Se você já investe em estratégias de marketing digital em sua empresa, ou se está fazendo pesquisas para começar a fazer isso, provavelmente já deve ter ouvido falar em palavras-chave. Mas você sabe o que são Branded Keywords e porque elas são importantes?

Você sabe com que frequência seu público-alvo discute sobre seus produtos ou sobre as vantagens e desvantagens da sua marca?

Quando seu potencial cliente realiza pesquisas em motores de busca, como o Google, ele utiliza palavras-chave para encontrar o que deseja. Ele pode nunca ter ouvido falar sobre sua marca e estar apenas buscando por produtos ou serviços que ele precisa.

No entanto, vamos pensar em um consumidor que já conhece sua marca. No momento de fazer uma busca, ele sabe que sua empresa oferece o que ele precisa e utiliza uma branded keyword, ou seja, faz uma pesquisa utilizado o nome da sua marca mais uma palavra de complemento.

Essa palavra de complemento pode ser um produto, uma dúvida, uma solicitação, entre outras opções.

Quer saber mais sobre branded keywords e por que elas são importantes para sua marca? Veja a seguir!

O que são Branded Keywords e por que são diferentes de palavras-chave não associadas à marca

De forma resumida, branded keywords são palavras utilizadas em qualquer consulta por meio de um mecanismo de pesquisa que inclua o nome da sua empresa, negócio ou marca.

Já as palavras-chave são qualquer termo de pesquisa que não inclua o nome da sua marca.

Para ficar mais fácil de entender, vamos imaginar que um usuário deseja saber mais sobre uma ferramenta para servidores públicos. Ele já sabe o nome de uma opção e faz a seguinte busca: “SIGEPE como acessar”.

Nesse caso, ele utilizou uma branded keywords, porque ele já sabe o nome da ferramenta que deseja. Caso ele não tivesse nenhum nome em mente, ele poderia fazer a pesquisa da seguinte forma: “ferramenta para servidor público”. Ou seja, utilizaria apenas uma palavra-chave.

Ambas as opções são importantes e merecem atenção, mas algumas pessoas costumam se confundir sobre as estratégias, tendo as seguintes dúvidas:

 Qual opção devo utilizar?

Se pensarmos em técnicas de marketing de conteúdo, as duas opções são muito importantes. Isso porque branded keywords e palavras-chave abrangentes possuem objetivos diferentes.

Uma estratégia de palavras-chave pode ser aplicada para o início do funil de vendas, ou seja, na captação de leads, conquistando novos visitantes para o seu site e blog, já que consegue colocá-los em um bom posicionamento nos resultados de busca.

Já as branded keywords são essenciais nas etapas avançadas de nutrição de lead, ou seja, quando ele já sabe quais são as opções e precisa tomar uma decisão de compra. Para fazer isso, ele irá avaliar as opções de marcas para escolher a que melhor atende a sua necessidade.

Como ele precisará escolher entre você e seus concorrentes, é importante que a sua marca apareça quando ele procurar por ela. Isso significa que as branded keywords são fundamentais para garantir o sucesso de conversão de venda.

É necessário fazer investimento de patrocínio nas branded keywords?

A resposta para essa dúvida é um pouco complicada de responder, porque tudo vai depender da sua necessidade. Para saber se deve ou não investir em patrocínio de branded keywords, você precisará analisar sua estratégia, os resultados e os objetivos.

Algumas pessoas acreditam que investir em patrocínio em uma busca onde o usuário já utiliza o nome de uma marca não é necessário, afinal ele já encontrará o link que deseja, ou pelo menos é isso que deveria acontecer. 

No entanto, é necessário considerar que seus concorrentes podem usar essa estratégia para atrair seus potenciais clientes. Isso pode acontecer porque durante a busca, os usuários acabam clicando nos primeiros links nos resultados.

Isso significa que seus concorrentes podem conseguir atrair os consumidores interessados em seu negócio se utilizarem o nome da sua marca. Sim, isso é péssimo, mas pode acontecer.

A dica que damos é que se o orçamento está apertado, vale mais a pena você investir em palavras-chave mais abrangentes, já que elas geram mais leads. Porém, se for possível, também faça algum investimento nas branded keywords.

Entenda como Branded Keywords são importantes para a sua marca

Atualmente, a maioria das empresas já estão cientes da importância em saber o que seus potenciais clientes estão pesquisando sobre sua marca tanto no Google, quanto nas redes sociais.

