Ao contrário do que se pode imaginar, não é preciso ser uma grande empresa para investir na nuvem. Até porque, esse tipo de tecnologia serve para todos os negócios por causa das vantagens que oferece.

Caso a sua empresa ainda não utilize a nuvem, é importante prestar atenção. Segundo o estudo Desempenho Global Sobre Computação em Nuvem, o Brasil investe cada vez mais nessa tecnologia. Continue a leitura para entender quando ela é a opção ideal e o que a Locaweb pode fazer pelo seu negócio!

Navegue pelo índice

    Por que vale a pena migrar para a nuvem?

    Existem diversos motivos para pensar em migrar para a nuvem. Veja os principais:

    Futuro da tecnologia

    Ter um meio de acessar arquivos, documentos e sistemas de qualquer lugar é muito vantajoso. Por isso, é praticamente impossível pensar na tecnologia como era há alguns anos. O futuro será na nuvem.

    Aumento da segurança

    Outro aspecto importante sobre a computação em nuvem é a segurança. Nesse ambiente, os dados são criptografados, o que impede a visualização por invasores. Sem contar que os arquivos ficam em mais de um servidor, facilitando a recuperação em situação de emergência.

    Maior controle de dados

    No cloud, o controle de dados é feito por meio de senhas e login. Os documentos também podem ter acesso restrito a alguns gestores e colaboradores, dependendo do que a empresa deseja para preservar a privacidade.

    Possibilidade de escalar

    Para quem deseja escalar a empresa, ou seja, crescer, também é importante considerar a migração para a nuvem. Afinal, hospedar recursos em uma rede interna é muito mais caro e demanda mais esforços.

    Sem contar que, para aumentar a capacidade nesse tipo de sistema, a infraestrutura teria que crescer junto. Porém, na computação em nuvem, isso não é necessário. A sua empresa pode responder mais rapidamente ao mercado.

    Criação de sistemas personalizados

    Na nuvem, você consegue ainda criar sistemas personalizados, pois existem diversas funcionalidades. Basta primeiro escolher o cloud que é ideal: o IaaS (Infraestrutura Como Serviço) que pode ser configurado do zero, o PaaS (Plataforma Como Serviço) que não é totalmente pronto e o SaaS (Software As Service) que está pronto e não requer uma equipe especializada para gerenciar.

    Como começar a jornada para a nuvem??

    Antes de iniciar o investimento para a nuvem, é preciso conhecer a fundo processos, sistemas e quais equipes serão envolvidos para a gestão da tecnologia. Esse é um dos pilares para garantir o bom funcionamento do negócio durante toda a jornada para a nuvem.

    A Nextios, unidade de negócios do Grupo Locaweb, é especializada em tecnologia para empresas com serviços para infraestrutura, datacenter e cloud.

    Além disso, para garantir a melhor estratégia e o uso de tecnologias compatíveis, a avaliação 360° é o primeiro passo para avaliar cenários e construir os melhores ambientes para um negócio. Com a Nextios você garante migração, transformação e a melhor gestão de recursos que podem otimizar seus projetos e investimentos.

    E então, quer descobrir qual a melhor solução para a sua empresa? Clique aqui para acessar o site e se conectar aos especialistas em tecnologia e cloud da Nextios. Você poderá tirar dúvidas e ficar por dentro dos recursos mais compatíveis com a sua empresa.

    Continue por dentro de novidades e estratégias acompanhando o Blog da Locaweb.