Encontrar Devs Full Stack não é tarefa simples. Existem poucos profissionais como esse no mercado e quem deseja realmente se aventurar nessa gama tão abrangente, que existe ao somar Back e Front-End, tem grandes chances de se dar bem.

Porém, para ser uma pessoa desenvolvedora nesse nível, é importante já pensar em como direcionar sua carreira. Neste artigo nós daremos algumas dicas de por onde você pode começar, e logo você estará dominando essas habilidades. Veja!

 

1. Domine mais do que uma área de atuação 

O primeiro ponto para ser Dev Full Stack é entender a área e o mercado como um todo. Isso é crucial para, principalmente, entender o que é esse profissional hoje. 

Pense assim: há certo tempo, para ser Dev Back-End você só precisava dominar conceitos como FTP e bancos de dados em SQL. Hoje, profissionais dessa área devem saber trabalhar com versionamento, escalabilidade, formas diferentes de armazenamento, entre outros.

Essas diferenças também ocorrem no caso do Front-End, e isso muda a todo o tempo. Portanto, você precisa dominar o conhecimento dessas duas áreas e relacionar estratégias de negócios e de mercado para se destacar.

Lembre-se de acrescentar ao seu background conhecimentos que se relacionem com as suas atividades e que possam contribuir com a estratégia do negócio.

 

2. Saia do básico

Uma das maiores dúvidas de quem quer se tornar Dev Full Stack é: começo pelo Front-End ou pelo Back-End? Dá para fazer os dois ao mesmo tempo? 

A resposta é que: não existe um certo e um errado. Isso quem decide é você! Uma sugestão que pode levar em conta é: pense em conceitos, e não em áreas.

É claro que você pode, primeiro, se especializar na opção pela qual se interessa mais, mas inicie seus estudos focando ambos, iniciando de maneira mais abrangente.

Uma ideia é começar com HTML, depois ver CSS, então partir para o PHP, Java Script, e assim por diante. As próprias necessidades do seu trabalho te encaminharão, e você poderá conciliar um pouco de tudo.

Por outro lado, garantir uma especialização antes da outra te leva para o mercado mais rapidamente. Por isso, não fique parado!

 

 3. Não pare de estudar

As tecnologias mudam muito, e o modo de desenvolver, tanto web quanto softwares, também. Isso porque as necessidades dos usuários muda, entra o responsivo, a importância da UX, e assim por diante.

Portanto, estar sempre estudando é, sem dúvidas, um dos passos essenciais para ser Dev Full Stack de sucesso. Procure livros, entre em fóruns, discuta soluções com outros desenvolvedores e cresça cada vez mais!

Para outras dicas e artigos, acompanhe o blog da Locaweb!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário

Evento 100% grátis e online -1 Dias 3 Horas 50 Minutos 56 Segundos
INSCREVA-SE!