Faça backup e garanta que suas informações fiquem seguras!

em Revenda.

A informação é algo muito importante! Imagina só a responsabilidade dos bancos e outras empresas que asseguram os nossos dados pessoais? É enorme! E não precisamos ir tão longe… se você tem um site que disponibiliza vendas online, precisa se preocupar com os dados pessoais dos clientes. Por isso, o cuidado e a segurança de dados é um assunto cada vez mais necessário na vida da sua empresa.

Geralmente, o mais usual para evitar maiores perdar de arquivos é ter cópias de dados e informações mais importantes salvas em um local seguro, o famosos “backup”. Esse mecanismo garante sua segurança caso algum imprevisto aconteça com seus dispositivos.
Abaixo, vamos falar um pouco sobre alguns fatores que podem fazer você perder seus dados.

Tome cuidado com:

  1. Falhas computacionais: sem aviso prévio, qualquer dispositivo está sujeito a falhas;
    2. Infecção por Malware: Malwares podem corromper, encriptar ou excluir seus dados;
    3. Danos físicos ao dispositivo: seus arquivos estão mais sujeitos a danos, caso você utilize um dispositivo móvel (smartphones, tablets ou notebooks), seja por quedas ou por acidentes com líquidos;
    4. Roubo/Furto: Dispositivos móveis podem ser roubados com maior frequência, mas ainda assim é possível ter seu PC doméstico furtado ou roubado;
    5. Falha humana: Pessoas erram e podem deletar dados sem querer.

    E por que é importante fazer backup?
  2. Auditorias facilitadas;
    2. Rápida recuperação de dados;
    3. Vantagem competitiva;
    4. Evita retrabalhos;
    5. Em alguns casos, garante que sua empresa não quebre;
    6. Minimiza perdas financeiras;Existem diversas soluções para armazenamento de Backup. Você pode escolher a que mais for bacana pra você: tanto por Cloud (serviços online para todos os públicos) quanto em alguma ferramenta física (em dispositivos distintos).Como guardar os Backups?

Existem duas formas de se fazer backup. Ambas têm seus prós e contras. Vamos conferir qual a mais adequada para seus projetos? 

Localmente:

– Mais rápido para recuperar, porque os arquivos estão em sua estrutura, pertinho de você;
– Não é seguro em caso de acidentes ou defeitos na máquina local.


Remotamente: 

– Garante o acesso de qualquer lugar por meio da internet;
– Os arquivos continuam disponíveis em caso de problemas locais.

– A recuperação pode demorar mais, porque depende da conexão de rede.
– Pode comprometer a confidencialidade e integridade dos dados caso não tenha criptografia ou em caso de acessos indevidos.

Existe uma quantidade e atualização de Backups que devemos seguir?

É recomendado ter pelo menos 3 cópias de seus dados guardadas de maneiras diferentes. Além disso, é necessário fazer o backup periodicamente conforme for ocorrendo criação ou modificação de seus dados originais.

Você sabia que é desejável encriptar um backup?

Encriptar o backup impede que o mesmo seja acessado por usuários não autorizados caso o dispositivo onde você armazenou o backup seja perdido ou roubado.

E não é só isso! É também necessário realizar um Restore de backup, saiba o motivo:

Após concluir o seu processo de backup é necessário testá-lo.  A restauração garante que não terá surpresas quando precisar utilizar o seu backup, como por exemplo, descobrir que o arquivo gerado estava corrompido.

Aproveite e coloque essas dicas em prática e garanta mais qualidade e segurança ao seu ambiente!

Fontes consultadas:

https://cartilha.cert.br/mecanismos/
https://cartilha.cert.br/criptografia/
http://www.aliancatecnologia.com/conteudo/2015/05/quatro-tipos-de-backup/

https://guiaempreendedor.com/por-que-realizar-backup-e-extremamente-importante-para-empresas/

 

Você também pode gostar