O trabalho como freelancer já é uma realidade no Brasil. A perspectiva para 2018 era de um aumento de 20% no número de pessoas que atuam dessa forma. Entre elas, muitas são desenvolvedores. Apesar de isso ser muito comum na área, há profissionais com dificuldades na hora de conseguir mais clientes.

Nem sempre é fácil se posicionar, buscar os locais certos para mostrar seu trabalho e ter os contatos que vão gerar oportunidades. A vida de programador freelancer tem seus desafios, mas todos podem ser superados pelo caminho certo.

Neste post você entenderá mais sobre a vida de freelancer na profissão e conhecerá o caminho para conseguir mais clientes. Confira.

Navegue pelo índice

    Os desafios da vida de um programador freelancer

    O conforto e a certeza de um salário fixo não fazem parte da rotina do programador freelancer. Para ele, a todo momento é hora de conseguir uma nova oportunidade de trabalho. Só assim é possível ter estabilidade financeira e a regularidade no fluxo de novas demandas. Para muitos, isso pode ser um problema e tanto.

    Lidar com clientes também não é muito fácil. A vida de freelancer requer uma comunicação mais direta, assim como a negociação por valores e prazos. Nem sempre há alguém flexível e disposta a entender do outro lado e, ao desenvolvedor, resta saber se comunicar adequadamente. Isso é fundamental para seu sucesso.

    O profissionalismo

    Talvez o maior desafio para o programador freelancer seja chegar a um alto nível de profissionalismo. Clientes buscam pessoas que inspirem confiança e, se não obtém isso no desenvolvedor autônomo, certamente vão recorrer a agências de grande porte. Para não perder essas oportunidades, é preciso se posicionar da forma certa.

    Esse é o primeiro passo para uma apresentação precisa e que transmita credibilidade. Contudo, na vida do profissional freelancer, conseguir mais clientes é um trabalho duro e que requer esforços contínuos.

    ​Os caminhos para conseguir mais clientes

    Há caminhos que todo desenvolvedor freelancer precisa seguir. Eles capacitam o profissional a estar mais visível ao mercado, conhecer outros colegas de trabalho competentes e abrir portas. Indicações, parceiros e um posicionamento profissional são alguns dos principais requisitos para ter sucesso nessa atuação.

    A seguir, conheça cada um dos principais caminhos para conseguir mais clientes e entenda por que cada um deles é muito importante.

    Faça networking

    Uma boa rede de contatos pode abrir portas e fazer com que mais clientes cheguem até você. É muito importante conhecer outros profissionais da área, já que diferentes perspectivas profissionais inspiram aprendizado e, principalmente, novas possibilidades. Estar aberto a contatos é também abrir caminho para oportunidades.

    Projetos grandes, por exemplo, são conduzidos por vários profissionais. Você pode receber bons convites de trabalho se estiver sempre por perto, mantendo contato e se mostrando disponível aos colegas de profissão. É preciso ser ativo na sua comunidade profissional, disposto a ajudar e sendo lembrado em momentos bons.

    Vá feiras e eventos

    Uma das formas de fortalecer seu networking é justamente indo à feiras e eventos relacionados à profissão. Programadores estão sempre se reunindo em oportunidades como essa. Esses momentos são fundamentais para trocar boas ideias, conhecer profissionais e aumentar suas chances de conseguir mais clientes.

    Os eventos trazem as tendências da área e ajudam o desenvolvedor a se manter informado e atualizado. Naturalmente, se você está lá, se mostra um profissional interessado em melhorar. Tenha a certeza de que, nessas ocasiões, você encontrará pessoas com o mesmo pensamento, e são justamente elas que abrirão boas portas.

    Busque indicações

    As indicações são ferramentas indispensáveis para freelancers de programação. Elas podem vir por meio de dois agentes principais: profissionais da área e clientes com os quais você já trabalhou. O primeiro tipo de indicação, como já vimos, vem por meio de um networking sólido. Se o profissional confia em você, vai indicá-lo.

    Quanto aos clientes, é preciso ter a postura certa. Durante o trabalho, mostre-se disponível ao suporte, aberto a ouvir e pronto para solucionar qualquer questão. Uma vez que o projeto é entregue, um pós-venda de qualidade faz diferença. Essa satisfação é o caminho certo para novas indicações e para a fidelização.

    Desenvolva seu portfólio

    É praticamente impossível conseguir mais clientes se eles não conhecem o seu trabalho. Todo programador freelancer precisa de um portfólio. É por meio dele que você mostrará tudo que desenvolveu até hoje. Esse material é uma base sólida e que transmite confiança a quem está interessado no seu trabalho.

    Portanto, foque em ter um portfólio bem organizado e com uma boa quantidade de materiais, se você já tem muitos projetos desenvolvidos. O ideal é que você coloque esse conteúdo dentro de um site institucional, valorizando seu posicionamento profissional. Clientes valorizam e consideram isso ao fechar com um freelancer.

    Inscreva-se em plataformas de comunidade freelancer​

    As plataformas de comunidade freelancer fazem um trabalho simples e fundamental: conectam programadores com pessoas que estão interessadas em seus serviços. Essa é uma maneira muito objetiva de conseguir novos trabalhos e se manter ativo, sempre com um bom fluxo de demandas. Você terá oportunidades de todos os tipos.

    Sites como o Profissionais de Internet selecionam os desenvolvedores mais qualificados e adequados para cada tipo de projeto. Assim, o cliente tem exatamente o que precisa, e o profissional consegue uma oportunidade dentro de seu campo de atuação.

    Tenha seu espaço em redes sociais

    Outra maneira extremamente importante de mostrar profissionalismo é ter sua página nas redes sociais. Não são seus perfis pessoais, são os empresariais, que têm informações sobre seus serviços e sobre a sua atuação. A busca por essas plataformas é grande e, se você se mostra bem, certamente será uma opção.

    Comporte-se como uma empresa. Mostre seus trabalhos, permita avaliações dos clientes, alimente as páginas com informações relevantes e sempre responda questionamentos nos posts. Você vai conseguir engajamento e visibilidade, com uma atuação que chamará atenção de possíveis interessados.

    Um programador freelancer, apesar dos desafios que enfrenta, pode conseguir mais clientes e ter sucesso na carreira autônoma. Com essas dicas você saberá como se posicionar diante do público, como aumentar sua rede de contatos e mostrar seu trabalho de forma profissional.

    Gostou deste post? Outros conteúdos como este também podem ser úteis para você. Assine a nossa newsletter e os receba diretamente no seu e-mail.