Os avanços tecnológicos permitem que dados sejam criados e armazenados não apenas em um dispositivo físico, mas também na nuvem. Entretanto, há quem tenha receio de deixar as informações apenas nesse espaço, já que a sua perda poderia ser definitiva. Para evitar que os arquivos sumam para sempre, é essencial conhecer os conceitos de backup e restore.

Continue lendo para entender o que é e para que serve esse tipo de configuração.

Navegue pelo índice

    Como funcionam backup e restore

    Alguma vez já trocou de celular e pensou que teria que colocar todas as suas informações no dispositivo novo, até que, ao adicionar o seu e-mail, todos esses dados apareceram? É assim que funciona o backup e restore. Essa solução de cloud computing serve não apenas para esse caso, mas também para tudo o que envolve internet — inclusive sites.

    A premissa é que os servidores não irão comprometer suas informações, caso elas sejam modificadas, movidas para outro lugar, atualizadas ou mesmo acidentalmente deletadas. É uma garantia de que os dados sempre poderão ser recuperados.

    Apesar do exemplo prático, quando se trata de backup e restore de sites e bancos de dados, é preciso ter mais atenção.

    Backup

    Esse é o primeiro estágio do processo. O backup é uma cópia de segurança das informações, que manterá a salvo tudo aquilo que você deseje ter disponível caso os arquivos se percam.

    O ideal é que ele seja realizado periodicamente para que os dados copiados sempre estejam atualizados. Supondo que você realizou esse processo há uma semana, fez alterações há dois dias e, hoje, precisa acionar a versão salva, o trabalho feito depois do último backup será perdido.

    Restore

    Fase final do processo, o restore é a ação de reativar todos os dados que haviam sido salvos no backup. Muitos sistemas, inclusive, contam com a possibilidade de fazer a restauração de diferentes versões previamente armazenadas.

    Como solicitar?

    Para solicitar, é preciso:

    • Sites: enviar para a Central do Cliente o diretório onde deverá ser salvo, data e horário e as pastas que devem constar nessa cópia;
    • Bancos de dados: também por meio de um chamado na Central, é preciso mandar o nome da base, IP ou hostname do servidor, data e horário.

    Há, ainda, a opção de fazer diretamente com o plano de hospedagem:

    1. vá em seu painel de hospedagem;
    2. busque a opção “backup/restore” e solicite;
    3. selecione se deseja realizar o processo em um site ou banco de dados;
    4. marque se deseja fazer backup ou restore;
    5. informe os dados solicitados;
    6. aguarde 24h até o chamado ser atendido.

    Gostou das dicas de backup e restore? Então continue lendo o blog da Locaweb para saber ainda mais!