O trabalho de um desenvolvedor consiste, na maioria das vezes, em solucionar problemas ou, antes disso, implementar ferramentas que os evitem. Por isso, é crucial saber aplicar soluções web efetivas e de ampla funcionalidade.

Tem dúvidas sobre quais são as principais, que podem realmente melhorar o desempenho de seu trabalho? Confira as dicas da Locaweb!

Navegue pelo índice

    Por que aplicar soluções web ao desenvolvimento? 

    Essa é uma dúvida comum, e muitas vezes o desenvolvedor pode entender que algumas soluções web geram, na verdade, outros problemas e mais custos ao trabalho. Na verdade, é o contrário.

    Com as ferramentas certas, você poderá reduzir os custos, agilizar a implementação e o próprio desenvolvimento e, até, aproveitar melhor os equipamentos que tem disponíveis para programar. 

    Veja as principais:

     

    1. Cloud Computing

    Os serviços na nuvem (cloud computing) são soluções web que podem ajudar muito no desenvolvimento. Isso porque eles ampliam a memória do site/aplicação e ainda podem servi-lo de diversas maneiras, sendo as principais:

    • IaaS — Infraestrutura como serviço;
    • PaaS — Plataforma como serviço;
    • SaaS — Software como serviço.

    Um dos principais pontos é que, além de permitir que você opere uma estrutura geral de desenvolvimento mais robusta, sem tantos gastos, ainda permite acesso remoto às informações e pode ser uma ótima ferramenta para backup.

     

    2. Conexão via SSH

    Para quem tem uma hospedagem ou usa um cloud VPS, utilizar a conexão via SSH é a melhor maneira de configurá-lo e fazer alterações nos arquivos de forma remota e segura. É uma boa alternativa para o tão utilizado FTP. Com uma conexão via SSH é possível modificar e administrar remotamente seus servidores. 

    A principal vantagem desse protocolo é a criptografia dos dados, além da exigência de dupla autenticação, que evita a interceptação de informações e até invasões ao servidor. 

    Por outro lado, há também a questão da velocidade, já que pelo SSH é possível instalar softwares, bancos de dados, PHP, entre outros, bem mais rapidamente entre um computador de usuário e um servidor de hospedagem. 

     

    3. Codepen

    Às vezes é frustrante, ao criar um código, abrir toda a aplicação ou o site e ver que aquilo não funcionou como deveria. Por isso, o melhor é já garantir esse funcionamento com ferramentas de teste em tempo real.

    Uma boa opção é a Codepen, que pode ser acessado diretamente do navegador. Lá, é possível testar códigos em HTML, CSS e JS. Basta entrar na ferramenta e começar a escrever!

    Gostou das dicas de soluções web para desenvolvedores? Aproveite para colocá-las em prática e agilize seu trabalho!

    Para conferir como a Locaweb pode ajudá-lo, acesse nosso site!