Que tal mostrar ao público que você está geograficamente perto dele? O SEO local é um recurso que dá visibilidade ao seu negócio, mostrando como ele pode ser encontrado de forma mais precisa — tudo isso por meio de uma rápida busca.

Utilizar esse recurso é fundamental para quem deseja estar nos resultados do Google de maneira mais eficiente, com dados precisos. Este post vai mostrar o que é o SEO local e quais vantagens e resultados você pode aproveitar dele. Confira!

Navegue pelo índice

    O que é o SEO local e como ele funciona

    Search Engine Optimization, ou Otimização dos Mecanismos de Busca, a sigla SEO já é bem conhecida dentro do marketing digital. Essa prática visa oferecer melhores resultados diante da busca de usuários do Google.

    Um plano de otimização usando as técnicas de SEO visa uma série de adequações e mudanças, feitas diretamente no seu website institucional ou blog. Assim, toda vez que alguém pesquisar por algum assunto relacionado ao seu negócio, ou até mesmo o nome da sua empresa, terá resultados precisos.

    Para estar no topo dos resultados do Google, é preciso se atentar a uma série de detalhes. Dessa forma, seu negócio conquistará algo importante: visibilidade na web. O SEO local visa isso de uma maneira bem específica, o que o torna fundamental.

    Como funciona o SEO local

    O SEO local traz uma otimização específica, focada em localização. A proposta é oferecer o apontamento geográfico exato de onde a sua empresa está. Esse é um recurso importante para quem possui comércios ou empresas físicas, que recebem os clientes para venda ou oferta de produtos.

    Restaurantes, centros de estética, oficinas mecânicas, instituições de ensino e qualquer negócio que atenda fisicamente podem desfrutar das vantagens do SEO local — isso permite que eles sejam facilmente encontrados.

    Imagine que uma pessoa está procurando um local para consertar seu carro e digite “oficina mecânica” no buscador online. O Google tende a indicar a oficina mais próxima; sendo assim, se a sua está com as otimizações de SEO local, ela aparece nos resultados, com o endereço e localização exatos.

    Isso é possível graças aos recursos de localização presentes em smartphones, tablets ou em computadores comuns. O Google identifica a localização do usuário e indica o ambiente mais próximo, de acordo com a pesquisa.

    Quais os benefícios desse recurso

    Simplesmente ser encontrado mais facilmente já parece uma grande vantagem, certo? Entretanto, fazendo uma avaliação mais profunda, é possível observar como o SEO local pode ser interessante para o seu negócio.

    A seguir, confira algumas vantagens que justificam essa preocupação com a otimização para resultados!

    Novos clientes todo dia

    Quando o Google indica seu negócio, é grande a possibilidade desse usuário aceitar essa sugestão, já que é um direcionamento exato para o que ele precisa. Naturalmente, a tendência é que mais pessoas passem a ver sua empresa e venham até o local, possibilitando cada vez mais oportunidades de vendas.

    Mais clientes, mais vendas

    Se mais pessoas vão ao seu local, as suas chances de vender crescem proporcionalmente. Para conseguir essa conversão simples, lembre-se de oferecer ao consumidor exatamente aquilo que você se propõe no posicionamento online. Isso garante a satisfação do cliente.

    Visibilidade e presença online

    O SEO local oferece um reforço valioso na sua presença digital. Com as devidas otimizações, sua empresa estará entre os primeiros resultados, com informações de contato e localização precisas. Mais presença representa mais visibilidade, agregando também à força da marca e sua credibilidade.

    Clientes qualificados no seu negócio

    Faz parte de uma estratégia de SEO captar audiência qualificada, ou seja, pessoas que tenham real interesse no seu negócio, representando maiores chances de conversão. Quando você posiciona sua empresa na rede e diz exatamente o que vende, as chances de atrair gente com real interesse é grande.

    Como aplicar o SEO local e obter bons resultados

    O processo de otimização faz toda a diferença na hora de colher resultados eficientes utilizando o SEO local. Para conseguir isso, é importante usar as ferramentas adequadas, seguindo a estratégia fielmente.

    A seguir, entenda o que é necessário para colocar o SEO local em prática, obtendo a visibilidade adequada nos resultados do Google.

    Informações de NET local

    Nome, endereço e telefone, dados fundamentais e que representam a sigla NET. Essas informações precisam estar em absolutamente todas as páginas do seu website, já que só assim elas serão disponibilizadas quando houver uma pesquisa relacionada ao seu negócio no Google.

    Oferecendo esses dados, as chances de um cliente visitar seu estabelecimento são maiores, então a otimização é imprescindível. Forneça essa informação sempre de maneira fixa no rodapé da sua página, como a maioria dos sites institucionais faz.

    Avaliações sobre seu local

    As avaliações são fundamentais para os usuários da web, já que funcionam como uma referência sobre o seu serviço. Disponibilizar essa opção em todas as plataformas, além do Google, permite que os clientes expressem a satisfação com o seu negócio.

    Esteja pronto também para responder avaliações negativas com feedbacks que busquem melhoria. Isso também chama atenção e pode ser visto como um fator muito positivo.

    Conta no Google Meu Negócio

    O Google Meu Negócio é a melhor plataforma para cadastro de empresas, permitindo a integração com uma série de aplicativos, como o Waze e redes sociais, além de reunir informações fundamentais.

    Para estar bem ranqueado nos resultados do Google, ter uma conta no Meu Negócio é muito importante, já que os algoritmos utilizam o banco de dados dessa plataforma. Assim, sua empresa terá maior relevância para o Google, aparecendo mais facilmente aos usuários.

    Site responsivo

    Muitas buscas acontecem na rua, quando o usuário quer achar um negócio perto da região onde ele está. Sendo assim, são enormes as chances dessa busca ser feita por mobile, como smartphones e tablets, o que demanda uma experiência adequada para esses aparelhos.

    Um site responsivo é fundamental, podendo ser acessado em mobile sem problemas. Isso permite que os usuários tenham uma experiência fácil e adequada, sem nenhuma questão de adequação das páginas.

    O SEO local é indispensável a quem tem negócios locais! Assim, é possível atrair clientes interessados, aumentar vendas e ter uma presença de destaque na web, aumentando a credibilidade da sua empresa.

    Quer aprender mais para aplicar essa ferramenta no seu negócio? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!