Há quem concorde.
Há quem discorde.
E ponto.

Diante de uma vida online cada vez mais pautada por discussões acaloradas, nada mais justo do que se munir de conhecimento e aprender mais sobre a arte de persuadir, não é mesmo? Afinal, quem é que gosta de “perder” nos fóruns da vida? Eu não gosto e aposto que você também não.

Um bom argumento, com uma base bem fundamentada, é a chave para “desarmar o oponente” e expor seu ponto de vista da melhor forma possível, quem sabe até o levando a mudar de opinião e a concordar com você. Mas como fazer isso?

Algumas técnicas podem ajudar – ao menos é o que aponta o estudo realizado pela Universidade Cornell. Um grupo de pesquisadores analisou alguns tópicos do fórum ChangeMyView, no Reddit, e conseguiu identificar as melhores estratégias para convencer uma pessoa.

Ah, agora você ficou curioso e não vê a hora de colocar essas dicas em prática? Leia com atenção, anote o que achar mais importante e prepare-se para ganhar! 😉

 

1 – Seja rápido, tecle rápido, pense rápido!

Segundo os pesquisadores, quanto mais rápido você intervir no tópico discutido, mais chance tem de concordarem com seu ponto de vista. Eles perceberam que os dois primeiros participantes geralmente têm mais sucesso em um fórum do que o décimo a comentar.

oh_my_god

2 – Cara, não seja tão chato, vai…
Posicione-se, exponha sua opinião, mas não seja chato. Dialogue com os demais participantes, mas se depois do quinta troca de argumentos você não conseguir convencer, é… melhor parar de insistir. Algumas pessoas simplesmente não entendem. E ponto.

anchorman-teamjump

3 – #VaiTime!

Quer convencer mesmo? Arrume aliados. O estudo mostrou que é muito mais fácil persuadir alguém quando outras pessoas concordam com você.

Caco digitando

4 – Embase seus argumentos:
Links, você disse links? Sim, eu disse links. Lembrou de alguma postagem que possa embasar sua opinião? Acrescente ao seu posicionamento! Utilizar dados jornalísticos, pesquisas e outras fontes, fundamentará seu ponto de vista e lhe dará mais credibilidade.

tudo é cópia da cópia de uma cópia

5 – Pode parar com o Ctrl C + Ctrl V!

Não utilize os mesmos argumentos de seu interlocutor. Isso é chato e não cola em um fórum. Utilize novos exemplos e, se possível, palavras diferentes. De acordo com os estudiosos, as opiniões mais sucedidas são aquelas que menos se parecem com os do ponto de partida.

angry typing

6 – Calma, calma. Amigo…

Não pense que ao usar palavrões e uma linguagem mais violenta você terá sucesso em sua justificativa. Quanto mais “de boas”, melhor. Escreva em um tom suave, monte um discurso complexo, cite exemplos, mas nunca perca a calma.
Ps.: Isso tende a irritar o oponente. 😉

typing-gif

7 – Qual é o melhor formato?

O estudo aponta que opinar em formato de lista não é o ideal, mas que o negrito e – o itálico principalmente -, são muito eficazes em fóruns. Quem fala “eu” ao invés do “nós”, se mostra mais aberto as demais opiniões, assim como os que se posicionam com tranquilidade.

E aí, será que essas dicas realmente funcionam? Talvez seja melhor testar na prática…
Para saber mais sobre o estudo, clique aqui.