Ativei meu cPanel VPS e agora?

em Revenda cPanel VPS.

Se você comprou sua Revenda cPanel VPS recentemente e está com dúvidas a respeito dos recursos do painel, vamos te mostrar como configurá-lo com 08 dicas. Só pra te situar, esse material é só um resumo dos passos completos que você vai encontrar neste link aqui.

Bom, vamos para a primeira dica? 😊

  1. Como acessar o WHM e o cPanel

Para começar, você sabe qual é a diferença entre os painéis WHM e cPanel?

O painel WHM é o gerenciador da Revenda, já o cPanel é o painel de hospedagem da Revenda.

O acesso ao WHM pode ser feito pela Central do Cliente ou via URL. Para isso, você precisará do seu nome de usuário e senha recebidos por e-mail quando sua revenda foi instalada.

Ao adicionar domínios nessa conta, o sistema gerará automaticamente um usuário no cPanel para cada um deles.

Agora vamos para a próxima dica!

  1. Como criar um pacote

O pacote é o conjunto de características e limitações de cada plano. Para criá-lo, basta acessar o seu painel WHM, clicar no ícone “adicionar um pacote’’ e seguir as diretrizes para definir os tipos de produto que você escolheu.

  1. Como criar um domínio

Antes de gerar um domínio você deverá criar uma conta no seu WHM e ter pelo menos um pacote. Depois dessas recomendações, você deve clicar no ícone “Criar uma nova conta” e seguir o passo a passo.

Importante: Não mude a opção de Servidor de Mensagem Local, ela é o padrão do seu serviço de e-mail.

  1. Como criar uma conta de e-mail

Para gerar uma conta de e-mail, basta clicar no botão “conta de e-mail” de cada painel cPanel dos domínios hospedados no painel WHM e seguir as configurações indicadas.

  1. Como criar um banco de dados

Esse passo é tranquilo porque a ferramenta possui uma interface amigável e intuitiva, de fácil configuração. Acesse a cPanel dos domínios hospedados no painel WHM e clique em “Banco de dados MySQL”. Agora só seguir as recomendações direcionadas.

Você pode criar usuário de banco de dados e também adicionar usuário. Nesse último, é possível definir os privilégios que o usuário da base terá sobre ela.  E, por fim, você ainda poderá excluir usuário. Para essas funcionalidades basta seguir as orientações discriminadas no painel.

  1. Como instalar o WordPress

Na página inicial de seu cPanel, em Software, clique no ícone “Software do Site”. Na página seguinte, clique em “WordPress”. Você será encaminhado para uma página onde colocará os dados de seu “WordPress.” Após preenchê-los, você deverá aguardar a instalação e assim que finalizada receberá uma mensagem  lá no painel, de que a configuração foi concluída.

  1. Como alterar o DNS

Para domínios nacionais:

No campo “Master”, digite: ns1.seudominio.com.br e então escreva o IP do NS1 dedicado informado no e-mail de instalação da revenda lá no campo “IPV4”. Depois disso, digite no campo “Slave1” a frase: ns2.seudominio.com.br e por fim no campo “IPV4” digite o IP do NS2, informado no e-mail de instalação da revenda.

Importante:

Domínios internacionais:

Recomendamos que domínios internacionais sejam apontados utilizando o endereço de seu servidor, conforme exemplo abaixo:

  • No campo “Master” digite: ns1.gagarinXXXX.hospedagemdesites.ws, depois, digite ns2.gagarinXXXX.hospedagemdesites.ws no campo “Slave1”.

Obs: você deve substituir o XXXX pelo número do seu servidor.

Em ambos os casos basta aguardar a propagação dos DNS.

  1. Como instalar o WHMCS

O WHMCS é uma ferramenta de gerenciamento de clientes, automação e suporte muito poderosa. Mais um monte de coisa.

Em seu e-mail de cadastro, você irá receber uma mensagem com todos os dados de instalação do WHMCS. Ao clicar em “Instalar WHMCS” você será redirecionado para a tela de configuração e orientado a seguir o passo a passo.

Pontos importantes:

Logue em seu painel cPanel (https://gagarinxxxx.hospedagemdesites.ws:2083) com seu login e senha do WHM e siga os passos abaixo:

  • Entre no seu gerenciador de arquivo e apague a pasta ‘Install’ (Caminho: /public_html/whmcs/install)
  • Torne os diretórios graváveis (Configuração já realizada pela Locaweb)
  • Agora você terá que configurar seu CRON com o comando: php -q/home/LOGIN_WHM/public_html/whmcs/crons/cron.php – Veja mais em: Tarefas Cron
    Obs.: Em Configurações comuns, selecione a opção: Uma vez a cada cinco minutos (*/5****).
  • Clique em: Go To the Admin Area Now >>

Para acesso pós instalação você deverá se logar com os dados criados nesse processo.

Após este passo, é necessário a integração/configuração do WHMCS junto ao WHM. Saiba mais aqui!

Clique aqui se você ainda tem dúvidas sobre a Revenda cPanel VPS. 

Espero que tenha gostado do conteúdo e que essas dicas facilitem seu trabalho. 😊

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