No entanto, elas ainda não estão fazendo o suficiente. Isso porque é essencial monitorar o que as pessoas tendem a digitar ao lado do nome da sua marca. Vale dizer que você também pode acompanhar as branded keywords de seus concorrentes para entender o mercado e buscar por oportunidades.

Ao fazer esse monitoramento, você poderá:

  • Entender quais páginas do seu site podem ser mais relevantes para seu público-alvo, já que você vai saber o que eles estão procurando.
  • Planejar a estratégia de conteúdo da sua empresa tanto para o site, quanto para as redes sociais.
  • Identificar pontos fracos do seu produto ou serviço, como reclamações dos clientes, por exemplo.
  • Ver onde seus concorrentes estão ausentes e como você pode se destacar no mercado.

Como utilizar as branded keywords no marketing de conteúdo 

Por mais que as branded keywords tenham tenha um objetivo diferente das palavras-chave, elas são utilizadas com para o mesmo foco, que é fazer com que leads encontrem os conteúdo que precisam para que possam avançar no funil de vendas, ou seja, na jornada de compra. 

Para utilizá-las no Marketing de Conteúdo é necessário: 

Escolher branded keywords relevantes

Assim como você faz com as palavras-chave, também é necessário que você escolha as branded keywords corretas para sua estratégia de marketing de conteúdo. Para fazer isso, você deve: 

  • Verificar a relevância das palavras para seus produtos ou serviço;
  • O volume de pesquisa das palavras, que pode ser descoberto utilizando ferramentas como o Adwords, por exemplo; 
  • Fazer testes para saber se elas realmente são efetivas nas buscas dos leads;
  • Considerar utilizar opções de calda longa, que são a combinação de palavras, como por exemplo: “como utilizar as branded keywords?”. 

Incluir as palavras em seu blog

Você já inseri as palavras-chave no seu blog, mas também é necessário criar conteúdo voltado para suas branded keywords. Como sugestão, você pode fazer publicações com soluções para as principais dúvidas que um lead pode ter. 

Você pode falar sobre locais de compra, politicas de compra, formas de envio, entre outras informações, assim como um FAQ.

Além de ajudar a posicionar o conteúdo em bons resultados no Google quando  buscas com as palavras forem feitas, também irá ajudar a aumentar as chances de conversão, já que o usuário terá acesso a resolução de suas dúvidas.  

A classificação para pesquisa de marca é fácil?

A classificação para branded keywords pode ser fácil, mas nem sempre. Um bom exemplo a se citar é a Coca-Cola. Ela é uma grande empresa e, portanto, normalmente sua página principal aparece logo no topo da página de resultados para uma pesquisa por “Cola-Cola”. 

Abaixo do resultado do link principal, logo em seguida geralmente aparecem suas redes sociais, notícias relacionadas a marca e conteúdo no Wikipedia. A marca Coca-Cola é muito forte e possui inúmeros sites falando sobre ela, o que contribui para que ela sempre tenha um ótimo posicionamento nos resultados de busca. 

Mas e se você tem uma empresa menor ou um site novo? 

Se você ainda não conquistou  uma boa posição nos resultados de pesquisa, é importante que você entenda o motivo disso não acontecer e corrigir o que for necessário. Pode haver vários motivos e eles variam, como:

  • Seu site não está indexado;
  • Você não definiu ou aplicou uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo;
  • Seu site não foi otimizado corretamente (SEO)
  • Você está competindo com outra marca que possui nome parecido com a sua;
  • Sua empresa utiliza vários nomes de marcas. 

Analisar tudo isso é fundamental para que você realmente consiga ter bons resultados com as branded keywords, pois é isso que irá ajudar a posicioná-las no Google. 

Conclusão sobre as Branded Keywords

Agora que você já sabe o que são branded Keywords, como elas são importantes para sua marca e como deve utilizá-las, é fundamental que você também compreenda que elas irão ajudar a dar mais visibilidade ao seu negócio, já que irão contribuir para que seu conteúdo seja fortalecido e se destaque nos mecanismos de buscas. 

Com isso, sua marca poderá ganhar mais interações, engajamentos e conversões de vendas.

Uma estratégia de branded keyword vai muito além de apenas conseguir um bom posicionamento no Google. Com essas palavras, você estará reforçando a importância da gestão da sua marca e do seu branding. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim e que você consiga obter excelentes resultados para sua marca!

Escrito por Caio Nogueira, especialista em SEO e sites WordPress na UpSites.

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