planejamento de conteúdo para as redes sociais, identidade visual e tom de voz e descobrir que o domínio do site que você imaginou para sua empresa já está sendo usado por outra marca.

    Se você não quiser correr o risco de induzir seus clientes ao erro e acabar os levando sem querer ao site da concorrência, vai precisar mudar o nome da marca e começar tudo de novo.

    Para evitar que isso aconteça, o melhor a fazer é registrar o domínio com o nome da marca o quanto antes. Assim, você garante que aquele endereço será só seu, o que permitirá que sua marca seja facilmente encontrada e consolidará ainda mais seu negócio no mundo digital.

    Conheça os melhores planos e ofertas de web hosting

    2. Transmite credibilidade

    Usar um domínio gratuito para seu site pode parecer a opção mais vantajosa, especialmente se você estiver começando. Porém, do ponto de vista do consumidor, um site com um domínio que leva o nome de outra plataforma passa a impressão de ser amador — e, portanto, não tão confiável.

    Por isso, para transmitir profissionalismo aos clientes — e, consequentemente, aumentar as chances de fechar negócio — ter um domínio próprio é o primeiro passo. Até porque, com essa etapa garantida, você pode criar um e-mail corporativo para sua empresa: por exemplo, “seunome@suaempresa.com.br”. Ter um canal de comunicação “oficial” inspira ainda mais confiança e dá mais credibilidade à marca.

    Na imagem há um notebook em destaque, na tela há um wireframe e no topo está escrito HTML. Ao lado há um copo de café.

    Como registrar o domínio?

    Existem alguns passos simples que você precisa seguir na hora de registrar um domínio. Veja só.

    1. Defina um nome

    É muito importante ser sucinto e objetivo. Pense em um nome simples, de fácil memorização e que não gere dúvidas — nem na fala nem na escrita. Nada de caracteres especiais, números ou letras repetidas.

    O nome precisa ser curto, único e, principalmente, deve traduzir bem a identidade da marca, para que não seja esquecido. Um bom exemplo é o domínio da gigante do streaming: “netflix.com”. Impossível errar, não é?

    2. Consulte a disponibilidade do domínio

    Escolhido o nome, você precisa verificar se esse domínio já foi registrado. Porque, como dissemos, os domínios são exclusivos. No site da Locaweb, você pode fazer essa consulta de graça.

    Caso o nome que você deseja não esteja disponível, opte por palavras-chave relacionadas a seu nicho de mercado ou então recorra a outras extensões. As mais comuns são “.com” e “.com.br”, mas você pode registrar como “.net”, “.blog”, “.org”, “.biz”, “.info”, entre várias outras.

    3. Registre várias extensões

    Falando nisso, quanto mais extensões você registrar, mais seguro seu site estará. Isso porque, dessa forma, você evitará que os concorrentes utilizem o mesmo nome de domínio de sua empresa, já que todas as opções de extensões redirecionarão para sua página.

    Registrar um domínio (nacional ou internacional) é mais simples e mais barato do que você pode imaginar.

    Para contar com toda a tecnologia e o suporte da Locaweb nesse processo, clique aqui e conheça nossos planos.

    Clique aqui