A internet abre portas no mundo inteiro para a gente acessar. Então, o que nos impede de ganhar dinheiro na internet? Conheça as oportunidades!

Uma das perguntas que pode trazer a chave sobre como ganhar dinheiro na internet é: de qual maneira minhas habilidades facilitam e melhoram a vida das pessoas?

Essa resposta pode provocar uma ótima reflexão e uma série de possibilidades podem surgir, aumentando as chances de fazer algo importante – para você e para as outras pessoas.

No entanto, preste atenção nisso: devemos manter distância de quem diz saber como ganhar dinheiro na internet rápido. Todas as pessoas que alcançaram os resultados desejados no mundo online trabalharam de maneira constante, se aperfeiçoando e sem desistir. Construíram sua linguagem de comunicação empresarial, uma audiência sólida e mantiveram uma entrega de alta qualidade. O tal sucesso “da noite para o dia” tem bastidores de longa data.

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    20 melhores ideias para ganhar dinheiro na internet

    Vamos partir de um exemplo prático: na loja física, uma boa vitrine ajuda a vender mais e melhor. Aqui, vamos falar sobre as ferramentas indispensáveis para ajudar a mostrar seu trabalho e ganhar dinheiro na internet. 

    Aliás, a maioria delas faz dinheiro por si e, ao mesmo tempo, ajuda a atrair clientes para outras plataformas. Bora arrumar essa “vitrine”!

    E se você chegou nesse artigo querendo trabalhar com algo diferente do que já sabe ou gerar renda extra na internet por um tempo determinado, falaremos dessas oportunidades também. Dá uma olhada nas dicas que trouxemos sobre como ganhar dinheiro online.

    1) Blog

    Imagine ganhar dinheiro na internet em 2024 escrevendo sobre um assunto do seu domínio. Aprofundando suas ideias, conceitos e atraindo patrocinadores do seu setor. Seria ótimo, não é? Tudo isso pode ser conseguido se você sabe como criar um blog, mas requer constância e tempo… às vezes um tempo longo, de 4 ou 5 anos trabalhando direitinho.

    Por essa razão, muitas pessoas focam no blog para “educar” a audiência e com isso migrar os visitantes para seu e-commerce ou outro meio de venda, sem depender só da renda vinda do blog.

    Quem produz o blog pode utilizar recursos de publicidade que podem ser incluídos na própria página ou por meio do Google AdSense. Nessa mesma linha, é possível captar marcas interessadas em sua audiência por meio de reviews de produtos delas ou outro tipo de recomendação.

    O blog também pode fazer parte de um Programa de Afiliados. Ao se afiliar a uma marca, quem produz o conteúdo, reserva um espaço no blog para divulgar os produtos dela.

    O programa de afiliados da Locaweb, por exemplo, tem alguns produtos selecionados e remunera de acordo com a venda gerada a partir do anúncio do afiliado. Convidamos você a conhecer o Programa de Afiliados da Locaweb.

    Veja o que é preciso para participar do Programa de Afiliados da Locaweb

    SAIBA MAIS

    Agora, acompanhe uma lista prática e rápida de itens para começar a gerenciar um blog:

    • Escolha o assunto com foco na utilidade dele para as pessoas que deseja alcançar. Como só imaginar não basta, pesquise sobre a relevância do tema, investigue concorrentes por meio de um bom benchmark e busque entender seu próprio diferencial na produção de conteúdo.
    • Defina o nome do blog, faça o registro do domínio dele e escolha qual será o serviço de Hospedagem do site.
    • Para quem não tem conhecimento em desenvolvimento web, escolha um fornecedor que tenha embarcado um Criador de Sites, como a Locaweb. Isso facilita muito no momento de criar a linguagem visual e a experiência de uso (UX). Um detalhe técnico importante é que nosso produto adapta o site nos diversos tamanhos de telas dos dispositivos. E veja: você pode ganhar o registro de domínio, e-mails profissionais e o certificado de segurança SSL, além de poder contratar o plano de hospedagem do site.
    • Determine a periodicidade de publicação do conteúdo e cumpra isso à risca.
    • Criar um e-mail profissional para seu blog ajuda a transmitir mais credibilidade e confiabilidade, além de estruturar desde o início a comunicação por diferentes canais (assinaturas, relacionamento, envio de mensagens etc).
    • Use uma linguagem envolvente, como quem tem uma conversa boa.
    • Procure colocar autenticidade em sua comunicação. Se inspire em bons conteúdos, mas não copie. Se copiar, cite a fonte.
    • Responda aos comentários sobre o assunto, mas não caia em provocações de possíveis críticos ou haters
    • Estude a fundo e utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Isso será diferencial na visibilidade de seu conteúdo. Leia o nosso Guia definitivo de SEO para 2024, preparado para facilitar a vida de quem precisa ser visto nos motores de busca.

