Assistimos a ascensão do varejo online, as incertezas sobre os rumos da economia e consequentemente do consumo. Agora, chega a hora de uma das principais datas para o comércio eletrônico.

Muito se discute sobre quais ações e estratégias podem ser adotadas para converter novos clientes e oferecer uma experiência cada vez mais digital para as últimas semanas do ano. 

Com um crescimento de 47% nos pedidos online e no faturamento de e-commerces, uma tendência se refletiu dentre as expectativas: a jornada do consumidor na Black Friday deverá ser acompanhada de perto.

Para isso, separamos algumas dicas para aproveitar a data. Vamos começar?

 

1. Prepare a sua página para navegação com segurança

 

Se você já tem um site, está na hora de identificar quais são as melhorias que podem ser aplicadas nele. Para garantir a navegação e segurança no tráfego de informações, é necessário se atentar a alguns cuidados que podem interferir na estabilidade da sua página. 

O primeiro cuidado começa diretamente pela hospedagem de sites, ou seja, a sua infraestrutura. Normalmente em épocas sazonais, os números de visitantes e tráfego podem aumentar. Nesse caso, hospedagens gratuitas ou compartilhadas podem não mais oferecer a estabilidade que o seu site precisa. Nesse caso, procure por suporte de desenvolvedores ou pelo host do seu site, e certifique-se de que o tráfego que você esperar receber está compatível com a sua solução de hospedagem. 

Além disso, indique que o seu site é seguro através do SSL, – aquele cadeado que aparece antes do ‘’www’’. Essa é a forma de garantir ao seu cliente que o ambiente está preparado para uma compra segura.

Outro cuidado fundamental é garantir que os processos de compras e transações online estejam operando normalmente e protegem as informações dos clientes. Para quem vende online é imprescindível contar com um gateway e intermediadores de pagamento. Essas soluções serão responsáveis por todo processo de compras, comunicação com instituições financeiras, conclusão e recebimento de pagamentos em segurança na internet. 

Muitos clientes acabam não concluindo suas compras ao se depararem com processos instáveis e inseguros – e que não possuem um check-out transparente. 

Acrescente esses cuidados no seu check-list e comece a revisão dos seus processos!

2. Entenda a jornada do seu consumidor 

Site preparado e com ambiente seguro: chegou a hora de entender como ocorre a jornada dos seus consumidores e quais gatilhos podem ser aplicados para explorar novos resultados. 

É importante destacar sobretudo que o planejamento de Black Friday e datas sazonais deve ser iniciar com pelo menos um mês de antecedência, considerando implementação de novas ações e fases de testes. 

Sobretudo, existem algumas ações que podem ser aplicadas para essa e outras oportunidades e que visam reconhecer os pontos de interação dos seus consumidores.  Podemos dividi-las em 3 etapas: atração e cadastro, engajamento e vendas, relacionamento e fidelização

Preparos para pré-datas sazonais

34% dos clientes já estão começando suas pesquisas para adquirirem produtos e se conectarem com as marcas nas quais irão interagir. 

Nesse momento é preciso atrair novos públicos,  trabalhar seu posicionamento e estimular campanhas de cadastro para construir uma base de contatos com potenciais clientes. 

Adicione um formulário no seu site para cadastro em newsletter, recebimento de promoções e alertas, download de materiais e acesso a grupos e listas de transmissão. 

Outra fórmula de sucesso é garantir que todos aqueles que acessem seu site, possam receber notificações como pop-ups e campanhas de mídia segmentadas nas redes sociais – aproximando sua empresa de forma personalizada. 

Lembre-se de fazer publicações nas suas redes sociais e estimular o tráfego para suas páginas com o uso de links. Além disso, considere ações especiais para seus canais: dessa maneira você poderá estimular a interação de outras pessoas por múltiplas plataformas. 

Durante datas sazonais

Nesse momento, 51% do seu público já está pesquisando online e avaliando os melhores canais de compra (online ou offline). Se você já possui uma base de contatos, chegou a hora de aplicar ações que irão fomentar a experiência com a sua empresa: use o e-mail marketing para segmentar contatos e listas de e-mail por comportamento, interesses, dados demográficos e histórico de compras para oferecer o que é mais compatível com seu perfil. Comprovadamente, as campanhas de e-mail marketing podem aumentar até 20% das suas conversões e serem responsáveis pela nutrição de contatos e relacionamento.

Invista em campanhas de mídia nas redes sociais e ações personalizadas desde o seu site. 

Para gerar mais vendas, aposte no omnichannel, ou seja, faça ações que se interligam em diferentes canais: sites, e-mail, redes sociais, canais de atendimento e estabelecimentos físicos. Esse é um importante gatilho para aumentar suas vendas e construir uma jornada eficaz para seus visitantes, leads e clientes. 

Dica extra: acompanhe em tempo real o desempenho das suas ações. Dessa maneira, você poderá se certificar em tempo para correções, ajustes e intensificar ações que estejam cooperando para seus resultados. 

