No setor de produção, a tecnologia de automação dos processos operacionais chegou com tudo no mundo, aumentando a produtividade, reduzindo e otimizando custos para ter melhores resultados. Mas, para adotar essa tecnologia, a necessidade de automação não deve se restringir a linha de produção.

Do que adianta ter máquinas de última geração para produzir determinado produto, se a logística e a gestão estiverem ainda no século passado. Para entrar de cabeça nessa tendência global, é preciso adaptar todos os setores da empresa na automação dos processos, incluindo a gestão das empresas.

Quando se fala na automatização, muitas vezes esse fenômeno é ligado as grandes montadoras de carros e indústrias de manufatura, mas, com a maior acessibilidade das tecnologias, as companhias menores também estão entrando no meio. Como a tecnologia para pmes pode ajudar no dia a dia das empresas?

Navegue pelo índice

    Gestão de pme o que é?

    O tempo médio de abertura e fechamento de uma empresa no Brasil varia entre 1 e 4 anos. O nosso país viveu a maior crise econômica da sua história, é verdade, mas, alguns pontos importantes dentro da gestão e negócio de pme auxiliam na queda repentina de muitas dessas empresas, como a falta de gestão e controle das finanças.

    As pequenas e médias empresas no Brasil tem um ritmo diferente das gigantes, enquanto as grandes empresas tem uma equipe para resolver a gestão dos recursos, de pessoas e a questão burocrática, nas pequenas companhias, o próprio dono do negócio tem que se encarregar dessas funções. Parece uma missão impossível uma pessoa gerir uma atividade desempenhada por uma equipe, todavia, a tecnologia tornou isso mais fácil.

    Lembra da automação dos processos operacionais que foi referido no primeiro parágrafo? Já é tendência global unir tecnologia de operação, com a gestão na linha de produção, a tecnologia para pmes irá auxiliar e muito na redução de tempo, o recurso mais importante de uma empresa.

    Características das pequenas e médias empresas

    Para essas empresas sobreviverem e no futuro, pensar em novos avanços, você deve seguir alguns passos, o principal deles é o planejamento! Para onde a sua empresa vai? Quais são as metas da sua empresa nos próximos anos? E como vai conseguir isso? Colocar no papel essas ideias vai dar um norte para o futuro.

    Depois de planejar, um dos principais é a organização de dados, pois, as informações geram futuras ações. Por esse motivo, a necessidade de reunir todos os processos, finanças e legislações é crucial para manter a empresa viva. E neste ponto, a tecnologia para pmes facilita todos esses processos.

    Tecnologia

    Com uma série de recursos de gestão, o meio digital está otimizando tempo e dinheiro das empresas, que podem ser investidos no crescimento. As ferramentas mais usadas para alcançar esse objetivo são:

    ERP (Enterprise Resource Planning): A sigla que em tradução livre significa “Sistema Integrado de Gestão Empresarial” revolucionou a forma de administração de informações, que vão desde gestão de recursos humanos nas pme, até a operação, integrando dados, facilitando todos os processos da empresa;

    Armazenamento em nuvem: Além do sistema de integração, Os meios digitais oferecem outros recursos que darão muito auxílio. O principal deles é o sistema de computação na nuvem (Cloud Computing). Com ele, é possível produzir relatórios, apresentações e documentos rapidamente, além do acesso em qualquer lugar, tornando toda a atividade empresarial mais rápida e confortável.

    Backup: Ainda falando das soluções tecnológicas de armazenamento de dados, manter essas informações é crucial para novas ações da empresa. Com o backup, os dados da empresa ficam guardados com maior segurança, recuperando dados da empresa em pouquíssimo tempo;

    CRM (Customer Relationship Management): Um dos pontos fundamentais para a empresa é o relacionamento com o cliente. Com ele, é possível gerenciar todos os contatos comerciais, criando dados funcionais. O sistema também consegue alertar a outros setores da empresa sobre problemas, sendo um aliado importante para o trabalho mais eficiente;

    Big Data: Esse sistema consegue captar todos os dados operacionais e de gestão da companhia, conseguindo monitorar e analisar todas as informações, além de identificar problemas na linha de produção, indicando as ações necessárias para resolvê-los, ideal para pmes tecnologia.

    Marketing digital: Essa alternativa é uma boa ferramenta de tecnologia para pmes. Com foco principal nos sites de busca, o marketing digital é uma opção mais barata, com resultados mais rápidos. Um pouco de conhecimento de SEO, de palavras-chave e ferramentas, como o Google Ads e Facebook Ads, vão ajudar e muito nas vendas nas vendas da empresa. Além disso, você pode controlar a data, o dinheiro gasto, e remediar campanhas em tempo real;

    Comunicação: Com a correria do dia a dia, em muitos casos, os donos de empresas precisam viajar para conseguir novos negócios e ideias para melhorar os processos. Por isso, aplicativos como o Hangouts e Whatsapp consegue dialogar em tempo real com toda a equipe. Além dos aplicativos citados, temos também o e-mail profissional, que é uma excelente alternativa para a comunicação empresarial, entre fornecedores e clientes. Em sua criação, você pode ainda considerar o registro de domínio da sua empresa, mantendo a identidade da mesma em todas as comunicações com credibilidade.

    Para uma grande quantidade de pequenas e médias empresas, essas dicas de tecnologia são essenciais para diminuir os custos, e dar mais tempo para o empreendedor focar no crescimento da empresa. Além disso, a tecnologia é uma aliada da gestão financeira pme.

    A tecnologia para pmes simplesmente salva as empresas, pois, com sistemas inteligentes de armazenamento de dados, as informações são guardadas, e podem ser obtidas com exatidão rapidamente. Além disso, uma boa gestão de vendas e marketing para pme também auxilia no processo de automação, pois com essa técnica, a sua empresa consegue lucros rápidos com anúncios nas plataformas de busca.

    Você se interessou pelo assunto? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato com a Soluções Industriais!