Como um desenvolvedor web, você já deve saber que há vários aspectos que podem influenciar no posicionamento de um site. Uma das maneiras mais eficazes de garantir a boa performance dos websites que você cria é a otimização para SEO. 

Quer aprender mais sobre o assunto e finalmente conquistar a tão sonhada posição na primeira página do Google? Confira o artigo!

 

Qual a importância da otimização para SEO?

Se você é um pouco familiarizado com o buscador mais famoso do mundo, o Google, já sabe que todos os anos surgem novas regras sobre a otimização para SEO, sendo indispensável estar por dentro de todas elas. 

Na prática, há uma série de técnicas para implementar na estrutura de um site e conquistar a performance esperada. 

Antes de mais nada, você costuma planejar a construção de uma página, isto é, definir os objetivos? Esse primeiro passo pode ser um ponto crucial na hora do ranqueamento. 

Para isso, é preciso entender qual é a intenção do seu cliente com a otimização, podendo ser:

  • geração de leads;
  • aumento de vendas;
  • aumento do tráfego orgânico;
  • autoridade de marca;
  • conquista das primeiras posições em mecanismos de busca.

Com o objetivo definido, fica mais fácil direcionar seus esforços. A otimização para SEO é importante no desenvolvimento de uma página, pois além de deixá-la nas primeiras posições de buscadores: 

 

Promove uma melhor experiência aos usuários

Sim, o Google sabe muito bem se um usuário pode ter uma experiência favorável ou não dentro de um site. Isso porque se os visitantes não puderem encontrar o que buscam, consequentemente, o desempenho da página irá cair.

Sabe as famosas posições zero ou aquelas caixas de perguntas em que o buscador já sugere um artigo? Elas servem como um mecanismo rápido de resposta com a intenção de oferecer, de maneira rápida e fácil, informações.

E o quê SEO tem a ver com isso? Tudo! A qualidade de conteúdo e as técnicas usadas dentro de cada site promovem uma melhor experiência para quem procura, trazendo até mesmo mais tráfego. 

 

É mensurável

É possível analisar todo o desempenho e crescimento de um site com as práticas de otimização para SEO. Ou seja, não tem como mentir em relação ao número de acessos, conversões, taxa de rejeição, entre outros pontos. 

Há sempre uma oportunidade para descobertas no site, como implementação de novas palavras-chave, por exemplo. Dessa forma, você poderá acompanhar frequentemente o desempenho dos sites e até propor melhorias para o seu cliente. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para acessar o Guia Definitivo de SEO para e-commerce

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