Para você que trabalha e se interessa pelo mundo da tecnologia, já deve ter escutado o termo cloud computing — computação em nuvem, em português. Mas, afinal, o que é e para o que serve?
Descubra no artigo e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que é cloud computing?
O cloud computing é uma forma de servidor remoto que conecta e centraliza recursos, programas e dados de maneira on-line. Ou seja, uma hospedagem em nuvem.
Com ela, o usuário é capaz de acessar qualquer tipo de informação por meio do seu celular, desktop ou tablet, e, melhor, sem precisar se conectar a um servidor local!
De qualquer lugar, independentemente de onde esteja, é preciso, apenas, de um navegador e uma boa conexão com a internet.
A ideia surgiu como uma forma de melhorar a experiência daqueles que precisam da tecnologia para trabalhar ou, simplesmente, tratar questões pessoais.
Atualmente, existem três serviços de computação em nuvem:
- pública: na nuvem pública, todas as informações estão disponíveis na web e são compartilhadas entre os usuários que a usam simultaneamente;
- privada: a empresa mantém a nuvem em seu próprio domínio interno e oferece acesso aos usuários, porém, ele é restrito;
- híbrida: é a combinação das duas nuvens anteriores.
Antes de escolher a melhor opção para você, alinhe as suas expectativas com o seu objetivo.
Benefícios do cloud computing
Como em qualquer tipo de hospedagem, o cloud computing também possui vantagens e desvantagens. Porém, nesse caso, os benefícios superam qualquer tipo malefício.
Conheça alguns pontos positivos:
- redução de custos com infraestrutura;
- economia do espaço, uma vez que os recursos permanecem on-line;
- centralização da informação;
- flexibilidade de recursos de acordo com as necessidades;
- possibilidade de trabalho remoto.
Além disso, há três serviços disponíveis dentro do cloud computing. São eles:
SaaS
Permite que você acesse o software como serviço, sem comprar sua licença, usando de forma gratuita na na nuvem.
PaaS
É contratado um ambiente completo de desenvolvimento, sendo possível criar, modificar e otimizar softwares ou aplicativos;
IaaS
Os recursos de infraestrutura são alugados — servidores, routers, racks, datacenters, hardware, entre outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.
Gostou do conteúdo? Entre no site da Locaweb para conhecer as soluções em cloud disponíveis para o seu negócio!