Deixar seu site pronto para a Black Friday depende de uma série de ações nos bastidores. Esteja atento a estes pontos e prepare-se para vender muito mais.

Anote aí: todos os anos, a última sexta-feira de novembro é o momento da Black Friday, uma das principais datas comerciais do varejo. Em torno desse dia, muitas empresas desenvolvem a Black Week (em uma janela de uma semana de ofertas) ou mesmo a Black November (com um mês inteiro de promoções), variando a oferta para garantir bons resultados.

A Black Friday ganhou tanta expressão no Brasil que muitas pessoas aproveitam a época para antecipar as suas compras de Natal.

Já mostramos em outro artigo como vender mais na Black Friday e agora é hora de aprofundar um ponto importante para seu sucesso nessa data tão importante para o varejo: como preparar seu e-commerce. Afinal de contas, se o site não rodar perfeitamente, a estratégia de vendas não fará milagre.

Por isso, vamos apresentar as principais recomendações para quem deseja manter a estabilidade do e-commerce na Black Friday. Aliás, essas boas práticas podem servir para todos os momentos da vida do seu negócio.

Navegue pelo índice

    Melhore a experiência de consumo

    Com um público consumidor muito mais familiarizado com a Black Friday e dominando ferramentas digitais, a experiência online ganha ainda mais relevância. Cuide para que todas as informações importantes estejam disponíveis e possam ser facilmente encontradas: boas fotografias dos produtos e em ângulos variados, descrição completa, disponibilidade de cores, modelos, tamanhos e um botão de comprar em posição de destaque.

    Outro ponto importante é criar URL rastreáveis para os produtos em promoção e páginas do site, para que seja possível acompanhar o movimento do tráfego de visitantes. Isso serve para melhorar a comunicação e trazer elementos que impulsionem mais compras nas páginas em que as visitas são mais intensas. O monitoramento pode ser feito por ferramentas como o Google Analytics.

    Outro ponto importante é facilitar o cadastramento por meio do login com contas de redes sociais, por exemplo. Quanto mais facilitada for a experiência, maior a chance de efetivar a venda. Qualquer barreira pode ser suficiente para o público consumidor “pensar melhor” e abandonar o carrinho.

    +Saiba tudo o que é preciso para criar uma boa página de produto

    Integre a jornada de compra

    Se o seu negócio está em mais de um canal de vendas é possível criar uma história em que a comunicação se torna complementar. Esse tipo de abordagem é capaz de impactar positivamente o público comprador, pois chama a atenção dele em todos os meios de comunicação (site, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo na loja física).

    Multiplique os canais de contato

    Durante a Black Friday é comum que as pessoas tenham dúvidas e queiram esclarecê-las o mais rápido para aproveitar as promoções. E quanto mais rápido elas são respondidas, maior a chance de efetivar a venda. O ideal é contar com uma ferramenta que integre seus meios de comunicação e faça a gestão em um único lugar.

    como preparar seu site

    Equalize o volume de visitantes e a velocidade do site

    Sabe qual é a melhor maneira de confirmar se o seu site aguenta o volume de visitantes da Black Friday? Perguntando. A resposta você pode ter ao conversar com o desenvolvedor ou diretamente com o suporte técnico da empresa que hospeda o site.

    O ideal é tomar uma referência pela quantidade de acessos nas datas de pico e acrescentar uma porcentagem: assim, o diagnóstico será mais seguro. Pode ser que você precise de um upgrade no seu plano, pode ser que não. O importante é não tapar o sol com a peneira e fazer o que precisa ser feito.

    Se você ainda tem dúvidas, conheça os tipos de hospedagem de sites e suas principais características:

    1) Hospedagem Compartilhada

    Essa é a modalidade de hospedagem mais popular e acessível entre as opções viáveis para um e-commerce. Nesse espaço, os sites compartilham o mesmo servidor físico e os mesmos recursos tecnológicos, como processamento de dados, armazenamento e memória.

    É necessário, no entanto, entender qual o volume de acessos simultâneos esperado na Black Friday, pois é preciso garantir que não haja perda de performance nessa época de vendas. Assim, nossa recomendação é conversar com o fornecedor de hospedagem para dimensionar sua estrutura de Hospedagem para a Black Friday e garantir que tudo correrá bem.

    Entre as principais características da hospedagem compartilhada da Locaweb estão:

    • Ótimo custo-benefício
    • Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado
    • Compartilhamento de recursos do servidor
    • Configuração facilitada
    • Recursos adicionais, como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail e Conta FTP de acordo com o plano contratado
    • Recursos ilimitados, como armazenamento e transferências de dados
    • Suporte técnico em português 24h por dia, 7 dias por semana

    Para a maioria das operações de e-commerce, a hospedagem compartilhada será suficiente para atender à demanda na Black Friday. É sempre importante, porém, analisar qual será o impacto da data comercial sobre a demanda do seu site.

