Atualmente, existem mais de 1,74 bilhões de sites no mundo, e uma das principais tarefas para quem ter seu espaço na internet, começa pela escolha de qual hospedagem será utilizada. 

Existem diversas opções que oferecem recursos específicos para cada tipo de projeto. Se o seu site recebe um grande volume de acessos frequentemente, ou em períodos específicos do ano, você precisa de uma solução dedicada, ou seja, uma hospedagem que não dividirá recursos com outros sites e ainda poderá garantir mais performance para o seu projeto na web. 

Hospedar um site pode exigir, em alguns casos, um conhecimento técnico e até mesmo a ajuda de um desenvolvedor que possa realizar as configurações. Entretanto, com o avanço das tecnologias e a exploração cada vez mais acirrada das estratégias de presença digital, torna-se cada vez mais necessário o conhecimento das ferramentas que serão utilizadas para desenvolver o seu projeto na internet. Afinal, a hospedagem do seu site é a grande responsável pela performance e tráfego de informações  da sua página na web, e para garantir bons resultados, nada melhor do que contar com uma solução que acompanhe o seu crescimento.

Pensando nisso, vamos conhecer uma das melhores alternativas para quem quer ter um site de sucesso e com as funcionalidades certas: a Hospedagem VPS, uma solução que reúne os recursos do cloud computing com um painel administrativo para quem vai desenvolver ou gerenciar um site na nuvem.  

O que é uma Hospedagem VPS?

A sigla VPS significa Virtual Private Server, traduzindo: servidor virtual privado. Dessa maneira, todos os recursos de um servidor físico estão virtualizados em uma nuvem. A principal vantagem para quem desenvolve um site nessa solução é a possibilidade de distribuir os recursos, delimitando a memória, o espaço em disco e o processamento com a ajuda de um painel administrativo. Para quem um site hospedado na solução, possuirá recursos dedicados que garantem mais segurança e desempenho no dia a dia, mesmo quando o seu site sofrer muitos acessos. 

A grande vantagem da hospedagem em nuvem é que os recursos dedicados asseguram que o seu site não seja prejudicado, mesmo se ele dividir espaço com outros sites na internet. Com a Hospedagem VPS, é possível ainda, fazer upgrades sempre que houver necessidade, aumentando os recursos e redistribuindo de acordo com a necessidade do seu projeto.

Quem pode optar pela Hospedagem VPS?

Como desenvolvedor, se você está procurando por uma hospedagem com recursos dedicados ou os seus projetos pedem um upgrade da hospedagem compartilhada por estarem crescendo em acessos, a Hospedagem VPS é uma ótima opção. 

Para trabalhar com a solução, não é necessário ter conhecimento técnico para configurar, como em um produto IaaS (infraestrutura como serviço). O painel de administração e o gerenciamento da infraestrutura oferecem praticidade e mais segurança para gerenciamento das aplicações. 

Caso não seja um desenvolvedor, essa hospedagem torna-se uma ótima opção, pois além dos recursos dedicados, oferece uma experiência facilitadora para administrar múltiplos sites, integrar aplicativos, gerenciar domínios e visualizar recursos e banco de dados através de uma dashboard.  

6 vantagens da Hospedagem VPS para o seu projeto 

Você deve estar se perguntando, “Mas afinal, qual o momento certo para migrar para uma Hospedagem VPS?”. De toda forma, uma hospedagem na nuvem é escalável e segura e permite que o seu negócio se adapte às mudanças, reduzindo os custos de computação. Diferente da instalação e implementações de servidores, a Hospedagem VPS pode ser customizada a qualquer momento. 

Se você está percebendo falhas no desempenho do seu site, precisa investir em tecnologia e quer economizar a curto, médio e longo prazo, a Hospedagem VPS é a melhor opção para o seu negócio. 

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 6 vantagens de usar (ou migrar) para a Hospedagem VPS. Conheça a seguir!

1. Tenha recursos dedicados e estabilidade

A Hospedagem VPS oferece uma infraestrutura dedicada para o seu site, ou seja, diferente de uma hospedagem compartilhada em que seus recursos serão divididos com seus “vizinhos de servidor”, a solução garante mais desempenho e estabilidade. Dessa forma, o investimento pode ser baseado no consumo e a alocação dos recursos podem ser feitas rapidamente e com mais segurança.

Na prática, isso significa que você contará com recursos como memória, processamento, e armazenamento exclusivos para o seu projeto o que ainda garante o carregamento ágil das informações (importante até para o ranqueamento no Google) e evita que eles possam ficar fora do ar.

2. Upgrade de plano

Se você criou um site recentemente ou notou que está na hora de investir em uma solução que assegure a estabilidade da sua página, há a possibilidade de fazer a migração ou upgrade do seu plano com a Hospedagem VPS, quando necessário. 

Isso pode diminuir as chances de migrações, fazendo com que o seu projeto conte com uma solução estável e que acompanhe o seu crescimento. Mesmo que o seu projeto cresça em acessos ou necessite de outros recursos, é possível redistribuir e potencializar o consumo de memória e processamento, por exemplo.

Essa é uma das maiores preocupações para quem recebe picos de acesso em épocas sazonais, já que consequentemente, outras soluções não amparam os acessos e diminui a performance de um site.

3. Painel intuitivo e prático

A Hospedagem VPS permite administrar múltiplos sites, domínios e banco de dados através do painel de gerenciamento. Também é possível fazer upload de arquivo via FTP, gestão de permissão para os desenvolvedores e equipes envolvidas. O painel, além de simples e intuitivo, tem tudo o que você precisa em um único lugar: 

  • Dashboard para organizar seus sites e caixas de e-mail;
  • Múltiplos sites para inserir e gerenciar diversos domínios em um único lugar;
  • Integração de aplicativos como WordPress, Joomla e outros;
  • Visualização dos seus bancos de dados MySQL em uma única listagem para facilitar a  administração de cada um deles.
4. Disco SSD

Por meio do disco SSD, você conta com 10 x mais rapidez de leitura e escrita das informações que um HD padrão. Isso significa que você terá um processamento de dados mais rápido para o desempenho do seu site, otimizando a velocidade e melhorando a experiência do seu projeto. 

5. Infraestrutura gerenciável 

Diferente do VPS que é um produto IaaS, na Hospedagem VPS, você pode focar na sua aplicação, enquanto nós gerenciamos a infraestrutura da sua aplicação. Isso significa que, as atualizações de sistema operacional, bancos e outros é por nossa conta, e você pode focar no seu projeto e na segurança dele.

6. Linux ou Windows

Uma das grandes vantagens da Hospedagem VPS é ter a opção dos dois sistemas operacionais para escolher qual será utilizado de acordo com a preferência e/ou aplicação. Isso oferece ainda mais autonomia e estabilidade para o desempenho, seja qual for o sistema operacional da sua máquina.

A Hospedagem VPS ainda traz diversas vantagens para quem precisa otimizar investimentos e reúne uma série de benefícios inclusos: 

  • sites ilimitados;
  • transferência ilimitada;
  • bancos de dados ilimitados;
  • registro de domínio grátis;
  • certificado de segurança  SSL e Wildcard grátis no primeiro ano;
  • backup com restore grátis e ilimitado;
  • caixas postais adicionais (com 10 30 ou 50 GB de espaço cada);
  • Instalador de apps;

E se depois de todos esses benefícios, você sentiu que é o momento de criar um site ou migrar seus projetos para a Hospedagem VPS, aproveite para falar com um especialista e conhecer os planos mais indicados para desenvolver sua ideia.

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário