Para vender mais neste Natal e aproveitar oportunidades extras, confira estas dicas “mão na massa” para impulsionar seu negócio online.

Neste final de 2023, o desafio é dos bons para quem tem um negócio: a chegada do Natal – e um do Ano Novo – pede uma programação muito bem feita para aproveitar as oportunidades de vender mais.

Aqui, vamos dar exemplos que podem ser colocados em prática, no melhor estilo “mão na massa”, para suas vendas de Natal serem um sucesso. Sem enrolação, vamos às dicas de como vender mais no Natal. Confira:

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      Análise e Metas

      Trace uma meta geral e a separe em períodos – afinal, haverá épocas mais aquecidas de vendas do que outras. É essencial ter um lugar de destino para alinhar a estratégia de vendas. Vale a máxima: o que não se mede, não se gerencia.

      Produtos

      Em geral, as pessoas têm um orçamento definido para presentear e, dentro dessa previsão, há categorias: lembrancinha, presentão, bom presente e assim vai.

      Acompanhe esse raciocínio e ofereça diversificação. Lembrancinhas que agregam um código visual de qualidade podem gerar boas vendas. Um bom incremento é a embalagem – pense nisso quando elaborar a campanha de vendas de Natal.

      Pense nos pontos fortes do seu negócio, nos produtos mais atrativos por categoria de preços, nas opções de entrega. Aliás, caso tenha um ponto físico para retirada de mercadoria, ofereça também.

      Muitas pessoas topam o “clique e retire”. Tudo isso precisa ser levado em conta para enriquecer a experiência de compra.

      Experiência no e-commerce

      A quantas anda a velocidade do seu site? As fotos do produto são boas? São apresentadas em ângulos diferentes? Permitem um bom zoom e a visualização de detalhes? Tudo isso é importante para quem compra online.

      Se a navegação for confusa, pare tudo e resolva isso. E se houver lentidão, saiba que uma demorinha aqui e outra ali faz a pessoa correr rapidinho para o e-commerce da concorrência.

      Esses são apenas alguns exemplos do que pode jogar contra seu negócio virtual. A concorrência é alta e quem compra quer, no mínimo, uma experiência sem atritos.

      Certificação SSL

      E para garantir a segurança de operações, dados e outras informações – tanto para você quanto para os seus clientes – é imprescindível contar com um certificado digital SSL.

      Para quem faz transações financeiras e busca ranqueamento orgânico, mais ainda. Além disso, o certificado tem compatibilidade universal com navegadores e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

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      Como criar uma campanha de Natal

      O Natal conta com uma série de atributos e clichês para atribuir familiaridade e facilitar a comunicação. É importante que sua marca mantenha sua essência durante a campanha. A originalidade atrai os olhares e torna as pessoas fiéis à sua marca.

      As campanhas de marketing geralmente têm um roteiro, um storytelling. Crie uma narrativa envolvente e personificada, com a cara da sua marca e colocando os produtos como parte central das situações. Isso ajuda a criar mais situações de vendas. Esteja atento a aspectos como:

      E-mail marketing

      A temática pode ser encabeçada numa campanha de e-mail marketing para testar a efetividade da narrativa. As peças devem ser organizadas e agendadas para serem disparadas periodicamente, lembrando sempre de fazer a análise do relatório para possíveis ajustes.

      Aqui na Locaweb temos uma ferramenta de e-mail marketing. Nossa ferramenta tem funcionalidades importantes como classificação dos contatos segundo o engajamento com os e-mails, campos customizáveis – para você poder chamar o cliente pelo nome individualmente.

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      Redes sociais

      Invista bem seu tempo e recursos de marketing. Saiba em qual rede social seu público te dá mais retorno para concentrar forças nela. É importante, sim, se comunicar em todas as redes sociais nas quais sua marca está presente, mas entenda em qual delas será feito o maior esforço de vendas.

      Em vendas, é essencial aproveitar o calor da emoção. Muita venda é feita pelo desejo pelos produtos – estar de prontidão para responder ajuda muito.

      Para lidar com as redes sociais de modo mais prático e efetivo, contrate uma ferramenta agregadora. Nesse tipo de ferramenta, é possível administrar as redes sociais simultaneamente e responder as interações – como os comentários e mensagens diretas.

      Agendamento de posts 

      Outro ponto para ajudar a organizar a estratégia é contar com uma ferramenta de redes sociais que permita programar as postagens. No decorrer do ano a gestão manual das redes sociais é complicada – e ainda mais em época de vendas.

      Muito pode ser feito para vender mais no Natal e muitas técnicas são aplicáveis o ano todo. Pense nos detalhes de maneira estratégica, busque a tecnologia para operacionalizar seu negócio – afinal, sua cabeça precisa estar arejada para pensar aquilo que a máquina não alcança.