Aproveite o uso de soluções como o e-mail marketing e faça um mapeamento de métricas, buscando reconhecer o que, de fato, funciona para o seu negócio.

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Pós datas sazonais

Sem mistérios: agora que você já investiu em estratégias de conversão para datas sazonais, chegou a hora de segmentar e recolher resultados. O “pós” é na verdade tão importante quanto as ações de entrada. 

Para aqueles que compraram, invista em relacionamento. Suas primeiras ações podem ser atendimento e suporte personalizados, e-mails de agradecimento, conteúdos especiais e novidades sobre a marca. Tenha como objetivo, estimular a conexão com a sua marca para outros períodos

Para aqueles que não compraram mas se tornaram leads, crie uma nova jornada e aproveite próximas oportunidades ou campanhas pontuais para estabelecer uma comunicação. 

Lembre-se de utilizar contatos que tenham aceitado receber comunicações e não programe ações em excesso – isso pode espantar seus leads.

A melhor estratégia é continuar aplicando ações baseadas em dados comportamentais, dessa maneira, o senso de compatibilidade vai aumentar e ele poderá se conectar instintivamente com a sua empresa. 

Extra: estratégias para clientes de lojas físicas 

Apesar do crescimento e alto ganho do varejo online para empresas físicas, uma das principais dúvidas está entre como converter clientes offline para meios online. 

É importante entender: quem são seus contatos e quais dados você já possui. A primeira ação deve ser direcionada a apresentar sua operação e canais de contato na internet. Ressaltar a confiança e a qualidade da entrega pode ser eficaz para estimulá-los a interagir no online.

Lembre-se de colocar seus vendedores em ação: alguns clientes acabam interagindo diretamente com esses colaboradores, facilitando a abordagem e estando mais receptivos. 

Outros insights valiosos está em oferecer comodidade: 25% das empresas estão oferecendo opções para compras online e retirada nas lojas físicas. 22% possibilitam reservas online como uma das principais formas de conversão. 

Estude as oportunidades e estabeleça conexões online e offline.

3. Invista em mobile  

As vendas por mobile já estão em 2° lugar em n°s de compras e ocupam uma posição de destaques para segmentos como alimentação e delivery. Um app próprio oferece ainda mais praticidade e personalização aos clientes

Para apostar é preciso encontrar uma plataforma que ofereça múltiplos recursos para personalização com a sua marca, recursos para divulgação de novidades e notificações push, uso de inteligência artificial e fácil gestão para administração dos pedidos e atualizações frequentes.

Isso pode diminuir os custos de taxas com marketplaces e otimizar seu investimento com outras mídias: na Delivery Direto, por exemplo, você poderá encontrar uma plataforma integrada a todos os recursos necessários para criar, administrar e se conectar aos seus clientes. 

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4. Potencialize suas redes sociais 

Existe um potencial ainda maior por trás das redes sociais quando operam em conjunto a todos os seus canais: elas podem ser responsáveis por turbinar suas estratégias e aumentar o tráfego e alcance das suas ações

Com as atualizações mais recentes, redes como Instagram, Facebook e WhatsApp já se adequaram para a operação de vendas. Recursos como vitrine, shopping e marketplace permitem que diversas marcas iniciem e automatizem os seus processos de vendas pelas redes sociais. 

Para potencializar suas redes sociais nessa época (e ao longo do ano), crie conteúdos de qualidade e que possibilitem interações. Aposte em uma identidade visual e explore os múltiplos formatos que cada rede oferece. Lembre-se de adicionar promoções e divulgações que sejam verdadeiras e que estimulem o tráfego para outros canais como sites, blogs, e etc. 

Dica extra: aposte no uso de um gerenciador de redes sociais para programar postagens, criar campanhas e administrar tudo de um único lugar! 

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5. Acompanhe e aposte em novos recursos para experiências digitais

Agora que você chegou até aqui, já deve ter notado que todas as ações e estratégias valem para qualquer período do ano, não é mesmo? 

Ao investirmos em presença digital, costumamos encontrar diversos benefícios que podem otimizar as nossas ações e nos tornar ainda mais eficazes para alcançar novos públicos e fidelizar contatos. 

A principal tarefa de empreendedores que querem crescer no ambiente digital começa por trás de suas próprias ações: no acompanhamento de métricas e indicadores que quantificam seus esforços e promovem um entendimento completo do desempenho da sua marca na internet.

Sites, lojas, e-mail marketing, apps e redes sociais promovem recursos essenciais para quem quer começar e identificar resultados tangíveis. Por isso, aposte em uma análise completa antes, durante e após suas ações. 

E para garantir resultados a médio e longo prazo, esteja por dentro de novidades do mercado digital e aposte em recursos complementares e conectadas a todos os seus canais digitais. Dessa maneira você estará aumentando a experiência e engajamento dos seus clientes. 

E então, curtiu nossas dicas? Continue acompanhando todas as novidades do Blog Locaweb e fique por dentro de novos insights para o seu projeto na internet.