Trabalhar em casa tem lá suas vantagens, mas também é uma opção que representa um grande desafio. Se por um lado, o trabalho home office é flexível e dinâmico, por outro lado, qualquer coisa pode ser motivo de distração. Nessa modalidade de trabalho há uma certa dificuldade de focar e autogerenciar o tempo. A boa notícia é que existem ótimas ferramentas tecnológicas que facilitam a vida de quem trabalha na própria residência. Quer conhecê-las? Então confira o nosso artigo!

home office

RescueTime: para aumentar o foco

Esse programa tem uma interface muito simples e a sua principal função é aumentar o foco no trabalho e reduzir o tempo de procrastinação na internet. Através do RescueTime é possível bloquear temporariamente as páginas mais acessadas, como as redes sociais e jogos online. Além disso, você pode programar lembretes para retornar ao trabalho. O mais bacana é que a versão básica do programa não custa nada.

iDoneThis: para gerenciar projetos

O iDoneThis é uma ferramenta indicada para gerenciar projetos coletivos. O aplicativo em questão é muito bacana para grupos de trabalho, além de servir para gestores e equipes acompanharem as tarefas à distância. Dentre as inúmeras funcionalidades do iDoneThis, ele envia e-mails automáticos, atualiza status, informa sobre as metas alcançadas e prepara relatórios de desempenho. Vale destacar que essa ferramenta não é gratuita. Ela custa US$ 5 por usuário.

Evernote: para anotar, lembrar e organizar

O Evernote é uma ferramenta importante para quem trabalha em casa. Famoso por sua praticidade e por ser um excelente gerenciador de informações, o Evernote é perfeito para fazer anotações, criar cadernos, guardar pensamentos, etiquetas, lembretes e até imagens. Cumpre ressaltar que o Evernote está disponível para iOS e Android.

Smartr Contacts: para guardar e acessar contatos

O Smartr é uma espécie de agenda, mas possui grandes diferenciais para você que trabalha em casa e não tem uma secretária eficiente com quem contar. O Smartr é um utilitário compatível com os sistemas Android e iOS e sua principal vantagem é a capacidade de integrar todos os seus contatos, inclusive das redes sociais, em um só lugar. No Smartr você consegue acessar com facilidade o e-mail, foto, contatos em comum e até o histórico de suas conversas com cada pessoa. Mega organizada, essa agenda vai facilitar o seu expediente home office.

Neotriad: para fazer a gestão de tarefas

O Neotriad é uma ferramenta excelente para gerenciar suas tarefas diárias e cumprir seu cronograma de trabalho. Esse app ajuda a aumentar o foco, otimizar o tempo, atender prazos e realizar as tarefas prioritárias. O Neotriad conta com inúmeros recursos para facilitar a vida de quem trabalha sem sair de casa.

Webex: para promover reuniões à distância

Você trabalha em casa, mas certamente não trabalha sozinho. Tem clientes, colaboradores, fornecedores ou mesmo líderes que precisam interagir com você no decorrer do dia. É por essas e outras que você deve contar com uma boa ferramenta para fazer reuniões online. O Webex cumpre bem essa função. O mesmo ocorre com o Google Hangouts. Ambas te atenderão nesse sentido!

E aí, você já utiliza alguma dessas ferramentas? Há algum outro app que ajuda a aumentar o foco e produtividade no trabalho em casa? Compartilhe suas opiniões, sugestões e experiências conosco!

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