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    Considere adotar a plataforma WordPress para seu blog. O WordPress é uma plataforma mundialmente conhecida para blogs e outros tipos de webpages. Aqui na Locaweb, temos um pacote de hospedagem WordPress específica para clientes focados em WordPress.

    2) YouTube

    O YouTube é uma plataforma de comunicação poderosa. Criado em 2005, ele é o segundo site mais acessado globalmente e conta com quase 2 bilhões de usuários ativos por mês. Quer mais? O Brasil foi o terceiro país com mais usuários nele em 2023… e contando.

    Tudo começa pela atratividade e qualidade do conteúdo. Uma pessoa pode ser grande especialista em seu tema, mas sem carisma o vídeo no YouTube não vende. Edição e roteiros ruins também podem fazer a brincadeira acabar antes de começar. Vale o mesmo conselho dado para a produção de um blog: busque autenticidade. 

    Outro ponto a ser considerado é o tempo de tela e como os assuntos são abordados. Com o acompanhamento das métricas de engajamento do próprio YouTube é possível mapear o que funciona e não funciona para quem assiste. Fique de olho.

    Vamos dar algumas duas ideias sobre temas mais gerais e duas ideias específicas para produzir conteúdo no YouTube:

    • Tutoriais: vídeos do tipo “como fazer” podem ter grande aderência. Canais focados em mostrar o passo-a-passo de como fazer alguma coisa arrastam uma boa quantidade de seguidores. Vale desde cultivo de horta até construção civil, passando até mesmo por “como criar um site”.
    • Curadoria de ofertas: Algumas pessoas se dedicam a visitar lojas para mostrar “achadinhos”: os produtos com preços imperdíveis, produtos esteticamente interessantes, produtos que trazem mais praticidade nas rotinas das pessoas e coisas do tipo. Com o tempo, esse tipo de trabalho pode atrair boas publis.
    • Jogo ao vivo: se você tem ótimas habilidades em algum jogo ou mesmo se não é muito hábil, mas sabe improvisar na comédia, transmitir suas partidas pode ir de hobby para profissão.
    • Vídeos para estimular ASMR. Essa sigla significa Autonomous Sensory Meridian Response ou, em bom português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. Trata-se de vídeos que transmitem sons considerados estimulantes para muitas pessoas. Nesse caso, a edição de áudio deve ser de primeira qualidade, pois é preciso isolar bem o som escolhido para o vídeo. Encher uma xícara de com líquido, amassar papel, alisar um tecido áspero, som da chuva caindo e sussurros são alguns exemplos de ASMR.

    Para ajudar nessa empreitada de profissionalizar um canal no Youtube, dê uma olhada em aplicativos de edição como Canva (para Windows e Mac), Screencast-o-Matic (para Windows e Mac), Movavi (para Windows e Mac) e outros.

