Para você que trabalha e se interessa pelo mundo da tecnologia, já deve ter escutado o termo cloud computing — computação em nuvem, em português. Mas, afinal, o que é e para o que serve? 

Descubra no artigo e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Navegue pelo índice

    O que é cloud computing?

    O cloud computing é uma forma de servidor remoto que conecta e centraliza recursos, programas e dados de maneira on-line. Ou seja, uma hospedagem em nuvem. 

    Com ela, o usuário é capaz de acessar qualquer tipo de informação por meio do seu celular, desktop ou tablet, e, melhor, sem precisar se conectar a um servidor local! 

    De qualquer lugar, independentemente de onde esteja, é preciso, apenas, de um navegador e uma boa conexão com a internet. 

    A ideia surgiu como uma forma de melhorar a experiência daqueles que precisam da tecnologia para trabalhar ou, simplesmente, tratar questões pessoais.

    Benefícios do cloud computing

    Como em qualquer tipo de hospedagem, o cloud computing também possui vantagens e desvantagens. Porém, nesse caso, os benefícios superam qualquer tipo malefício. 

    Conheça alguns pontos positivos:

    • redução de custos com infraestrutura;
    • economia do espaço, uma vez que os recursos permanecem on-line;
    • centralização da informação;
    • flexibilidade de recursos de acordo com as necessidades;
    • possibilidade de trabalho remoto.

    Quais são os tipos de cloud computing?

    O cloud computing é um modelo de armazenamento de dados muito eficiente e de alta qualidade.

    Ele centraliza todas as informações de uma organização de maneira on-line e, o melhor, não é preciso se conectar a um servidor local sempre que quiser acessar um dado! O modelo nada mais é do que uma hospedagem em nuvem.

    1) Nuvem Pública

    Na nuvem pública, todas as informações armazenadas de uma empresa ficam disponíveis na web e podem ser compartilhadas simultaneamente entre os usuários.

    Por ter a funcionalidade do compartilhamento do servidor, costuma ser uma opção mais em conta, uma vez que não compromete tanto o orçamento da empresa.

    Esse serviço é indicado para negócios que desejam estar adeptos às novas tecnologias, mas sem comprometer seus gastos finais.

    2) Nuvem Privada

    É similar à pública, porém, o compartilhamento das informações entre os usuários é de uso restrito. Por exemplo, caso a empresa faça muitas transações financeiras e não queira que outras pessoas, além da área responsável por essa ação, tenham acesso.

    É a opção mais indicada para a proteção de dados, em médias e grandes empresas.

    3) Nuvem Híbrida

    híbrida é, basicamente, a junção das duas nuvens anteriores. O modelo permite que informações mais sigilosas fiquem armazenadas na nuvem privada, por exemplo, e as de uso comum, na pública.

    Além disso, há três serviços disponíveis dentro do cloud computing. São eles:

    SaaS

    Permite que você acesse o software como serviço, sem comprar sua licença, usando de forma gratuita na na nuvem.

    PaaS

    É contratado um ambiente completo de desenvolvimento, sendo possível criar, modificar e otimizar softwares ou aplicativos;

    IaaS

    Os recursos de infraestrutura são alugados — servidores, routers, racks, datacenters, hardware, entre outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.

    Gostou do conteúdo? Entre no site da Locaweb para conhecer as soluções em cloud disponíveis para o seu negócio!