Quer ter mais tempo para focar nas áreas estratégicas do seu negócio, como gerenciamento de pessoas, e parar de desperdiçar longas horas com tarefas manuais? É exatamente neste ponto que entra a automatização de marketing — ou automação de marketing.

Por meio de ferramentas tecnológicas é possível simplificar processos que envolvem as estratégias de marketing, além de deixá-los mais rápidos e eficazes. Entenda mais no artigo!

Afinal, o que é automatização de marketing?

A automatização de marketing nada mais é do que usar ferramentas e softwares para realizar determinadas tarefas como, por exemplo, agendar postagens em redes sociais, disparar e-mail e até mesmo acompanhar resultados.

Quem quer atrair um número maior de potenciais clientes, mas de forma personalizada para conseguir convertê-los e até fidelizá-los, precisa contar com essas ferramentas!

Quais os benefícios da automação?

Tanto grandes companhias quanto pequenas empresas, independentemente do nicho de atuação, se beneficiam da automatização de marketing, já que além de otimizar o dia a dia dos colaboradores, também facilita no gerenciamento das informações.

Confira algumas das vantagens que essa prática tem a oferecer:

otimização da gestão do tempo;
maior geração de clientes em potencial;
maior facilidade para criar processos que ajudam na jornada do consumidor (funil de vendas);
melhor geração de oportunidades de venda;
redução de custos;
possibilidade de acompanhar indicadores de desempenho em tempo real.

Como automatizar suas estratégias de marketing?

Atualmente, existem diversas ferramentas de automação em marketing disponíveis no mercado. É possível, por exemplo, automatizar a produção de conteúdo, criar landing pages, programar postagens em redes sociais, gerir leads e muito mais.

Dentre as opções, mapear dados comportamentais para personalizar a jornada de compra do cliente é uma das estratégias mais vantajosas para conseguir finalizar mais vendas. Essa jornada nada mais é que o caminho que o usuário percorre até finalizar a compra de um produto ou serviços.

Os dados podem ser adquiridos por meio de softwares com recursos de event tracking que registram as ações que os clientes realizam dentro do seu site. Realizar entrevistas automatizadas com os consumidores também pode ajudar a compreender mais o processo de compra do seu público-alvo.

Outro excelente canal de comunicação que vale a pena ser explorado é o e-mail marketing, já que contribui para divulgar conteúdos e manter a proximidade com o cliente. Ainda mais quando essa estratégia é usada com base nos dados comportamentais do usuário e vai de encontro a personalização da jornada de compra.

Mas, para maximizar os resultados é preciso saber realizar os disparos em massa da forma correta. Neste caso, a ferramenta de e-mail marketing da Locaweb pode te ajudar. Além de automatizar o envio, possibilita personalizar a comunicação e segmentar sua base de contatos.

Gostou de conhecer os benefícios da automatização de marketing? Continue acompanhando o blog da Locaweb e conheça todas as soluções do portfólio do Grupo Locaweb para sua estratégia de marketing digital

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