Se você trabalha com servidores, certamente deve conhecer quase todos os tipos existentes no mercado, certo? No meio de uma ampla variedade, você sabe responder, quando um cliente te pergunta, qual é a melhor opção para o determinado negócio dele? Você, como uma boa pessoa desenvolvedora, deverá saber.

No artigo de hoje, nós abordaremos sobre o servidor VPS e como configurá-lo. Acompanhe!

O que é um servidor VPS?

O servidor VPS, ou servidor virtual privado, é um meio termo entre a hospedagem compartilhada e a dedicada. Isso porque ele virtualiza os recursos computacionais de um espaço físico e forma uma nuvem.

Nesta nuvem é possível delimitar o que cada cliente vai usar, bem como, memória, processamento, espaço em disco e outras funcionalidades. Um fato interessante do VPS é que se acontecer um alto pico de acessos na mesma nuvem, por exemplo, isso não afetará em nada na usabilidade do recursos de outros usuários.

Ou seja, um ou mais sites, que utilizarem o mesmo servidor, não serão prejudicados! São inúmeras as vantagens que essa instalação pode trazer, mas antes de oferecer aos seus clientes, você sabe como configurá-lo?

Como começar a usar o Cloud VPS?

Antes de tudo, comece escolhendo qual o melhor plano para o seu projeto. No Cloud VPS Locaweb é possível encontrar diversas opções com o melhor custo-benefício e ferramentas integradas para te ajudar a escalar o seu negócio.

Os primeiros passos para desenvolver começam pelo apontamento do SSH através de um painel de controle para gerenciamento próprio do Cloud VPS Locaweb (lembre-se de ter em mãos seu IP para executar as demais configurações do servidor).

Por ser uma das opções mais flexíveis para desenvolver suas aplicações, desde o início é possível escolher qual linguagem será utilizada, qual sistema operacional irá compor sua aplicação e quais recursos serão compartilhados dentre os seus projetos.

Para começar, configure o painel da sua hospedagem, adicionando domínios e subdomínios e faça o gerenciamento do DNS.

Dica extra: uma das opções de quem quer desenvolver uma estrutura de alto desempenho, é conciliar o Cloud VPS com LAMP (mistura de Linux, Apache, MySQL, PHP), por exemplo.

Aproveite para acessar o site da Locaweb e conhecer na prática todos os recursos e especificações do cloud feito de Dev para Devs.

Agora que você já sabe por que utilizar um Cloud VPS e como adotá-lo na sua rotina de desenvolvimento, veja por que construir um portfólio de serviços pode aumentar suas chances de se destacar.