O certificado de segurança (SSL) é algo imprescindível para os sites de hoje. Por causa da alta popularidade dessa tecnologia, que influencia tanto no posicionamento das páginas nos buscadores quanto na própria experiência do usuário, tornando-a mais segura, passamos a ter diversas possibilidades desse tipo de serviço no mercado.

Você enquanto desenvolvedor, precisa oferecer a opção certa para seu cliente. Confira as nossas dicas neste artigo e descubra qual a melhor opção!

Quais são os principais tipos de certificado de segurança?

Entre os serviços de certificado de segurança, existem alguns que se destacam não só pela popularidade, mas também pela facilidade na instalação e eficiência. Veja detalhes sobre eles:

SSL domínio único

O certificado para domínio único, como o próprio nome diz, protege somente um domínio. Ele oferece as funcionalidades completas de um SSL, com o cadeado no navegador, Selo Webtrust, multiplataforma e o SSL DV em si.

Entretanto, apesar de operar em versões www e nao-www, ele não se aplica aos subdomínios. Dessa maneira, ele é indicado para quem opera, por exemplo, uma loja virtual ou um portal de conteúdos, mas sem outros domínios para categorias e/ou blogs.

Let’s Encrypt

A Let’s Encrypt é uma Autoridade Certificadora Global, que permite que qualquer um possa ter, renovar e gerenciar um certificado de segurança (ou mais) SSL ou TLS. Em suma, o serviço oferecido não difere muito do SSL comum, a não ser o fato de que é gratuito.

Por outro lado, apesar de não necessitar de pagamento, ele é menos confiável e pode apresentar falhas (para as quais não há nenhum seguro, ao contrário do SSL comum).

Além disso, ele ainda apresenta problemas como uma validade menor, de 90 dias (contra 1 ano do pago) e sua compatibilidade com sistemas antigos deixa a desejar, já que ele é muito recente.

SSL Wildcard

O Wildcard é uma opção de certificado de segurança que garante a proteção de domínios e subdomínios de primeiro nível ilimitados, sem necessidade de novas contratações de SSL.

Entende-se, portanto, que todos aqueles domínios que apresentam até um ponto antes da extensão do seu site, estarão protegidos com a mesma segurança do principal. É ideal para quem possui várias páginas e endereços abaixo da sua URL principal.

Gostou das dicas? Para saber mais confira as soluções da Locaweb e aproveite para ler mais sobre o assunto em nosso blog!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário