A inovação é um tema cercado de mitos. Ainda que seja encontrada na carta de valores de qualquer empresa, ela não costuma ser perseguida no dia a dia pelos mesmos executivos que a pregam.

BLOG INOVATION

Mesmo assim, se enganam os que pensam que a inovação é um sonho distante e que depende da genialidade de poucos. É natural que algumas pessoas consigam criar mais valor que as outras, mas algumas medidas práticas ajudam a torná-la parte integrante da cultura do seu negócio.

Confira 6 dicas para estimular a inovação nos funcionários.

Mantenha um diálogo aberto

Quando os funcionários possuem um canal aberto para conversar com seus superiores, as chances de eles se sentirem motivados e engajados para contribuir com os resultados da empresa aumentam bastante. Por isso, deixe a porta sempre aberta para receber os colaboradores que possuem novas propostas. Escute-as com atenção e dê um retorno mesmo sobre aquelas que não serão aproveitadas. Dessa forma, eles saberão que estão sendo ouvidos e que ainda precisam trabalhar um pouco mais no conceito.

Incentive a colaboração

O canal aberto também vale para a comunicação entre setores: os funcionários de diferentes áreas devem ser estimulados a conversar entre si.

Quando duas equipes dividem um mesmo objetivo ou meta, aumentam as chances de buscarem soluções criativas para os problemas e de passarem a ver na colaboração uma boa forma de agir no dia a dia.

Adote ferramentas

Basta acessar a internet para ver como proliferam guias e ferramentas que prometem estimular a inovação. E a verdade é que muitos deles funcionam!

Desde sessões mais simples de brainstorming, em que os funcionários são convidados a darem ideias livremente para solucionar problemas, até softwares que ajudam na criação de mapas mentais, o importante aqui é utilizar ferramentas para estimular o surgimento de novas propostas de valor.

Seja consistente

Quando sua empresa possui um programa anual para incentivo de ideias, ela limita a criatividade a um momento específico. Estimule os funcionários a proporem ideias sempre que elas surgirem, criando canais específicos para isso.

Não force a barra

Algumas empresas são tão apegadas à inovação que acabam passando da conta na hora de estimulá-la. Exigir a inovação dos seus funcionários só fará com que eles se sintam desmotivados. O estímulo deve ser natural e despertar o interesse voluntário das pessoas.

Mostre resultados

A inovação pode ser um conceito distante para muitos gestores e funcionários. Por isso, mantenha um histórico de ideias que partiram da equipe e que trouxeram retornos tangíveis para o negócio.

Isso não somente estimulará outras pessoas a buscarem resultados similares, como também facilitará a compreensão de quais aspectos as propostas precisam abordar, seja redução de custo, aumento do faturamento, busca da eficiência operacional, entre outros.

Estimular a cultura de inovação na empresa e com seus funcionários se torna mais fácil quando essas dicas são seguidas. Além de aplicá-las, é importante também olhar para dentro de casa e perceber quais hábitos estão impedindo a organização de se tornar mais criativa e, consequentemente, competitiva.

E você? Como vem estimulando a inovação na sua equipe? Conte pra gente nos comentários!