Registrar um domínio para sua empresa é um dos primeiros passos para garantir a presença online do seu negócio. Ele, afinal, será o endereço de seu negócio na internet.

O domínio, além de indicar para o usuário como chegar até o seu site, pode mostrar, por meio da extensão, qual o seu ramo de atuação e, ainda, trazer credibilidade ao seu negócio.

O que é um domínio?

Basicamente, trata-se do endereço digital do seu site na internet. Assim como acontece com os endereços físicos, não há dois domínios iguais, ou seja, que contenham exatamente as mesmas palavras e a mesma extensão.

Isso porque o domínio nada mais é do que a tradução do número de IP do servidor em que estão armazenados os dados da empresa. Ele substitui uma combinação de 12 dígitos, o que seria muito difícil para memorizar.

O endereço pode ser registrado em diversas extensões. Entre as mais conhecidas estão:

  • .com;
  • .br;
  • .net;
  • .blog;
  • .org;
  • .biz;
  • .info.

Mesmo sendo mais comum encontrarmos “.com” e “.com.br” entre as extensões mais conhecidas, essa não é uma escolha que impacta no seu ranqueamento no Google. Hoje, a qualidade e relevância do conteúdo publicado por você é o grande diferencial que faz com que sua página seja mais ou menos vista.

Logo, o registro de domínio em qualquer extensão traz benefícios e é capaz de gerar credibilidade e fortalecimento para a sua marca.

 

Mas qual é a diferença entre HTTP e HTTPS afinal?

HTTP significa Hypertext Transfer Protocol ou, em português “protocolo de transferência e hipertexto” e é basicamente um código encarregado de realizar a transferência entre os dados de uma página e o dispositivo que está solicitando o acesso. Já o HTTPS significa Hypertext Transfer Protocol Secure ou, em português “protocolo de transferência de hipertexto seguro”. A diferença entre os dois é que o HTTPS adiciona uma camada de segurança por meio do SSL, que possibilita que os dados sejam disponibilizados de forma criptografada.

Dessa forma, é muito mais recomendada a utilização do HTTPS com SSL, principalmente em casos de transferência de dados bancários, como e-commerces. Implementar um certificado SSL aumenta a segurança das transações e a credibilidade do site, pois no navegador é apresentado um cadeado verde antes da URL, conforme a imagem abaixo:

Além disso, o Google também recomenda a utilização do HTTPS e prioriza estes sites em seus resultados de busca, ou seja, utilizar o HTTPS é uma boa prática de SEO.

 

Como posso utilizar o certificado SSL em meu site?

A boa notícia é que hoje ficou muito mais fácil emitir e instalar um certificado SSL em seu site. A Locaweb traz inúmeras vantagens para os clientes que estão hospedados com a gente.

Depois de contratar o seu certificado, você terá acesso a um painel que de forma simples e automatizada, te ajudará a gerenciar, emitir e instalar seu certificado.

 

*link contratar seu certificado: https://www.locaweb.com.br/ssl-locaweb/

*link painel SSL: https://painelssl.locaweb.com.br

 

 

É simples: com poucos cliques, a emissão pode ser feita seguindo um passo a passo. Veja:

 

Você receberá um e-mail para confirmar os dados de seu certificado. Depois dessa aprovação, instalar seu certificado é ainda mais fácil. Basta um clique e pronto!

 

Caso você não esteja hospedado com a gente, não tem problema. Também podemos te auxiliar em todo processo com o nosso suporte especializado!

Ah, vale lembrar que todos os sites que possuem certificado SSL possuem ranqueamento superior pelo Google. Então, não perca tempo e venha ser um cliente da hospedagem e do SSL Locaweb.

Ah, e se você ainda não conseguiu entender o procedimento, não se preocupe. Confira o esse vídeo superexplicativo que fizemos especialmente pra você:

<Vídeo>