    Dependendo da categoria e dos seus esforços de marketing, o número de acessos poderá se tornar grande demais. É preciso ter cuidado no dimensionamento da carga do site para garantir uma boa performance.

    2) Hospedagem WordPress

    Esse modelo de hospedagem foi pensado para receber sites projetados com o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) WordPress. A compatibilidade com o sistema aumenta a eficiência da operação e otimiza o desempenho do site.

    As principais vantagens que um site obtém na adoção da Hospedagem WordPress da Locaweb são:

    • Alta velocidade de processamento
    • Armazenamento SSD
    • Atualizações automáticas da plataforma WordPress
    • Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado
    • Otimização para o desempenho do WordPress
    • Plugins pré-instalados
    • Recursos adicionais como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail, Conta FTP de acordo com o plano contratado
    • Suporte especializado (no caso da Hospedagem WordPress pela Locaweb, são 24h por dia, 7 dias por semana em português).

    Se o seu e-commerce foi desenvolvido em WordPress, essa é uma opção relevante a ser considerada, pois a expertise da Locaweb em Hospedagem traz mais segurança, confiabilidade e escalabilidade para sua operação online.

    3) Hospedagem Dedicada

    Essa solução é indicada quando o seu e-commerce tem grandes volumes de acessos simultâneos (bem a cara da Black Friday) e a hospedagem compartilhada já não consegue entregar o desempenho necessário.

    Nessa modalidade, um servidor físico é dividido em vários servidores virtuais, e cada um passa a funcionar de maneira autônoma.

    Dessa forma, mesmo compartilhando recursos físicos, a configuração é definida de forma específica para cada cliente. Essa opção traz mais velocidade para o site e menos chance de que o e-commerce fique fora do ar por ter muitos acessos simultâneos.

    Entre as principais características da hospedagem dedicada estão:

    • Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado
    • Criação de sites sem limite 
    • Ótimo custo-benefício
    • Painel de controle intuitivo
    • Recursos dedicados com infraestrutura VPS
    • Recursos adicionais como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail e Conta FTP de acordo com o plano contratado
    • Servidor localizado no Brasil
    • Suporte técnico em português 24h por dia, 7 dias por semana

    Utilizando o mesmo painel de gestão da hospedagem compartilhada, a hospedagem dedicada Locaweb oferece mais flexibilidade e controle, sem abrir mão de uma operação intuitiva que simplifica a gestão do seu e-commerce.

    4) Hospedagem Gratuita

    Precisamos ser francos com você: essa não é a melhor opção para quem tem um comércio online, muito menos para vender na época da Black Friday. Se é o caso do seu e-commerce, considere fazer a migração bem antes dessa época de vendas.

    Na hospedagem gratuita há um limite estabelecido para transferência de dados e número de visitas, com inclusão de publicidade no site e espaço limitado de armazenamento. Além disso, a infraestrutura é dividida entre uma infinidade de outros sites e a oferta de funcionalidades é bem reduzida.

    Geralmente, a hospedagem gratuita é um produto de entrada e cumpre o papel de “ponte” para aquisição de pacotes pagos. Para um e-commerce que deseja ter um bom desempenho na Black Friday, porém, definitivamente não é uma boa opção.

    A Locaweb, temos mais de  25 anos de experiência em hospedagem de sites, muito antes da Black Friday aterrissar por aqui. E com custo-benefício muito favorável. Conheça nossos planos.

    Confira qual é a melhor hospedagem para o seu negócio.

    CLIQUE AQUI

    Garanta segurança para o site e para os clientes

    Um dos pontos mais sensíveis da Black Friday ainda é a segurança. Essa é uma época em que os cibercriminosos ficam à espreita, esperando uma instabilidade dos sites para invadir e roubar dados.

    Um site com Certificado de Segurança SSL garante segurança para o dono do site e as pessoas que nele trafegam. Ele garante que os dados estão criptografados e protegidos em caso de invasões. E por ser avaliado como um ambiente seguro, seu site passa a ser considerado mais relevante pelos mecanismos de busca, como o Google.

    Agora, quando não existe o certificado, a coisa complica. Além dos mecanismos de busca não considerarem o site relevante, o visitante receberá um alerta informando que o ambiente não é seguro, o que diminui o tráfego na hora.

    Muitos clientes preferem desistir e acessar um concorrente a correr o risco de terem seus dados capturados por criminosos.

    O Certificado de Segurança SSL da Locaweb tem chancela da GlobalSign – autoridade mundial no assunto – e garante contra quebra de criptografia. Considere contratar.

    Agora, faça um checklist com essas orientações e aproveite para revisar todo o seu e-commerce e garantir uma Black Friday livre de surpresas desagradáveis.

    Fique de olho!

    Veja como preparar o seu site para a Black Friday com essas dicas incríveis!