Para quem deseja empreender na área de desenvolvimento web, é preciso saber que nem tudo são flores. Muitas vezes, o caminho é árduo e requer foco e preparo para que as coisas não fujam do planejado.

Existem áreas do desenvolvimento web nas quais é possível se especializar para conseguir empreender. Saiba quais são elas no artigo a seguir.

Navegue pelo índice

    O que faz o profissional de desenvolvimento web?

    De forma geral, podemos dizer que o desenvolvedor web ― ou web developer ― é o profissional responsável por criar páginas para a internet.

    Toda estrutura por trás de um site, construída por um conjunto de códigos e comandos, são lidos pelo navegador para exibir exatamente o que você vê.

    O responsável por escrever esses códigos e fazer a manutenção, para que tudo saia como o esperado, é o desenvolvedor web.

    Dentre as formas de empreender no desenvolvimento web, estão:

    1. Dev front-end e Dev back-end

    Para quem deseja empreender, é possível atuar como Dev front-end e Dev back-end.

    O Dev front-end fica responsável pela criação da parte gráfica de um site e de um produto digital e faz a conversão dos dados em uma interface agradável, usando linguagens como JavaScript, CSS e HTML.

    Já o Dev back-end é responsável pelas funcionalidades do site e pela interação do produto digital com o usuário, como: criação de contas, login, senha, entre outras ações executadas pelos clientes.

    Entre algumas das linguagens necessárias para o desempenho das funções estão: PHP, Ruby, Phyton e Java.

    2. Desenvolvimento de aplicativo

    Você já se perguntou como são feitos os aplicativos ou quem são os profissionais envolvidos nesses projetos?

    O desenvolvimento web para mobile é o segmento responsável pelo planejamento, elaboração, testes e implementação de softwares para os dispositivos móveis.

    Para empreender nesse ramo, é preciso estar preparado para programar para Android e iOS.

    Para isso, é preciso dominar linguagens de programação como Objective-C., Swift e Java.

    3. Desenvolvedor Full-Stack

    Enfim, chegamos ao full-stack (ou generalista). Tal profissional está apto para atuar tanto com aplicativos quanto sites, com front-end e back-end.

    Para isso, é preciso conhecer o processo de desenvolver o software, bem como sistema de hospedagem, rede, banco de dados, servidor, segurança de dados, UX, entre outros conceitos.

    Qual desses caminhos você pode trilhar? Aquele que mais combina com o seu estilo e, claro, o ideal é começar com uma atividade ligada a linguagens e softwares que já são do seu domínio web.

    Outra grande vantagem para dar impulso no mercado de desenvolvimento web estão nas próprias soluções disponíveis no mercado. Utilizando softwares em SaaS é possível otimizar as etapas de desenvolvimento e se dedicar ao que realmente você curte com muito mais profissionalismo.

    Em quaisquer dos caminhos escolhidos, é necessário um provedor de hospedagem de site, como a Locaweb, para fornecer espaço em um servidor. Seu provedor armazena todos os seus arquivos e bancos de dados no servidor.

    Além disso, é necessário contar com parceiros de sucesso para construir seu portfólio e conquistar clientes. Aproveite para conhecer como a Locaweb Pro pode te ajudar a se destacar no mercado.

    Confira mais dicas para empreender no blog da Locaweb.