    De qualquer forma, comece como for possível, erre rápido e vá aprendendo no processo. Para monetizar o canal do YouTube, indo além de receber pelos anúncios exibidos no vídeo, algumas estratégias para aumentar a rentabilidade podem ser conjugadas:

    • Tenha constância nas publicações. Publique, ao menos, dois vídeos mais completos por semana e aposte nos vídeos curtos (os Shorts) nos outros dias. Não adianta reclamar que o canal não dá retorno se você só dá as caras uma vez por mês.
    • A duração para vídeos mais completos varia de acordo com a audiência de cada canal. É indispensável acompanhar as métricas de engajamento para entender quais tipos de vídeos são “abandonados” antes do fim e começar a dominar qual a fórmula certa – até a próxima mudança, claro. A duração de vídeos curtos é de 1 minuto e eles devem ser gravados no formato vertical.
    • Divulgue os produtos selecionados em seu Programa de Afiliados no canal.
    • Crie uma comunidade em que as pessoas paguem para se tornarem membros do canal em troca de conteúdos especiais.
    • Faça “publi” de produtos que tenham sinergia com seu assunto. Geralmente, patrocinadores aparecem quando o canal já tem uma audiência consolidada.

    À medida que o canal crescer, os rendimentos podem se multiplicar. Acesse a página do YouTube Creators para aprender sobre todo o processo de se produzir conteúdo para a plataforma.

    3) Redes Sociais 

    Entre as formas pensadas sobre como ganhar dinheiro na internet pelo celular, as redes sociais são as primeiras a virem na cabeça de muita gente. Os smartphones são muito cômodos para isso. Eles reúnem ferramentas importantes para a produção de material audiovisual e têm à disposição aplicativos úteis para apoiar o trabalho de quem deseja produzir conteúdo profissional nas redes sociais.

    Para atrair bons rendimentos pelas redes sociais é preciso ter uma conta ativa, com uma comunidade engajada e clareza na comunicação, qualidades procuradas pelas marcas patrocinadoras. Sim, você vai precisar trabalhar de maneira inteligente e focada.

    Muitas vezes, as redes sociais funcionam como uma ponte para levar uma pessoa até o produto físico ou infoprodutos. Podem, também, ser geradoras de renda em si, por meio de “publis” ou liveshops, por exemplo. 

    É necessário estudar cada plataforma no detalhe para entender o que faz sentido dentro da sua realidade como produtor de conteúdo dentro das redes sociais.

    Invista tempo para responder comentários de maneira legítima, fortalecendo a credibilidade do seu perfil. Ao mesmo tempo, reserve um espaço na agenda para estudar os algoritmos das redes escolhidas, pois cada uma delas tem um funcionamento específico.

    Aliás, para poupar seu tempo de dedicação, entenda se faz sentido estar em todas as redes sociais ou se é melhor escolher apenas algumas para se aprofundar. 

    Cada uma delas (Instagram, Facebook, TikTok, X, Threads e outras) tem suas características e sua linguagem de comunicação. Alguns conteúdos podem ser adaptados para diferentes formatos, o que ajuda a otimizar o tempo. Um gerenciador de redes sociais pode ser muito útil para organizar, responder e programar publicações. A ferramenta Etus facilita muito a vida de quem precisa movimentar as redes sociais para potencializar seus ganhos.

    4) Podcast

    Para quem tem um bom conteúdo, uma boa conexão com sua audiência e um bom microfone, é possível produzir podcasts. Há várias plataformas que podem ser escolhidas, como Spotify, Apple, Deezer ou ainda publicar o podcast no blog por meio de um player de áudio inserido no post.

    Essa produção pode ser gravada em vídeo simultaneamente ao áudio, gerando mais um conteúdo para plataformas audiovisuais, como o YouTube.

    Os episódios podem ser monetizados por meio de “publi” para marcas, por parcerias e com anúncios apresentados pela plataforma no meio do programa.

    Para iniciar um podcast, vale o mesmo raciocínio do blog: escolha um tema e a periodicidade dos episódios. Depois, estipule a duração média, se haverá pessoas convidadas, aprenda técnicas de locução e faça uma boa edição. Aproveite para divulgar sua marca e produtos, se for esse o caso.

    5) Mentoria

    Se você tiver larga experiência em um determinado assunto e dominar essa área, treine as pessoas para ficarem tão boas quanto você, por meio de um programa de mentoria.

