Deixar seu site pronto para a Black Friday depende de uma série de ações nos bastidores. Esteja atento a estes pontos e prepare-se para vender muito mais.
Anote aí: todos os anos, a última sexta-feira de novembro é o momento da Black Friday, uma das principais datas comerciais do varejo. Em torno desse dia, muitas empresas desenvolvem a Black Week (em uma janela de uma semana de ofertas) ou mesmo a Black November (com um mês inteiro de promoções), variando a oferta para garantir bons resultados.
A Black Friday ganhou tanta expressão no Brasil que muitas pessoas aproveitam a época para antecipar as suas compras de Natal.
Já mostramos em outro artigo como vender mais na Black Friday e agora é hora de aprofundar um ponto importante para seu sucesso nessa data tão importante para o varejo: como preparar seu e-commerce. Afinal de contas, se o site não rodar perfeitamente, a estratégia de vendas não fará milagre.
Por isso, vamos apresentar as principais recomendações para quem deseja manter a estabilidade do e-commerce na Black Friday. Aliás, essas boas práticas podem servir para todos os momentos da vida do seu negócio.
Melhore a experiência de consumo
Com um público consumidor muito mais familiarizado com a Black Friday e dominando ferramentas digitais, a experiência online ganha ainda mais relevância. Cuide para que todas as informações importantes estejam disponíveis e possam ser facilmente encontradas: boas fotografias dos produtos e em ângulos variados, descrição completa, disponibilidade de cores, modelos, tamanhos e um botão de comprar em posição de destaque.
Outro ponto importante é criar URL rastreáveis para os produtos em promoção e páginas do site, para que seja possível acompanhar o movimento do tráfego de visitantes. Isso serve para melhorar a comunicação e trazer elementos que impulsionem mais compras nas páginas em que as visitas são mais intensas. O monitoramento pode ser feito por ferramentas como o Google Analytics.
Outro ponto importante é facilitar o cadastramento por meio do login com contas de redes sociais, por exemplo. Quanto mais facilitada for a experiência, maior a chance de efetivar a venda. Qualquer barreira pode ser suficiente para o público consumidor “pensar melhor” e abandonar o carrinho.
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Integre a jornada de compra
Se o seu negócio está em mais de um canal de vendas é possível criar uma história em que a comunicação se torna complementar. Esse tipo de abordagem é capaz de impactar positivamente o público comprador, pois chama a atenção dele em todos os meios de comunicação (site, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo na loja física).
Multiplique os canais de contato
Durante a Black Friday é comum que as pessoas tenham dúvidas e queiram esclarecê-las o mais rápido para aproveitar as promoções. E quanto mais rápido elas são respondidas, maior a chance de efetivar a venda. O ideal é contar com uma ferramenta que integre seus meios de comunicação e faça a gestão em um único lugar.
Equalize o volume de visitantes e a velocidade do site
Sabe qual é a melhor maneira de confirmar se o seu site aguenta o volume de visitantes da Black Friday? Perguntando. A resposta você pode ter ao conversar com o desenvolvedor ou diretamente com o suporte técnico da empresa que hospeda o site.
O ideal é tomar uma referência pela quantidade de acessos nas datas de pico e acrescentar uma porcentagem: assim, o diagnóstico será mais seguro. Pode ser que você precise de um upgrade no seu plano, pode ser que não. O importante é não tapar o sol com a peneira e fazer o que precisa ser feito.
Se você ainda tem dúvidas, conheça os tipos de hospedagem de sites e suas principais características:
1) Hospedagem Compartilhada
Essa é a modalidade de hospedagem mais popular e acessível entre as opções viáveis para um e-commerce. Nesse espaço, os sites compartilham o mesmo servidor físico e os mesmos recursos tecnológicos, como processamento de dados, armazenamento e memória.
É necessário, no entanto, entender qual o volume de acessos simultâneos esperado na Black Friday, pois é preciso garantir que não haja perda de performance nessa época de vendas. Assim, nossa recomendação é conversar com o fornecedor de hospedagem para dimensionar sua estrutura de Hospedagem para a Black Friday e garantir que tudo correrá bem.
Entre as principais características da hospedagem compartilhada da Locaweb estão:
- Ótimo custo-benefício
- Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado
- Compartilhamento de recursos do servidor
- Configuração facilitada
- Recursos adicionais, como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail e Conta FTP de acordo com o plano contratado
- Recursos ilimitados, como armazenamento e transferências de dados
- Suporte técnico em português 24h por dia, 7 dias por semana
Para a maioria das operações de e-commerce, a hospedagem compartilhada será suficiente para atender à demanda na Black Friday. É sempre importante, porém, analisar qual será o impacto da data comercial sobre a demanda do seu site.
