Com clientes cada vez mais exigentes e com senso de urgência, o atendimento e possibilidade de responder com agilidade e rapidez nunca foram tão necessários. O SMTP é uma solução que garante a velocidade, segurança e qualidade na entrega quando o assunto envolve envios e notificações transacionais entre servidores e usuários.

Neste artigo você descobrirá informações importantes qual a sua importância do SMTP para e-commerces e por que é tão relevante para a segurança das informações. Confira!

O que é SMTP?

Conhecido como SMTP, o Simple Mail Transfer Protocol é um protocolo para envio de e-mails e notificações automatizadas. Ele pode ser utilizado para diversos tipos de aplicações para a função de envio, mas é importante ressaltar que, para que uma transferência se complete, é necessário outro protocolo, como o POP3, para que a mensagem seja descarregada no servidor. Eles são os responsáveis por garantir o envio seguro da informação.

Outro ponto que deve ser salientado é que, apesar de plataformas como Gmail e Outlook utilizarem outros tipos de protocolo quando atuam dentro de seus próprios servidores, elas usam o SMTP para enviar e-mails destinados a outros sistemas.

Por isso, essa ferramenta é fundamental quando há a necessidade de integrar alguma funcionalidade automatizada ao serviço de e-mail. Isto é, mensagens automáticas que dependem de uma ação, como e-mails de confirmação de pagamento em um e-commerce ou recuperação de senha em uma rede social, são possíveis graças ao SMTP.

Qual é a importância do SMTP?

Como dito anteriormente, o SMTP é o responsável pelos disparos transacionais, isto é, envios automáticos que dependem de uma ação inicial por parte do usuário, mas essa não é sua única função.

Primeiramente, se o seu objetivo for evitar a caixa de spam, essa ferramenta é essencial. Ela vai garantir que o seu e-mail seja classificado como seguro e encaminhado para a caixa de mensagem do seu destinatário final.

Imagine o correio tradicional e o trabalho do carteiro. Ele é o responsável por conferir o nome, local de entrega e certificar-se de que a carta chegará lá, certo? Esse é exatamente o trabalho do SMTP.

Diferentemente de uma solução de e-mail marketing, o SMTP deve ser utilizado para ações acionadas pelo usuário, preservando o envio ágil de dados e informações sensíveis.

O SMTP Locaweb, por exemplo, é uma plataforma que pode ser integrada a sites, e-commerces, aplicativos de celular, dentre outros sistemas.

Por que os e-commerces precisam de um SMTP?

Se você leu até aqui, já deve ter percebido o quão relevante essa ferramenta é para quem tem um e-commerce. O tratamento de informações e dados com o cliente é feito, em sua maioria, via e-mail. Por isso, a comunicação precisa ser segura e, de preferência, realizada de maneira automatizada. O SMTP realiza disparos transacionais, acionados de acordo com a ação de outra pessoa. A seguir, alguns exemplos cabíveis à realidade do e-commerce:

  • envio de confirmações de compra e/ou status de pedidos;
  • recebimento de boleto ou nota fiscal depois de realizar uma compra;
  • recuperação de senha para login na conta do site;

Todas essas ações são de extrema importância para a estratégia de um e-commerce e a segurança do cliente. Uma notificação atrasada ou falha que envolve a jornada de compras do seu cliente, é sinônimo de redução do potencial de vendas ou enfraquecimento da relação com um possível comprador.

Imagine que você utiliza algum serviço e precisa recuperar sua senha. Caso esse e-mail não chegue até você, é comum o sentimento de frustração. Por isso, é importante certificar-se que o sistema escolhido para realizar o SMTP seja confiável e seguro.

O SMTP Locaweb, por exemplo, oferece algumas vantagens, como a garantia de que o e-mail enviado chegará ao destinatário final e também um painel de gerenciamento. Com ele, é possível consultar:

  • entregabilidade;
  • o histórico de envios;
  • a taxa de cliques;
  • a taxa de abertura.

Essas informações são extremamente relevantes para entender o impacto da sua estratégia e o quão confiável tem sido as interações com seu e-commerce.

Como adquirir um SMTP?

Agora que você já sabe o que significa SMTP e conheceu a sua importância, está na hora de entender o que precisa ser feito para adquirir um. No caso de um e-commerce, é indispensável a contratação de uma plataforma que garanta a qualidade e volume de envios necessários.

Para isso, pesquise as melhores soluções do mercado e entenda, primeiramente, qual a sua demanda para, então, procurar um plano que atenda perfeitamente o seu negócio. O SMTP Locaweb oferece planos distintos, pensados para atender múltiplos tipos de negócio, com diferentes necessidades quando o assunto é o volume de e-mails enviados.

Você também poderá navegar pelo painel de acesso e entender quais recursos estarão por trás do envio de notificações e e-mails transacionais.  Basta clicar aqui e entrar na plataforma demo do SMTP Locaweb!

Achou interessante? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores soluções para utilizar o SMTP na sua empresa!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário