O ano de 2020 trouxe consigo um aceleramento na transformação on-line de empresas por conta da pandemia. Um estudo da Exame, por exemplo, mostra que houve um aumento de 40% de compras por internet. Por conta disso, o trabalho de uma agência digital se torna cada vez mais atrativos para as empresas.

Se você é um desenvolvedor, isso também significa um crescimento de oportunidades de mercado. Quer entender como sua profissão entra nessa história? Então continue lendo este artigo!

O boom da busca por uma agência digital

A transformação digital é algo que já vem acontecendo há algum tempo. O uso de ferramentas de gestão ou mesmo serviços de armazenamento na nuvem para guardar os dados são alguns exemplos de como a tecnologia passou a ocupar espaços em organizações em todas as partes do mundo.

Porém, o número de empresas que ainda funcionava apenas no físico era alto. A projeção de especialistas era que isso acontecesse em cerca de cinco anos, mas a pandemia acelerou esse processo. Afinal, como continuar vendendo se as pessoas não podem sair de casa?

É nesse contexto que ocorre o ‘boom’ da procura por uma agência digital. Grande parte desses negócios que precisam criar uma presença on-line não tem especialistas no assunto entre os funcionários. Portanto, precisam buscar o apoio de quem realmente entende de estratégias nesse meio.

O papel do desenvolvedor na agência digital

De acordo com o estudo da consultoria McKinsey & Company, 92% dos líderes corporativos afirmam que se não se adaptassem à tecnologia, não teriam sobrevivido nesse ano.

Esse novo cenário se mostra como uma ótima oportunidade de mercado não apenas para a agência digital, mas também para o desenvolvedor. Ou seja: este é o momento ideal para aumentar seu portfólio e conseguir novos trabalhos, em parceria com agências.

Criação de sites

Uma das principais demandas das empresas que estão passando pela transformação digital é a criação de sites para que seja possível comercializar seus produtos e serviços on-line.

Desta forma, um desenvolvedor poderá fornecer uma página que atenda a essas expectativas:

    garantir a melhor hospedagem;
    otimização de SEO para melhorar os resultados nas ferramentas de busca;
    criação de plataformas específicas para o tipo de negócio. Por exemplo: um comércio precisa de um site com loja virtual;
    certificado de segurança, principalmente em sites que permitam a compra de produto e fornecimento de dados.

Experiência do usuário

Ter um crescimento de empresas no meio digital também significa aumento da concorrência na internet. Por conta disso, é preciso encontrar soluções para que a página seja mais atrativa para os clientes.

É nesse contexto que entra a experiência do usuário. Velocidade de carregamento, site intuitivo e adaptação para acesso em dispositivos móveis são algumas das formas como o desenvolvedor pode melhorar a performance.

Continue lendo o blog da Locaweb para mais dicas sobre desenvolvimento e agência digital!!