3 dicas básicas para usar VoIP na sua empresa

em Voip.

No último post que falamos sobre tecnologia VoIP, eu contei as 4 informações que iriam te fazer querer conhecer a tecnologia VoIP, lembra? Se não, é só clicar aqui para ler o post completo no nosso blog. Dessa vez, vou dar 3 dicas básicas para você começar a usar a tecnologia VoIP na sua empresa.

Quando falamos de VoIP, um dos fatores mais importantes que devemos considerar é a conexão de Internet. Ter uma boa conexão é fundamental para garantir velocidade na transmissão dos dados de áudio e qualidade na comunicação. Isso acontece porque, como o próprio nome diz, a transmissão acontece por meio de Protocolos de Intenet. Na maioria dos casos, o requisito mínimo de conexão é de 42kbps por chamada simultânea.

A primeira dica: sabemos que a oscilação é muito comum quando pensamos em Internet, então procure trabalhar sempre com uma banda maior que a mínima recomendada! Isso vai evitar que você tenha problemas como voz robotizada, chamadas cortadas e coisas do tipo J.

Minha segunda dica é para o momento de escolher o dispositivo que você irá utilizar para se comunicar com a tecnologia VoIP. Por se tratar de uma tecnologia tão versátil, ela oferece muitas opções e possibilidades. Para simplificar eu vou falar brevemente sobre três opções que, na minha opinião, são as melhores e se encaixam para as diferentes necessidades das empresas.

  • Softphones: são softwares que você instala em seu computador ou notebook para se comunicar. Existem diversas opções disponíveis para download na web e, para que ele funcione corretamente, seu equipamento precisa estar equipado com placa de som, microfone, fones de ouvido ou caixas de som, e conexão à Internet;
  • Aplicativos Mobile: apesar de serem parecidos com os softphones, os aplicativos mobile, são desenvolvidos para utilização em tablets e smartphones. A grande vantagem é que ela te oferece liberdade para atender e fazer chamadas independentemente de onde você estiver, sem estar de certa forma preso em um local físico;
  • Telefones IP: Esse tipo de equipamento se diferencia dos telefones tradicionais por conta dos conectores que ele utiliza. Ele se conecta automaticamente à rede e permite a transferência de dados e, em alguns modelos, até imagem. O ponto de atenção sobre os telefones IP é o custo elevado que eles podem ter por serem tão sofisticados.

Minha terceira e não menos importante é para ajudar você a escolher o melhor fornecedor para sua necessidade. Antes de fazer sua escolha, é importante ter a resposta para a seguinte pergunta: qual é a necessidade da minha empresa?

  1. Você quer economizar com ligações?
  2. Quer otimizar a performance do seu time interno de vendas?
  3. Ou talvez aumentar a qualidade e velocidade da sua equipe de atendimento ao cliente?

Enfim, as necessidades podem ser muitas e não únicas. Por isso, antes de fazer sua decisão tenha isso muito bem definido.

Aproveita que você já tá por aqui e dá uma olhada nas opções de telefonia VoIP que a Locaweb oferece, tenho certeza que o nosso PABX Virtual vai atender suas necessidades.

Até a próxima !

Você também pode gostar