    É possível iniciar divulgando seu conhecimento por meio da sua presença digital, sempre reforçando a sua autoridade no assunto. Monte turmas de mentorandos ou venda consultorias pontuais. Os encontros podem acontecer online por meio de ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

    Agora, se é para trilhar um caminho mais rápido e apenas ganhar dinheiro extra por um tempo, há outras oportunidades.

    Os sites Clarity.FM e Coach.me, por exemplo, conectam mentores a uma rede de pessoas que estão à procura de conhecimentos específicos. Aqui os ganhos são menores, mas não é necessário fazer uma captação ativa de clientes, nem construir site ou qualquer outra demanda prevista para quem abre uma marca e quer consolidar um negócio no digital.

    6) Curso online

    Ainda na linha dos especialistas, é possível criar um curso online e deixá-lo em uma plataforma de cursos, como Hotmart, Udemy, Moodle e tantas outras. Essa opção demanda uma carga mais alta de trabalho e pode ter alguma cobrança mensal, mas uma vez pronta, pode ser uma boa fonte de renda.

    Algumas pessoas preferem abrir a venda de cursos e turmas por “temporada” e outras deixam no chamado “perpétuo”, em que o curso fica disponível para venda o tempo todo. É preciso verificar com a plataforma de vendas online qual a política de venda e de hospedagem de site do curso.

    Se você não quer depender de plataformas de terceiros para vender seu curso online, precisará pensar no formato de transmissão de conhecimento. Geralmente, vender um curso online proprietário exige um esforço inicial maior, mas que pode ser recompensado no decorrer do tempo.

    O caminho mais seguro é contratar uma agência ou produtora de audiovisual para adaptar o conhecimento teórico numa linguagem adequada para o vídeo e para o público que se deseja alcançar. Captar a atenção das pessoas em um espaço competitivo como a internet requer colocar algumas técnicas em prática. Se você pode investir no trabalho de profissionais do ramo para ajudar a chegar melhor no objetivo, apenas faça.

    7) Aulas particulares

    Se você prefere algo mais “um a um”, dar aulas particulares pode ser uma boa saída para fazer renda extra ou virar sua nova profissão.

    No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Algumas variáveis devem ser consideradas antes de entender qual o melhor método de ensino. A faixa etária, o assunto e o tempo de cada aula vão ditar como será a dinâmica da aula online.

    Um ponto muito a favor é que as ferramentas de videochamadas são bastante intuitivas, amplamente utilizadas, dependem apenas de um navegador e podem ter custo zero, como o Google Meet. Além disso, contam com recursos tecnológicos para tornar as aulas mais interessantes, como o compartilhamento de arquivos, múltiplas pessoas conectadas, gravação da sessão e criptografia.

    Lembre-se de investir em bons recursos para facilitar sua jornada: contrate um bom pacote de dados com sua operadora de internet, compre um bom fone de ouvido, microfone, escolha uma iluminação adequada e, por que não, uma boa cadeira. Considere cenário de fundo, mesmo que simples, em vez de imagens digitalizadas: elas podem roubar a atenção da sua aula.

    Lembre-se: para captar mais estudantes, fortaleça a sua presença digital.  Além de Criar um site e Criar um e-mail profissional, estar presente nas redes sociais com bom conteúdo ajuda a mostrar sua autoridade no assunto e irá reforçar a credibilidade do seu trabalho. Se não sabe exatamente como fazer (é possível ganhar dinheiro na internet como iniciante), busque inspiração em perfis de professores da sua área. Veja qual linguagem mais parece com a sua, inspire-se e trabalhe.

    8) Comunidades

    Caso você já tenha uma audiência formada, é possível gerenciar uma comunidade nas plataformas Circle.so, Discoure.org ou Meet up, por exemplo. É possível cobrar um valor fixo por mês, semestre ou ano.

    Uma comunidade reúne pessoas em torno de um assunto específico para trocar informações e estabelecer novas conexões entre as pessoas com o mesmo objetivo. É importante redigir as boas práticas ou regras e divulgá-las na página de compra, com um campo para aceite. Isso evita problemas no futuro.

    Também é importante ter uma pessoa mediando o conteúdo para garantir que o ele esteja alinhado com as boas práticas e entregue o esperado e evitar que os assuntos descambem por uma via não desejada. Aliás, a segurança de ter um ambiente focado e controlado tem levado muitas pessoas para as comunidades.

    9) E-book

    Tem um conhecimento muito bom em algo, mas não quer encabeçar um curso online ou mentoria? Escreveu uma história incrível, mas não tem como investir em impressão? 

    Produza um e-book e autopublique em plataformas especializadas como Kindle Direct Publishing, Clube de Autores, Livrorama, Hotmart e outras do tipo. 

    Mas você nunca escreveu um livro e sequer sabe por onde começar? Vale seguir alguns passos para facilitar seu percurso.

    • Defina o público, o gênero literário, a ideia central e pesquise detalhes relevantes. Isso trará mais credibilidade ao livro e ajudará as pessoas a se envolverem no enredo.
    • Crie um perfil em rede social com pistas sobre a história do livro. Isso pode instigar as pessoas a acompanharem as publicações e, futuramente, adquirir a obra.

    Sugestões de publicação:

    • Ficção: enredos que trazem uma atmosfera de nostalgia ou futuros distópicos podem funcionar bem.
    • Aconselhamento: caso tenha bons conhecimentos em alguma área, aprofunde-os com uma pesquisa direcionada ao objetivo da publicação e escreva dicas práticas para facilitar a vida de quem está na área.

    Para ter sucesso com a publicação de um e-book não dá só para contar só com a sorte. Para impulsionar as vendas, é interessante movimentar a sua rede de contatos por e-mail, ser ativo nas redes sociais e buscar espaço em outros meios de comunicação digital para divulgar o e-book.

    Nesse caso, um site funciona como um canal de divulgação do e-book, do autor, podendo se tornar um futuro espaço para abrir uma loja virtual com produtos relacionados às publicações. 

    10) Influencer

    Para não ficar muito repetitivo, vamos reforçar só mais uma vez: vender qualquer coisa no online vai depender de presença digital relevante. Isso é inegociável. E esse é o centro do trabalho de qualquer influencer. 

    Profissionais de influência formam grandes comunidades em torno de si ao longo do tempo, podendo transformar seus meios de comunicação verdadeiras vitrines de produtos.

    Especialmente para quem é especialista, ter um site com registro de domínio próprio e e-mail profissional atribuem ainda mais seriedade ao trabalho online e ampliam os canais de divulgação dos produtos de parceiros e patrocinadores. 

    A Locaweb oferece soluções com ferramentas intuitivas para a criação de websites, com domínio e e-mails profissionais gratuitos por um ano.

    Ganhe dinheiro online com a sua profissão de formação

    Todas as profissões podem se beneficiar do alcance oferecido pela internet. Como já falamos até agora, isso exige empenho e compromisso na divulgação online dos serviços para ganhar dinheiro online. 

    Você pode trilhar uma jornada autônoma ou utilizar plataformas já existentes na internet para fazer renda extra, mas elas vão “comer” uma porcentagem do seu ganho.

    Analise bem o que vale para você. A lista a seguir apresenta algumas áreas para um ponto de partida mais específico. Não se chateie se não encontrar sua área aqui, por favor. Oportunidades existem, com certeza.

    11) Arquitetura e Design de Interiores

    Trabalhar com Arquitetura e Design de Interiores na internet traz flexibilidade de tempo, liberdade geográfica e alcance de público. Pela robustez dos softwares da área, é indispensável ter uma boa máquina e ótima conexão com a internet para trabalhar de casa sem susto. Isso também vai ajudar a ganhar tempo para o desenvolvimento e apresentação dos projetos online.

    Para marcar a sua presença digital e fortalecer a credibilidade no seu trabalho, crie um site com registro de domínio próprio para que as pessoas possam ver seu portfólio – mesmo que sejam com projetos conceituais. Nele, inclua um blog para educar sua audiência, sempre reforçando os benefícios de contratar projetos de arquitetura ou design de interiores online.

    Utilize as redes sociais para mostrar seus conhecimentos e ofereça orientações gerais para as pessoas se inspirarem. Isso atrai a atenção para seu trabalho e poderá aumentar seu número de seguidores. 

    Defina qual será sua oferta de produtos. É possível atender projetos online sob medida para serem feitos a distância. Com um detalhamento minucioso, o projeto pode ser executado com fornecedores indicados por você ou não.

    Ofereça sua consultoria online para acompanhar o andamento da obra a quem contratou um projeto, caso faça sentido. Outro produto é a consultoria online para clientes que desejem “ideias novas” para decorar os cômodos de sua casa, sala comercial e outras coisas do tipo.

    12) Desenvolvimento de TI

    Quem programa tem a profissão ideal para trabalhar online. Para não chover no molhado, vamos dar uma sugestão bem específica. Uma das boas alternativas é fazer Revenda de Hospedagem. Nessa modalidade, quem programa contrata um grande espaço de hospedagem e faz o particionamento dele em tamanhos menores. Cada uma dessas partes pode receber um site adequado ao tamanho oferecido. Quem programa ganha dinheiro gerenciando o espaço desses sites.A Locaweb oferece uma oportunidade de ganhar dinheiro na internet por meio da Revenda de Hospedagem, fornecendo uma série de recursos intuitivos que simplificam a experiência dos profissionais de desenvolvimento e outros interessados.

    13) Design Gráfico e Digital

    Muito melhor que qualquer sobrinho, os profissionais da área de Design Gráfico e Digital conseguem trabalhar online com diversas ferramentas. Você pode tentar vender artes por sites especializados que fazem a ponte entre clientes e designers, mas ficam com uma porcentagem do ganho. Alguns sites são 99Designs, WeDoLogos e Fiverr.

    Nossa dica de ouro é adaptar produtos para softwares ou aplicativos que as pessoas tenham acesso para fazer suas edições. Isso pode aumentar a visibilidade do produto e gerar mais vendas. Algumas sugestões:

    • Planner: crie planners e venda arquivos para as pessoas imprimirem em casa. Uma opção é criar arquivos com imagens para serem utilizadas em planners já existentes. O ideal é criar algumas coleções com modelos que atendam diversificados gostos.
    • Arte para empresas: crie pacotes de artes para atender a necessidade de personalização das empresas. Vale logotipo, cartão de visita, receituário para área médica, slides mestres para apresentações e outros materiais personalizados.
    • Layouts: com a popularização do Canva, muitas pessoas aprenderam a utilizar a ferramenta, mas não o suficiente para traduzir um layout profissional. Aqui há uma janela de oportunidade para designers criarem pacotes de layouts para redes sociais e venderem para essas pessoas que querem uma identidade definida em seu perfil.
    • Diagramação: faça a diagramação de livros, e-books e revistas de sua casa e envie online para quem contratou.
    • Templates prontos: muitos profissionais contratam ferramentas com um criador de sites embarcado, mas não conhecem as técnicas corretas para agregar valor e atratividade ao site. Oferecer um serviço para solucionar essa dor pode gerar um retorno interessante.

    14) Fotografia e Edição de Vídeo

    A área audiovisual ganhou destaque junto aos produtores de conteúdo das redes sociais. Essa área oferece uma oportunidade de ganhar dinheiro na internet justamente por atender esse público, que precisa oferecer um conteúdo mais potente para sua audiência. Quanto melhores e mais criativas forem as edições de vídeos e fotos, mas haverá valor agregado. Algumas formas de gerar renda extra com fotografia e edição de vídeo são:

    • Treinar produtores de conteúdo: nesse caso, profissionais da área de fotografia e edição de vídeo podem criar cursos, e-books e workshops online ensinando os segredos de se conseguir resultados mais profissionais utilizando a câmera de smartphones, câmeras digitais ou com aplicativos populares entre esse público.
    • Realizar tratamento de fotos digitais: nesse tipo de produto, a pessoa envia as fotos online para tratamento e as recebe de volta. Outro serviço nessa linha é a restauração de fotos antigas. Nesse caso, o cliente deve se responsabilizar por digitalizar o arquivo a ser restaurado.
    • Realizar edição de vídeo: na modalidade online, é indispensável acertar um briefing muito bem feito, avaliar minuciosamente o material e alinhar as expectativas. Por ser um trabalho feito à distância, recomendamos sempre avaliar o material antes de dar um orçamento. Uma captação com ruídos ou problemas com a luz pode custar muitas horas de trabalho.
    • Vender fotos e vídeos em sites especializados: crie um perfil em sites de vendas de fotos e vídeos e disponibilize seu material. Algumas plataformas que trabalham com esse formato são Shutterstock, iStockPhoto, GettyImages, VideoHive e Dissolve.

    15) Jornalismo

    Quem é jornalista tem também muitas possibilidades, desde escrever, revisar e editar textos (e-books, livros, artigos, publicações para redes sociais etc.) até criar projetos autorais para autopublicação. Quem trabalha como jornalista pode prestar serviço tanto para empresas quanto para pessoas físicas, tudo isso online.

    Algumas plataformas oferecem trabalhos eventuais para jornalistas freelancers, como Workana ou Meu Redator, mas existem outras. O importante é buscar avaliações e opiniões de quem presta serviço nessas plataformas para saber se o que é oferecido se alinha com seu objetivo.

    Para ajudar em sua trajetória na internet, cuide dos detalhes:

    • Crie um site ou um blog para divulgar suas publicações, sempre citando o veículo de comunicação. Ele funcionará como portfólio. Dentro do site, crie páginas explicando seu trabalho e inclua um meio de contato.
    • Encabece um podcast sobre um assunto de seu domínio. Com o tempo, ele pode contribuir com o aumento da sua rede de contatos, além de se tornar outro canal de captação de parceiros e patrocinadores. Para mais informações como ganhar dinheiro na internet com podcast, volte até o item 4 deste artigo.
    • Use as suas redes sociais de maneira estratégica. O LinkedIn, por exemplo, tem uma iniciativa que busca destacar membros influentes e engajados na plataforma chamada Top Voices. As Top Voices são reconhecidas por criar e compartilhar conteúdos significativos e relevantes – um diferencial para aumentar a visibilidade de jornalistas independentes.

    16) Locução

    Profissionais da voz também podem se beneficiar da internet para ganhar dinheiro: basta ter um equipamento adequado para fazer a captação de áudio em casa. Conheça algumas alternativas:

    • Crie um programa de podcast: esse conteúdo pode ser focado na própria área de Locução, dando dicas, recebendo entrevistados e colocando em pauta os rumos da profissão. Esse tipo de trabalho também funciona como vitrine para outros trabalhos.
    • Narração de audiobooks: plataformas como Fiverr, ACX e UpWork fazem a ponte entre empresas e autores que precisam de narração profissional para seus materiais.
    • Narração de vídeos para o YouTube: algumas empresas trabalham conteúdos narrados para vídeos no YouTube e podem contratar profissionais de locução.

    17) Moda e Estilo

    Também há diversas maneiras para profissionais de Moda e Estilo obterem uma renda extra online. Alguns exemplos incluem:

    • Consultor de Imagem: a Consultoria de Imagem ganhou força e prestígio, atendendo a diversos perfis socioeconômicos. Muitas pessoas que trabalham com moda e precisam da flexibilidade do trabalho a distância fizeram a transição para essa profissão. Os atendimentos podem ser feitos online e o material resultante da consultoria também pode ser enviado por e-mail, Google Drive e WeSendIt, entre outros recursos.
    • Segunda mão: a moda circular tem ganhado força e as pessoas estão perdendo o preconceito em utilizar peças de segunda mão. Portanto, se tiver “dinheiro parado” aí em seu guarda-roupa, separe as peças boas e coloque à venda. Algumas marcas, como Enjoei e Repassa, se disponibilizam para buscar as roupas, sapatos e acessórios na casa da pessoa, fotografam e divulgam as peças em seus portais. Nessa modalidade, a marca fica com uma porcentagem sobre a venda. Vale consultar o regulamento.

    18) Marketing Digital

    Essa é a área do online – e o céu é o limite.  Vamos citar apenas algumas alternativas para quem é do Marketing Digital para trabalhar online e ganhar dinheiro:

    • Planejamento de Marketing Digital: ofereça pacotes de planejamento de marketing digital do mais básico ao mais completo, atingindo diversos perfis de clientes.
    • Gerenciamento de Redes Sociais: é possível otimizar o trabalho gerenciando múltiplas contas em um mesmo lugar e aumentar os ganhos utilizando ferramentas específicas para essa atividade. Podemos citar aqui o Etus da Locaweb.
    • Gerenciamento de SEO: otimize sites profissionais de terceiros para aumentar o ranqueamento orgânico.
    • Gerenciamento de campanhas com links patrocinados: faça o gerenciamento do investimento das campanhas online para marcas e profissionais independentes.
    • Faça mediação de Comunidades online

    19) Turismo

    Até quem trabalha com Turismo pode ganhar dinheiro online. Uma das alternativas é construir Guias de Viagem e vender o conteúdo para turistas. Os itinerários podem ser feitos sob medida, dentro das preferências de quem contrata, ou por tema, colocando à venda por tempo indeterminado.

    Plataformas como Reco (da Trip Advisor) e Withlocals são opções em que profissionais de turismo podem prestar seus serviços na produção de guias sob medida. O TripAdvisor tem um programa de afiliados específico para o segmento, que oferece uma comissão para os membros. Vale consultar.

    20) Freelancer

    Certamente, você pode ganhar dinheiro na internet como freelancer em marketing ou desenvolvimento de software, aproveitando a tendência crescente do trabalho autônomo. Aqui estão algumas estratégias para alcançar esse objetivo:

    • Defina preços competitivos: ao estabelecer seus preços, pesquise o mercado e considere fatores como sua experiência, complexidade do projeto e demanda. Comece com preços competitivos para atrair clientes, mas não desvalorize seu trabalho.
    • Construa um portfólio sólido: crie um portfólio online que destaque seus projetos anteriores e mostre suas habilidades. Isso ajuda a conquistar a confiança dos clientes em potencial.
    • Networking: participe de grupos e comunidades online relacionadas a marketing ou desenvolvimento de software. Conectar-se com outros profissionais pode levar a oportunidades de colaboração ou referências de projetos.
    • Marketing pessoal: invista na construção de uma presença online forte, incluindo um site pessoal e perfis em redes sociais profissionais. Compartilhe seu conhecimento e experiência por meio de blogs, vídeos ou redes sociais para atrair clientes.
    • Plataformas de freelancers: registre-se em plataformas de freelancers como Upwork, 99Freelas ou Workana. Essas plataformas podem ajudar a encontrar projetos e clientes.

    Até quem nem é tão especialista assim…

    Há oportunidades mais gerais para ganhar dinheiro online, embora essas alternativas nem sempre sejam satisfatórias. Basta ler os termos e condições para entender que ninguém dá dinheiro fácil por aí…

    Mas vamos às possibilidades:

    • Responder pesquisas online em plataformas como Pesquisas Remuneradas, PiniOn, The Panel Station e Keep Rewarding
    • Testar sites e dar sua opinião no UserTesting, Testbirds e Userfeel.
    • Se você já é um bom gamer, crie um canal no YouTube, transmita e narre seus jogos ao vivo (game play).
    • Faça live NPC (Non Playable Character) no TikTok. Aqui vale uma explicação sobre o que se trata o NPC: pessoas entram em uma live para imitar personagens que ficam em um loop de ações, em troca de alguns centavos – sim, pessoas estão pagando para ver outras fazendo imitações. Dependendo da audiência, pode-se levantar um bom dinheiro.

    Esperamos ter dado uma luz a partir de várias ideias sobre como é possível aproveitar esse espaço incrível que é a internet para ganhar dinheiro. E se o negócio evoluir e você precisar de serviços de hospedagem de site, fale com a Locaweb.

    Agora que você tem as melhores dicas de como ganhar dinheiro na internet, que tal profissionalizar o seu negócio?

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