Dependendo da categoria e dos seus esforços de marketing, o número de acessos poderá se tornar grande demais. É preciso ter cuidado no dimensionamento da carga do site para garantir uma boa performance.
2) Hospedagem WordPress
Esse modelo de hospedagem foi pensado para receber sites projetados com o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) WordPress. A compatibilidade com o sistema aumenta a eficiência da operação e otimiza o desempenho do site.
As principais vantagens que um site obtém na adoção da Hospedagem WordPress da Locaweb são:
- Alta velocidade de processamento
- Armazenamento SSD
- Atualizações automáticas da plataforma WordPress
- Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado
- Otimização para o desempenho do WordPress
- Plugins pré-instalados
- Recursos adicionais como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail, Conta FTP de acordo com o plano contratado
- Suporte especializado (no caso da Hospedagem WordPress pela Locaweb, são 24h por dia, 7 dias por semana em português).
Se o seu e-commerce foi desenvolvido em WordPress, essa é uma opção relevante a ser considerada, pois a expertise da Locaweb em Hospedagem traz mais segurança, confiabilidade e escalabilidade para sua operação online.
3) Hospedagem Dedicada
Essa solução é indicada quando o seu e-commerce tem grandes volumes de acessos simultâneos (bem a cara da Black Friday) e a hospedagem compartilhada já não consegue entregar o desempenho necessário.
Nessa modalidade, um servidor físico é dividido em vários servidores virtuais, e cada um passa a funcionar de maneira autônoma.
Dessa forma, mesmo compartilhando recursos físicos, a configuração é definida de forma específica para cada cliente. Essa opção traz mais velocidade para o site e menos chance de que o e-commerce fique fora do ar por ter muitos acessos simultâneos.
Entre as principais características da hospedagem dedicada estão:
- Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado
- Criação de sites sem limite
- Ótimo custo-benefício
- Painel de controle intuitivo
- Recursos dedicados com infraestrutura VPS
- Recursos adicionais como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail e Conta FTP de acordo com o plano contratado
- Servidor localizado no Brasil
- Suporte técnico em português 24h por dia, 7 dias por semana
Utilizando o mesmo painel de gestão da hospedagem compartilhada, a hospedagem dedicada Locaweb oferece mais flexibilidade e controle, sem abrir mão de uma operação intuitiva que simplifica a gestão do seu e-commerce.
4) Hospedagem Gratuita
Precisamos ser francos com você: essa não é a melhor opção para quem tem um comércio online, muito menos para vender na época da Black Friday. Se é o caso do seu e-commerce, considere fazer a migração bem antes dessa época de vendas.
Na hospedagem gratuita há um limite estabelecido para transferência de dados e número de visitas, com inclusão de publicidade no site e espaço limitado de armazenamento. Além disso, a infraestrutura é dividida entre uma infinidade de outros sites e a oferta de funcionalidades é bem reduzida.
Geralmente, a hospedagem gratuita é um produto de entrada e cumpre o papel de “ponte” para aquisição de pacotes pagos. Para um e-commerce que deseja ter um bom desempenho na Black Friday, porém, definitivamente não é uma boa opção.
A Locaweb, temos mais de 25 anos de experiência em hospedagem de sites, muito antes da Black Friday aterrissar por aqui. E com custo-benefício muito favorável. Conheça nossos planos.
Confira qual é a melhor hospedagem para o seu negócio.
CLIQUE AQUIGaranta segurança para o site e para os clientes
Um dos pontos mais sensíveis da Black Friday ainda é a segurança. Essa é uma época em que os cibercriminosos ficam à espreita, esperando uma instabilidade dos sites para invadir e roubar dados.
Um site com Certificado de Segurança SSL garante segurança para o dono do site e as pessoas que nele trafegam. Ele garante que os dados estão criptografados e protegidos em caso de invasões. E por ser avaliado como um ambiente seguro, seu site passa a ser considerado mais relevante pelos mecanismos de busca, como o Google.
Agora, quando não existe o certificado, a coisa complica. Além dos mecanismos de busca não considerarem o site relevante, o visitante receberá um alerta informando que o ambiente não é seguro, o que diminui o tráfego na hora.
Muitos clientes preferem desistir e acessar um concorrente a correr o risco de terem seus dados capturados por criminosos.
O Certificado de Segurança SSL da Locaweb tem chancela da GlobalSign – autoridade mundial no assunto – e garante contra quebra de criptografia. Considere contratar.
Agora, faça um checklist com essas orientações e aproveite para revisar todo o seu e-commerce e garantir uma Black Friday livre de surpresas desagradáveis.