Se você trabalha com desenvolvimento, certamente já deve ter ouvido falar sobre o serviço de armazenamento em nuvem. Mas você conhece o object storage? Essa tecnologia surgiu com o objetivo de solucionar problemas em relação a falta de armazenamento de arquivos para as empresas.

Saiba tudo sobre o tema no artigo abaixo!

O que é serviço de armazenamento em nuvem?

O serviço de armazenamento em nuvem, como o próprio nome já diz, permite que dados sejam guardados em um sistema externo ao transferi-los pela internet ou por outra rede.

Isso significa que é possível armazenar conteúdos estáticos, backup, big data e arquivos para aumentar a segurança e desempenho das suas aplicações.. As empresas, por sua vez, precisam dessa tecnologia para transferir e guardar de forma segura seus dados e informações.

Elas podem optar por três modelos usualmente conhecidos, como o serviço de nuvem híbrida, privada e pública.

Como funciona o object storage?

O termo object storage – também chamado de object-based storage -, nada mais é do que uma arquitetura de armazenamento de arquivos. Ela permite que dados, aplicações e outras arquiteturas sejam armazenadas.

Essas informações podem ser conteúdos de multimídia, por exemplo, e não necessariamente estruturadas ou binárias. O grande benefício é manter esses dados em um único repositório, de forma segura, separando a aplicação do storage e aumentando o nível de desempenho.

O uso do object storage é ainda mais importante para aquelas organizações e projetos que gerenciam um grande volume de dados internos e aplicações de alto desempenho. Ou seja, armazenar dados por essa tecnologia torna o ambiente muito mais confiável.

Agora que já conhece um pouco mais sobre esse tipo de serviço de armazenamento em nuvem, veja os benefícios de utilizar o Object Storage da Locaweb:

Funcionalidades

Independentemente do plano escolhido, o usuário pode contar com:

painel de controle;
dados replicados em rede redundante, com 10 Gbit;
dados replicados em diferentes discos com cache SSD;
infraestrutura resiliente que garante a integridade do objeto mesmo em caso de perda simultânea de dados;
transferência de dados realizada de forma criptografada;
relatórios de consumo.

Além disso, o sistema é compatível com S3, sintaxe padrão de mercado. Os planos da Locaweb atendem diferentes necessidades de armazenagem e você ainda tem a possibilidade de contratação de adicionais.

E para conhecer na prática todas as vantagens de utilizar o Object Storage Locaweb, clique aqui e conheça os recursos disponíveis para os seus projetos

Continue acompanhando o blog da Locaweb para conhecer novas estratégias e tecnologias para o seu projeto.

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário