O perfil do profissional de marketing se transformou nos últimos tempos. Os profissionais da área precisam conhecer e executar ações que fazem parte do universo online, atendendo as expectativas do mercado – cada vez mais digital -, e conciliando as melhores práticas da internet. 

Para ajudar a encontrar insights e planejar seus próximos projetos, compartilhamos 6 estratégias para profissionais de marketing. 

Confira o conteúdo e faça um checklist dos seus próximos passos. Vamos lá?

Navegue pelo índice

    1. Soluções digitais

    As empresas migram cada vez mais para o ambiente online. Isso significa que o conhecimento em soluções digitais se tornou um dos requisitos no perfil de profissionais de marketing. 

    No dia a dia é fundamental saber quais os principais recursos de sites e lojas virtuais para uma empresa – principalmente se você pensa em se especializar em um dos assuntos. 

    O e-mail marketing e as ferramentas do Google também estão entre as opções mais utilizadas para aumentar resultados na internet e acompanhar os efeitos de ações e campanhas. 

    Pesquise as soluções mais utilizadas para suas atividades e encontre as melhores estratégias para colocar em prática.

     

    +Leia mais: 17 ferramentas essenciais para quem vende na internet!

    2. Criação de Personas

    Para planejar e executar ações cada vez mais assertivas, é necessário conhecer o público-alvo e identificar características que possam atrair um grupo de pessoas para o negócio. 

    Faça um levantamento de informações sobre os clientes e consumidores da marca para criar um personagem fictício, identificando o perfil ideal de um potencial cliente.

    Reúna informações sobre o segmento, produtos ou serviços e quais são as dores e necessidades que a empresa atende.

    A criação de personas permite direcionar esforços e encontrar boas oportunidades para aumentar os índices de conversão das suas próximas estratégias. 

    3. Marketing de Conteúdo

    As empresas que estão online possuem um desejo em comum: aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar novos públicos. Produzir conteúdo pode ser vital para gerar resultados na internet.

    Muitas empresas utilizam estratégias de Marketing de Conteúdo por oferecer um baixo investimento e para se posicionar como referência no assunto. 

    Para atrair visitantes e converter novos leads, produza conteúdos que podem servir para o funil de vendas e que respondem as dúvidas mais comuns da persona.

    Para potencializar os resultados e melhorar as taxas de ranqueamento, use um gerenciador de conteúdo para administrar o site e realizar as publicações. 

    5. Redes sociais

    As redes sociais estão entre os canais mais explorados por empresas e profissionais.

    Elas são essenciais para conectar novos públicos e para criar ações de engajamento com uma marca. 

    Entre as principais vantagens estão a personalização dos conteúdos, a interatividade e a análise em tempo real do perfil e comportamento de uma rede de seguidores. 

    Outra grande vantagem do uso das redes sociais, é a criação de segmentações, aumentando as chances de uma empresa encontrar e se conectar a potenciais consumidores. 

    Para criar ações eficazes, escolha as  redes sociais mais compatíveis para começar a promover o negócio. 

     

    +Para saber mais: Guia de marketing nas redes sociais!

    5. Inbound marketing

    O Inbound Marketing é uma das principais estratégias atuais para a publicidade online e serve para promover uma empresa e aproximar novos leads através de conteúdos, vídeos, webinars, infográficos, whitepapers e outros formatos. 

    Pode ser executado em conjunto com as opções anteriores e serve para converter de forma indireta e menos invasiva. Com o Inbound Marketing, o serviço ou produto é encontrado pelas pessoas interessadas, aumentando as chances de relacionamento e engajamento

    O profissional de marketing que desenvolve e aplica a estratégia, precisa integrar blogs, redes sociais, e-mail marketing, workflows e CRM para converter e analisar os dados coletados. 

    Essa estratégia também precisa estar alinhada a outros departamentos, identificando as melhores táticas para aplicar ao longo da jornada de compra dos clientes.

    6. Mídia paga e orgânica

    Todas as empresas e profissionais de marketing esperam gerar resultados na internet. Além de conciliar as estratégias anteriores, existem dois fatores que podem auxiliar: o uso de mídia paga e orgânica. 

    A mídia orgânica não possui investimento e suas ações são distribuídas de forma gratuita. Na prática, a entrega de um conteúdo é inteiramente dependente de ações orgânicas de blogs e redes sociais. O retorno dessa estratégia pode ser mais lento, porém, com o tempo estimula a credibilidade e a visibilidade de forma duradoura.

    Já a mídia paga exige um investimento para gerar anúncios em redes sociais e sites. Oferece diversas possibilidades para criar campanhas, segmentar públicos, gerenciar e coletar dados. Os resultados são mais rápidos e servem para multiplicar o alcance.

    Diversas empresas utilizam as duas estratégias como ações complementares  para a atuação digital do negócio. 

    Facebook Ads, LinkedIn Ads e Google AdWords estão entre as alternativas mais adotadas. 

    E se você chegou até aqui, aproveite para seguir nossas redes sociais para acompanhar novas estratégias.